Tostão > Criaram um monstro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Grande Tostão!!!! Não canso nem um pouco de ler os textos que escreve com tanta lucidez e perspicácia! Parabéns! Vc é, de fato, um MESTRE, como disse o colega acima.
Tostão, a derrota catastrófica de 7 a 1 não foi acidental. Foi consequência de vários erros anteriores, da convocação à preparação, que foram todos expostos ("explodiram") quando enfrentamos um adversário de qualidade como a Alemanha. Tudo estava latente, apenas esperando o momento certo para eclodir. O fiasco foi muito grave. Não podemos ser condescendente com tamanha incompetência. O Felipão e toda equipe técnica deveria ter sido defenestrada logo ao término daquela vexaminosa partida.
Não se canse Tostão. Suas opiniões são muito valiosas. Pena que a idade da razão não nos ajude muito.
Somos escravos do que dizemos e o pequeno texto entre as aspas - "A Alemanha possui também problemas. O time comanda o jogo, mas finaliza pouco, pois só tem um atacante agressivo, artilheiro, Müller." foi o fundamento usado pelo senhor ao afirmar que havia equilÃbrio entre o Brasil e Alemanha e eu me recuso a acreditar que a experiência de campo e o longo tempo desde a troca da bola pela pena não tenha sido suficiente para o senhor perceber como o time é ruim,horrÃvel, com ou sem Felipão
Somos escravos do que dizemos e o pequeno texto entre as aspas - "A Alemanha possui também problemas. O time comanda o jogo, mas finaliza pouco, pois só tem um atacante agressivo, artilheiro, Müller." foi o fundamento usado pelo senhor ao afirmar que havia equilÃbrio entre o Brasil e Alemanha e eu me recuso a acreditar que a experiência de campo e o longo tempo desde a troca da bola pela pena não tenha sido suficiente para o senhor perceber que o como o time é ruim,horrÃvel, com ou sem Felipão
O futebol hoje é uma combinação de passes precisos em rápidas jogadas verticais - algo que não temos normalmente. Gostamos de firulas, com dribles lindos e show de bola. Precisamos rever os nossos conceitos (urgentemente).
Quando você na Copa de 70 jogava ao lado do Rei as coisas andavam e como ... Os passes eram incrivelmente corretos, mas a cadência do jogo era outra. Hoje há muita precisão em rápidas jogadas verticais. Os grandes do esporte bretão gostam mesmo é de acertar um passe milimetricamente e acima de tudo com objetividade. Dribles ahhhh, dribles, nem pensar. Precisamos reaprender tudo de novo. Além disso, há o psicológico. Nunca demos importância a isso e como isso é importante.
O futebol atual no Brasil entrou em decadência já faz um tempinho.
Desde sempre que a ocupação inteligente dos espaços no campo, com domÃnio do meio campo, para defender e atacar rapidamente, ter a posse de bola, etc, é o melhor modelo. Lembrando de 1970 - outra época, outra velocidade de jogar, etc -, o princÃpio é o mesmo. Concordo contigo Tostão. Mas falar para que, se correm as notÃcias de que a nova direção da CBF vai manter o técnico (?!?!).
Não cansa não; você apenas viu tudo muito antes devido à inteligência e informação. Agora você pode ajudar, de novo, o nosso futebol. Reformulação. Quem sabe trazendo um bom técnico estrangeiro, que comande as seleções de futebol nas diferentes categorias. Os nossos estão bitolados. Se posssivel, mandar prender os dirigentes da CBF.
A minha impressão é de que o jogo de noventa minutos nas quatro linhas está sendo superado pelas notÃcias fantasiosas e falastronas dos comentaristas sobre os bastidores e a vida privada dos jogadores durante a semana. Isto é a matéria-prima prioritária da mÃdia brasileira; o jogo passou a ser um supérfluo.
Concordo plenamente! Em meados dos anos 80 os meias criativos do futebol brasileiro passaram a ser chamados de "armandinhos" e criticados pela imprensa esportiva e pelos técnicos. Acabamos com o nosso "10" tradicional. Agora vemos o quão importante a existência de talentos como James Rodriguez e Toni Kross, que inexistem por aqui. TÃnhamos em profusão: Dicá, Ailton Lira, Zenon e muitos outros, sem citar os astros de nossas seleções.
Depois que o pior acontece é facil apontar erros. Se era coisa que os supostos sábios já sabiam, então por que não apontou antes ?
