Hélio Schwartsman > Orgias partidárias Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Herdf

    O jornalista faz propostas corretas e democráticas, pois propõe limite sem impedir as pequenas agremiações de existir como alguns pretendem. Creio que falta a proibição de doações de empresas e não é trocar por financiamento publico, é cada um se virando para conseguir dinheiro direto da população.

    Responda
  2. Paulo

    Tudo é muito simples em se tratando de seres humanos, a não ser que queira complicar. Eles buscam sempre um lugar ao Sol assim como as lagartixas. Os políticos sempre buscam uma boquinha fácil e viver na moleza, sem um mínimo esforço. Para isso precisa se unir a um partido ou criar um outro, uma ideologia, mesmo que seja só uma sigla, tipo Partido Social Democrático ou Partido Democrático Social, e registrar conforme manda o figurino.

    Responda
  3. lapanagio

    Creio eu que a solução seria impedir coligações mesmo. Precisamos de um partido conservador, um liberal e outro de centro. Pronto. Hoje o sistema partidário está para a baderna como a água está para o molhado.

    Responda
  4. Resignado

    Boas ideias as do colunista, mas reformas politicias com nossos politicos?

    Responda
    1. Resignado

      deveriam acabar com o horário eleitoral gratuito e substituir por debates. O horário eleitoral é ridículo e não serve para nada, é ilusionismo formulado por maqueteiros sujos que enganam o povo.

  5. Spina

    Vivemos numa verdadeira zona eleitoral. Enquanto a revolução na estrutura de poder não vem, e provavelmente não virá, a gente vai engolindo esse esquema que não tem nada a ver com uma democracia participativa.

    Responda
  6. celiavasconcelos

    O problema Hélio é que vc acabaria, porém congressistas beneficiados pelo sistema atual não o farão.

    Responda
  7. tempestade

    Toda orgia, como o pp nome indica, acaba resultando em eutanásia segundo o Luis Fernando Veríssimo.

    Responda
  8. tempestade

    Concordo.

    Responda
  9. Biotherm Homme

    E o voto facultativo? E o voto majoritário para deputados federal e estadual e vereador? E o voto distrital (misto)? E uma cláusula de desempenho? Também não considera o próprio fim do Fundo Partidário e do tempo de televisão gratuito ( inexistentes nos EUA e nos grandes da UE)?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.