Hélio Schwartsman > Origens do pensamento Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Dependemos uns dos outros. Quer queiramos ou não...
O homem só alcança a felicidade ou sua sensação, pelo menos, quando consegue equilibrar a dualidade de sua natureza: seu ser individual e seu ser social. O desequilÃbrio destes dois lados "da moeda" causa irreversÃvel situação conflituosa, individual ou social. O equilÃbrio se dá quando empreende longa tragetória educativa destes dois constituintes, esforço que a humanidade busca empreender desde que surgiu sobre a face da terra
Não é q os humanos são egoÃstas, os seres humanos q ñ gostam de viver as custas dos outros procuram cuidar de suas vidas, trabalham, estudam, se esforçam, os q chamam isso de "egoÃsmo" são aqueles q gostam de viver as custas do alheio ou do estado. Se o ser humano fosse "cooperador" o socialismo teria tido grande sucesso, entretanto, foi um fracasso, a única sociedade humana q obteve sucesso e atingiu elevados Ãndices de desenvolvimento humano foi e é a de livre mercado competitivo.
Mas, os q ñ conseguem viver por conta própria e precisam da "cooperação" alheia para existir irão continuar a criar teorias "cientÃficas" para institucionalizar a "cooperação". Os humanos q gostam de trabalhar e cuidar das suas vidas criaram a "divisão do trabalho" q é a cooperação possÃvel entre humanos, com grande sucesso. Agora uma pergunta: as formigas cooperam entre si mais ou menos q seres humanos?
Os animais são guiados pelo instinto, sem reflexão, embora sejam dotados de alguma inteligência. Os humanos são animados pelo espÃrito que contém, na sua essência, a faculdade da livre resolução, podendo decidir para o bem ou para o mal, ficando porém, responsável pelas suas resoluções e sujeito à s suas consequências. A intuição, a voz do eu interior, envia através do cerebelo o seu querer para o cérebro frontal onde se processa o raciocÃnio e o comando para as ações.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Origens do pensamento Voltar
Comente este texto