É de se admirar que a seleção brasileira tenha chegado até onde chegou. Talvez “empurrada” pela torcida e carregada pelo único craque, o Neymar. O futebol brasileiro é sul americano onde impera clubes e federações de baixa qualidade gerencial e ultrapassadas em relação ao que se pratica na Europa. Times de qualidade se confrontado com medÃocres. Copa Brasil, Sul Americano e até Libertadores são exemplos de nivelamento por baixo. Equipes mais evoluÃdas taticamente e com bons jogadoresXmediocres
A culpa também é da mÃdia hipócrita e reporteres com ufanismos baratos sobre os jogadores e também dos torcedores que dizem ser técnicos amadores mas que de alguma forma compartilhou com ideias semelhantes. Depois de ter convocado os jogadores, em pleno andamento , nada mais poderia ser feito se algo desse errado. Deveria ter convocado homens fortes, brigadores e não cacos de gente e bebês chorões.
Enquanto o futebol brasileiro teimar em residir na esperança do rasgo de genialidade de um jogador, como a maioria dos técnicos e da mÃdia esportiva, estará fadada a colher humilhações como a que assistimos. Esse esporte chama-se football association. A primeira noção de um jogador deve ser a de conjunto; a individualidade vem depois. O conjunto realça a individualidade!
Esta é uma crônica para guardar e ler a todo momento. Cirúrgico, como mestre Tostão sempre costuma ser.
Fala muito. Só que depois do desastre é facil, antes tava tudo bem né. Ah para cara, você parece Argentino que se melhor do que realmente é.
E se a derrota não tivesse sido vergonhosa?...os comentários seriam diferentes?...acho que sim!...vamos reconhecer que o sentimento de orgulho ferido está no coração de todos. Mas, quem sabe pela dor comecemos a olhar diferente?...e a humildade?...e os mercenários?...e a propaganda enganosa dos "craques"?...não podemos fazer uma auto crÃtica com a vitória alheia?...particularmente, nossos "craques"estão todos pervertidos, vide a quantidade de comerciais, que nada tem a ver com esporte!..cerveja?
Tostão continue falando...suas crÃticas são as mais esclarecedoras de todo espaço jornalistico e critico de futebol. Creio, que não haverá mudanças drásticas para o futebol brasileiro, mas em pequenas doses homeopáticas que dependem de todo um conjunto de ações ajuste de rumos e de aprendizado..os interesses do status quo não pode impedir isso.....tudo cai mesmo esses ditadores, desde que tenhamos ilibados pensadores para entender nossas vontades e exprimi-las
A criatividade e alegria do futebol brasileiro foram para o brejo. Tecnicos são retranqueiros para garantir os seu empregos e jogadores pipoqueiros para serem logo vendidos ao exterior. A mediocridade tomou conta do esporte e o resultado foi 7 a 1, culpa do felipão/Parreira e jogadores " já estamos com as mãos na Copa", que ridÃculo.
Se o time é composto na maioria por atletas que atuam fora e sob outro regime de jogo, não podemos qualificá-los como "jogo do brasil"...se a minoria joga aqui?!...Porque não reconhecer que a derrota foi um fato real, demonstrando uma incompetência coletiva, haja visto, ninguém botar fé neste time e nem nos mandachuvas...ou alguém discorda?...uma descrença coletiva está no ar deste paÃs, associado a desesperança causado pela corrupção em todos os nÃveis?!...porque seria diferente no futebol?
As seleções brasileiras sempre tiveram seus craques e super craques ( pele, garrincha) atualmente a mentalidade futebolistica nacional é o show - businnes, vender, fazer grandes contratos, ir jogar fora do Brasil, não mais têm escola do futebol no Brasil . lembro-me que cada equipe brasileira era conhecida por seus craques e a maneira peculiar de jogar que era especifica daquele time( toque de bola, time de decisões,academia, time de raça) hoje tôdos são iguais (mediocres) .
Vamos reconhecer que o setor jornalÃstico está de uma pobreza sem referencia histórica!...quando a imprensa começou a valorizar a cueca do cara, percebi que algo muito grave estava acontecendo...cada qual como cidadão assuma sua parte de responsabilidade no tamanho da sua própria omissão sem achar um culpado! A nação merece e vejam que o próprio governo com isso perde poder de politicagem!..que mentalidade é essa?
Acredito que a onda do "futebol feio, mas de resultados" começou após a derrota de 1982. Lembre-se que Carlos Alberto Parreira substituiu Telê e a seleção jogou um futebol deprimente... Parreira saiu. Em 86, a geração de 82 já estava em decadência. Em 90, jogamos feio, pelo resultado, e perdemos novamente! Quando Parreira voltou, a seleção continuou praticando um futebol de resultados: sem inspiração ou criatividade. Mas em 94 tÃnhamos Romário no auge da carreira... Saudades do tique taque de 82
Felipão errou em chamar jogadores desconhecidos, que atuavam no futebol estrangeiro. Temos alguns boms nomes por aqui como Tardeli (não foi chamado porque é velho? feio? careca?). Joga um bolão e tem experiência. Outro é o meia do Cruzeiro de BH. Hulk, Fernandinho, Wiliam, Luis Gustavo, etc, se saem bem lá fora porque jogam em timaços. Fica fácil. Além disto há o problema do foco. O comportamento dos jogadores da seleção é extravagante com roupas e cabelos exóticos. Isto tira o foco da profissão
Precisamos que volte urgentemente os Mata-Mata do campeonato Brasileiro, assim a mulecada vai voltar aprender a jogar na pressão. Reparem o que mudou no Brasil de 2002 para cá, apenas o fim do Mata-Mata que separava os meninos dos leões. O resto está tudo igual e outra o Futebol da Argentina é bem mais desorganizado que o Brasileiro e eles estão na final!
