Ciência > Para evitar disseminação global do ebola, especialistas pedem monitoramento de morcegos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Urtigão

    Gostaria de sugerir, se eu estiver correto, que Tadarida é da família Molossidae. Creio que é insetívoro. Por favor Wilson Uieda, Adriana Ruckert me corrijam se eu estiver falando asneira. Sou apenas um Médico Veterinário.

    Responda
  2. M Mig

    Se são morcegos frugívoros como eles atacariam animais que seriam consumidos pelo homem? Arriscaria dizer que o mais provável é o consumo da carne de morcegos pelos habitantes desses países. Existem casos de animais que possuem "versões" de doenças humanas mas que nunca contaminam humanos, dois exemplos são a FIV e a FELV felinas.

    Responda
    1. Urtigão

      M. Mig concordo com você. Na Ãfrica existem tribos que fazem um "festival, festa" onde o indivíduo que conseguir capturar o maior número de morcegos frugívoros (raposas voadoras) tem alto valor entre seu povo. Os morcegos são consumidos. Uma pesquisadora africana mostrou isso na RITA (Rabies in The America) 2010 em São Paulo. Essas pessoas que entram em contato com os morcegos e doses sub-letais do vírus da raiva adquirem anticorpos contra o vírus detectáveis por exame sorológico.

    2. Rafael Garcia

      Há registro sim, de consumo de carne de morcego em alguns lugares na Ãfrica central, mas não muito. Uma hipótese com a qual os biólogos trabalham é o consumo de frutas contaminadas por morcegos. É uma teoria muito plausível, mas ainda não há registro de que tenha ocorrido. As frutas podem ser a fonte de contágio de chimpanzés e outros animais além dos humanos. Saber com certeza como essas epidemias começam é mesmo muito difícil.

    3. luizpereira

      morcegos não precisam atacar os macacos. morcegos e macacos podem conviver em uma mesma arvore, comer frutas uns dos outros e ainda existem casos de macacos que comem morcegos. só na convivência entre essas 2 espécies já pode ser possível uma transferência de vírus. alem do mais, qdo os humanos comem a carne de morcego, geralmente é na forma cozida, e vírus são muitos sensíveis ao processo de cozimento de alimentos.

    4. arapi mc

      na verdade ,acredito que a propagação do virus ebola, seja feita pela injestão de frutas contaminadas pela saliva do morcego, que é o transmissor.

  3. edsm

    O Br pode ser com certeza a boa da vez por possuir 5 itens disso: morcegos, macacos, ratos, porcos e principalmente promiscuidade e falta de higiene. Tem tudo pra ser o ninho mundial, principalmente e não dito: possuímos o maior rebanho do mundo de gado, principal alvo de muitos morcegos.

    Responda
    1. luizpereira

      acredito que não esse virus tende a se propagar em paises com baixissima infra-estrutura sócio- econômica, o que não é o caso do brasil. na africa, o contato com macacos é muito maior do que aqui no brasil. lá, é fonte de proteinas para grande parte da população pobre. e aqui no brasil não existem tantos macacos como la. ratos e porcos não são portadores do virus, os morcegos que atacam bovinos são os que se alimentam de sangue, e os portadores do virus são os que se alimentam de frutas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.