Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pinto

    Parabéns pelo texto, Eliane. Muito bom.

    Responda
  2. HuqqerT

    Muito boa análise. Tem mais uma coisa com que implico e é decorrente desse pensamento: o hábito que se criou de se considerar guerreiro e que tudo vem da superação. Ou seja, o indivíduo não precisa se preparar para a conquista. A conquista, se vier, será fruto da providência divina. Se não vier, será a vontade divina.

    Responda
  3. pamfc

    Quantos aplausos eu posso dar?

    Responda
  4. Inspirado

    Kara arhiculista, vamos korrigir. Até a torcida dheslumbrada com este Cai Cai e paghodeiros osthenthação. Pois, para uma parte da torcida, a verdadeira, restava apenas observar, observar e comentar muito reservadamente, já semana da abertura, o quanto estavam mais pre ocupados nos holofotes, poses e mhimos da imprensa tipo plim plim. Por gentileza, corrija, de resto concordo.

    Responda
  5. robekn

    Texto perfeito. O outro lado da moeda do "Dilma vai ...". A mesma plateia do cirque de soleil, agora em estádio e futebol, com a mesma superficialidade das manifestações contra tudo e contra nada do ano passado. Fotografia do Brasil, que não vai mudar...

    Responda
  6. Spiegel

    Falou e disse... assino embaixo, Eliane!

    Responda
  7. Flávio André

    Precisamos que volte urgentemente os Mata-Mata do campeonato Brasileiro, assim a mulecada vai voltar aprender a jogar na pressão. Reparem o que mudou no Brasil de 2002 para cá, apenas o fim do Mata-Mata que separava os meninos dos leões. O resto está tudo igual e outra o Futebol da Argentina é bem mais desorganizado que o Brasileiro e eles estão na final!

    Responda
  8. Cris

    Interessante seu comentário sobre o dito populismo na fala de David Luiz. Como leitora da Folha, lembro-me bem a matéria postada pelo jornal antes do jogo contra a Alemanha: "A estrela de David". A imprensa e os torcedores o elegeram como herói. A questão é que agora quando a estrela assume responsabilidade recebida de todos nós, e de vcs da imprensa.e pede desculpas ele é alvo de críticas. Por isso não concordo com vc. A imprensa às vezes precisa de um bombril para regular a antena da memória

    Responda
  9. EIer

    Os únicos que se deram bem com essa farsa toda foram os empresários,os jogadores,a fifa e a mídia patrioteiro,vendedora de ilusoes...

    Responda
  10. IBIPOR

    Sem filosofar muito, FOI UM VER-GO-NHA para a nação, que já sofre por ser Brasileiro, era obrigação jogar, perder faz parte, mas hu-mi-lha-ção é im-per-do-ável, pelo que a Seleção representa na história.

    Responda
  11. Dani Franco

    Excelente texto, falou tudo o que eu penso e o que eu digo também. Não vi nenhum jogador argentino ajoelhando, rezando na hora dos penaltis. Enquanto um país INTEIRO parar para assistir a um jogo de futebol, será difícil acreditar em alguma coisa!

    Responda
  12. Déjà vu

    A 'democracia imperfeita' do Brasil o Voto é Obrigatório. Óbvio, p/ manter os Oligarcas do Agreste e Norte. Favorece também o pai (rainha) dos pobres ou 'Salvador da Pátria' de plantão, na essência nada muda, só as Moscas!!! O sistema eleitoral vigente é Pernicioso, o poder é mantido graças a Miséria e Analfabetismo convenientes. A população Despolitizada luta p/ sobreviver cada dia, e é Abduzida a votar em governo feitos pelos Marqueteiros, Mercadores de Ilusões e Esperanças, haja fé!!!

    Responda
  13. Déjà vu

    "Age-se como se houvesse uma Predestinação. Se você Acreditar muito, você consegue. Se você Rezar muito, acontece. A Arrogância Enorme de achar que "deus" é torcedor do seu time porque você é o Mais merecedor expressa nas Cenas de Joelhos dentro do Campo, os Dedos Apontando para o Céu, a Oração em transe nos momentos-limite" - Ora, parece q o Todo Poderoso não deve apreciar puxa sacos, premiou os Alemães que não lhe fizeram qualquer reverência especial, mas trabalharam duro pela vitória!

    Responda
    1. Nando

      Excelente..