Mestre Tostão, as vezes a realidade escapa aos nossos olhos. São décadas com mudanças aos poucos, e nós nem percebemos os males se instalando. Muitas causas podem ser apontadas, mas é duro reconhecer que as soluções não estão ao nosso alcance, cidadãos comuns, do bem! Quem deve agir, silencia. Quem age, tira proveito enriquece as custas de famÃlias ignorantes, que o Estado mantem na ignorância por gerações a fio. Não é uma questão simples de colocação da equipe em campo, é a falta de honestidad
Muito bem colocado suas palavras e endoçando que tudo está interligado, no sentido que esta copa desde a má intenção de trazê-la já inspirou para a má fé. Uma onda de péssimo e revolta estagnou no ar. A base moral do paÃs precisa ser reciclada para que possamos vibrar em unÃssono. Vejam que nem nosso presidente é respeitado?...como achar que estamos em harmonia para torcer com o coração, além de uma visão mercenária dos cartolas?
Tostão, na minha opinião, o mal que assola nosso futebol começou, sim, com Felipão, ele apareceu para o futebol com aquele Palmeiras que ganhava tÃtulos nos pênaltis e cuja caracterÃstica principal era praticar o antijogo (e tb algumas cuspidas no adversário). Demos o azar de perder da Itália em 82 e isso fez surgir os "professores", e tb torcedores, que defendem que o importante é ganhar e que estádio não é lugar de espetáculo. Com os Ronaldos, Marcos e Rivaldo, a copa de 2002 até eu ganhava.
Caro Tostão, não adianta falar, orientar e ensinar. Nos últimos 40 anos os brasileiros, não só no futebol, foram idiotizados (existe exceção) e o idiotizado acredita que é dono da verdade!
Bla bla bla Falar é facil
Há pouco tempo atrás,escreveste neste espaço que P.H. Ganso, um emérito tocador de bola não era um meio-campo moderno pois não corria de área a área,ora,um meiuca tem que ser corredor,peladeiro,ou técnico,como Da guia,Piazza,Gerson, etc ,manda o canhota correr de área ,nenhum compromisso com a coerência.
A única solução para os nossos bons jogadores não irem tão jovens para a Europa seria os clubes nacionais terem condições financeiras para mantê-los aqui. Isso não acontecerá tão cedo e talvez demore de 30 a 50 anos para nossos clubes se enriquerecem suficientemente. Assim sendo, temos que esperar outros Ronaldos, Rivaldos, Bebetos e Romários para ganharmos uma competição desse porte/significado.
Dentre outras muitas coisas,você passou muito tempo recluso,virou à s costas ao futebol,achou que era incompatÃvel ser Dr e falar do esporte espetáculo,também disse que a seleção não podia jogar com 3 canhotos(há uns dez anos atrás),afirmou,após o tÃtulo de melhor da temporada,dado ao mediano Kaká,que nenhum outro jogador emplacaria mais de uma vez,tanto Messi quanto Cristiano te desmentiram em seguida, vencendo várias vezes,além de outras coisas que não cabem no espaço,cansei,cansei....
Caraca, que boa memória! Parabéns.
Lucidez e respeito, ao tecer crÃticas ..... grande Tostão !!! O Felipão disse que te escuta, mas outras pessoas ( CBF ) também!!!
#VemGuardiola!
A mudança tem que vir de dentro. #VaiGuardiola
Grande Tostão. Não se preocupe, pois nós não cansamos por você escrever e fazer as crÃticas, mesmo que sejam as mesmas. A repetição leva à perfeição. A repetição das crÃticas pode trazer as mudanças. Além de todos esses males, há um maior: estamos de maneira geral "emburrecendo". Sempre achamos que a disciplina não é uma virtude e sim uma mania.
Caro Tostão, A repetição do óbvio é talvez o maior castigo que os que tem um pouco mais de lucidez pagam para viver em um mundo onde a mediocridade e a banalidade são valorizadas. Diante disso cabe a você a escolha ou não de repetir-se na obviedade de que é só com um meio campo equilibrado é que podemos ousar a defender atacando e a atacar defendendo. Franco Oliveira
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tostão > Criaram um monstro Voltar
Comente este texto