Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bene

    O problema está no desequilíbrio na produção e comércio. Cada país deveria equilibrar o que importa, com produção e exportação, num comércio justo e equilibrado. Em vez de organizar isso foi permitida a formação de déficits a serem cobertos com papel gerando juros para uma minoria. Depois veio a deslocalização das fábricas, mais déficits, tudo sendo coberto com papel. Agora tem muito papel, muito consumo, mas quem produz?

    Responda
  2. Nem Um

    Mais uma excelente análise desse economista. Apenas acrescentaria que em todos os países do Ocidente esses 0,0000....1% de realmente privilegiados, que querem viver de juros, principalmente pagos pelos governos dos respectivos países, com dinheiro arrecadado através dos impostos pagos pelos demais 99,9999999....%, se trata simplesmente do grande capital financeiro, os grandes banqueiros internacionais que, com esse esquema, vêm atravancando fortemente o desenvolvimento da economia de mercado.

    Responda
  3. Eduardo

    Brilhante o texto de Paul Krugman. Absolutamente apropriado para entender o discurso dos que no Brasil, a pretexto de se apresentarem como defensores do controle da inflação, na verdade, defendem seus interesses financeiros. Eduardo Pereira Nunes

    Responda