Opinião > Editorial: É a produtividade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Arantes

    Este é o reflexo direto de um certo presidente(?) que se gabava de ser semianalfabeto. Também dizia que a sua mãe nasceu analfabeta e desdentada. Imaginem quanto tempo vai levar para consertar esta aberração.

    Responda
    1. celiavasconcelos

      Isso é reflexo de um presidente que era professor universitário e patrocinou lei que impedia o governo federal de se responsabilizar pela manutenção e gestão de novas escolas federais, além de não ter criado nenhuma nova universidade. Isso é a realidade, o resto é partidarismo obtuso.

  2. LUIZ RUIVO FILHO

    Certamente a educação deve ser ministrada com qualidade em todos segmentos para melhor e maior produção e produtividade de todos setores da Economia. Pela reportagem nota-se o crescimento de empregos para algumas categorias que, com respeito, considero subempregos face a dificuldade cultural inerente pra nelas prosperar. Face a miscigenação de raças, de modo geral, o brasileiro é inteligente nato e poderá desenvolve-la ainda mais em todas as atividades, desde que a instrução seja de qualidade.

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Esta é uma observação enviesada e nada tem a ver com o meu comentário. Lamento.

    2. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá CELIA, tudo bem? A rigor, não sou contra a criação de Escolas ou Universidades, desde que os ensinamentos ministrados sejam de qualidade para os nossos jovens porque, na verdade, são o futuro do nosso Pais. Tenha uma ótima semana.

    3. celiavasconcelos

      Adianta é não criar nenhuma,né?

    4. LUIZ RUIVO FILHO

      A rigor, nunca houve empenho efetivo do Governo em ministrar educação de qualidade, cuja responsabilidade também é atribuída aos pais desde tenra idade dos filhos face o bordão "tal pai tal filho", esquecendo, porem, que a educação é alicerce para uma grande Nação como provam os EUA. e Países Europeus. Não adianta a criação de Escolas ou Universidades de péssima qualidade educacional, como tem ocorrido, porque não passam de "caça-níqueis" sem o devido retorno. Há que melhorar, e muito, o ensino.

  3. gecejota

    89% de matrículas a mais, não significa qualidade, já que só em 2014 foram descredenciadas pelo MEC 29 universidades em diversos estados. A estagnação da educação favorece a situação que se espelha no líder que se envaidece por não ter formação universitária.

    Responda
    1. celiavasconcelos

      Ótimo que o MEC está descredenciando as que não oferecem qualidade.

  4. Bene

    Muito falamos em educação, e ela tem grande importância. Não se trata só de diploma. Muito mais saber ler e escrever de forma correta. Ter lucidez no raciocínio, clareza no pensar, bom senso, objetivos definidos. Isso não tem recebido a devida atenção, havendo mesmo um descaso e desvios. A boa educação começa pelos pais. Na primeira infância se formam as bases, descuidando disso, tudo o mais fica difícil.

    Responda
  5. Dewey

    Com a experiência de ter supervisionado pessoas em quatro países diferentes, não hesito em afirmar que o trabalhador brasileiro é um dos mais produtivos do mundo. Acontece que a produtividade é influenciada também por fatores externos a atividade e ao negócio, como a eficiência do governo, a legislação e a infra-estrutura, principalmente o transporte. Daí a dicotomia do país como um todo ter baixa produtividade, apesar de individualmente os trabalhadores serem produtivos.

    Responda
    1. Velhinha de Taubaté

      Com todo o respeito: cada povo tem aquilo que procura. Para que falar de produtividade, se o brasileiro vive para tocar tambor e chutar bola?

  6. Lauro

    O governo anterior andou a passos largos na implementação de medidas macroeconômicas e na alavancagem da economia em razão de que o governo anterior a ele, fez o Brasil andar para trás, sucateando as estatais e vendendo a preço irrisório. Depois de avançar, o governo anterior a este deu uma parada e o atual estagnou-se, desestimulou os investimentos internacionais e afastou os investidores temerosos de uma crise institucional que se instalou no Brasil, em razão da corrupção dos governantes.

    Responda
  7. celiavasconcelos

    Na última década tivemos 81% de aumento de matrículas no ensino superior, indicando que aceleramos a formação de mão de obra mais qualificada. Em que pese alguns problemas que devem ser corrigidos, o Pronatec também irá contribuir com a formação técnica de menor complexidade.

    Responda
    1. Lauro

      Célia! O Brasil estava sucateado e o governo anterior a este soube adotar algumas medidas que alavancaram a economia, mas foram apenas medidas paliativas, de natureza administrativa. A reforma da educação no Brasil exige muito mais do que foi feito, pois não adianta mascarar. Estamos apenas exportando debêntures, pois não produzimos tecnologia. Quando queremos avançar, temos que importar equipes especializadas internacionais, porque a qualidade da nossa formação profissional deixa a desejar.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.