Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. von kaio

    Que volte a lei Falcão:caratonha,número e legenda...

    Responda
  2. Fábio Nogueira

    Texto excelente... Note-se a grande semelhança entre os partidos e os sindicatos.. Onde se observa o mesmo tipo de transferência de renda compulsória.

    Responda
  3. Silvio

    O voto vinculado presidente/ deputado federal dá ao vitorioso número suficiente de apoios para aprovar boa parte do programa proposto (com menos chantagens do que atualmente). Desta forma, penso que o financiamento público de campanha é válido, além de precisarmos de uma lei com cláusula de barreira.

    Responda
  4. Silvio

    A representatividade do candidato foi o âmago dos seus argumentos. Concordo e acrescento. A identificação e concordância que eleitor faz de uma proposta, se vitoriosa, precisa entrar em prática e, por isto, sugiro: Voto para executivo (presidente, governador, prefeito) vinculado com o legislativo (deputado federal, estadual, vereador). Isto é suficiente para não termos candidatos de mentirinha. Quem se atreveria a ser candidato a deputado federal se o candidato a presidente fosse um laranja?

    Responda
  5. Montaigne

    É impressionante a falta de percepção de que o atual sistema eleitoral, com financiamento por empresas (sem financiamento público) é um BARATO QUE SAI CARO. É óbvio que as empresas que “doam” milhões a candidatos terão um retorno bem maior através da corrupta retribuição de favores por meio de licitações dirigidas, benefícios fiscais, etc. Será bem MENOS ONEROSO à sociedade admitir o financiamento público com um teto de valores bem mais baixo do que os atuais financiamentos por empresas.

    Responda
  6. miguel

    Quem iniciou o mensalão ?????? fazer alusão sem precisar, é algo tendencioso, vexante !!!!!!

    Responda
  7. waldirPiNot

    Se todos nós fôssemos pras ruas mostrar a nossa insatisfação, e ocupássemos os pátios do poder em Brasília... talvez o próprio Palácio Presidencial fosse empurrado a nos outorgar o Direito de dizer 'sim' ou 'não' a uma Verdadeira Reforma Política... Peraí... isto aconteceu !! Por que não foi em frente ?! Lembrei : a GrãMídia, Aécio, GilmarMendes (e seus "compatriotas") pularam, gritaram... e o nosso sonho acabou.

    Responda
  8. waldirPiNot

    Magnoli, por vezes, amofina a lucidez que tenta elucidar. Suas contradições acabam por rascunhar o mote devido para o texto indevido. O Mensalão (sempiterna prática criminosa de TODOS) foi petardo válido para alvejar Petistas... Porém, não ocorreu a Mag questionar : "por que singularizar" no PT, "uma acusação que se aplica, com igual justiça" ao PSDB ?! É que o Mag almeja paisagem sem os partidos "estatais", (como ele diz) : os sempiternos partidos Empresariais - uma estupenda "novidade" !

    Responda
  9. Déjà vu

    Reforma Política só ocorrerá pela Mudança das Leis Eleitorais. A Política é muito importante para ficar só nas mãos dos Políticos Velhacos. Nossa 'Democracia Disfuncional' é o lugar ideal para Carreiristas de todos os Matizes e Apetites, vamos lutar pelo Fim do Voto de Cabresto Obrigatório e adoção do Voto Distrital ontem. Passou da hora de Vigiar e Punir os políticos Corruptos e Ineficientes!!!

    Responda
  10. Déjà vu

    "No Voto Distrital temos que o nº Reduzido de Candidatos, nesse sistema eleitoral permite um Escrutínio cuidadoso por parte do Eleitor. Isso facilita a Familiarização do Eleitor com os Candidatos e Fortalece a conexão entre eles. Ao fim da eleição, os Cidadãos do Distrito são representados por uma Única pessoa, e, da mesma forma, têm Facilidade em Acompanhar a Atuação dela como Parlamentar. Isso Aumenta a Fiscalização e a Cobrança sobre os Representantes Eleitos" - Ora, Vigiar e Punir s/n!!!!

    Responda
  11. Déjà vu

    "...As máquinas Partidárias tornaram-se Instrumento de Enriquecimento Efetivo de alguns de seus Chefes. Estes alocavam Posições no Serviço Público p/ os seus Companheiros de Campanha, s/ nenhuma Consideração quando à sua Competência ou Habilidade. Os trabalhadores de "Colarinho Branco" eram Forçados a Contribuir c/ uma Percentagem dos seus Salários (e talvez o amealhado na Corrupção) p/ Partido Político q os Nomeara.." D.N.- Voto Distrital ontem!!! Vida Breve aos Vermes do Poder!

    Responda
  12. ro

    Fundar igrejas também e um grande negócio, haja vista a fortuna dos pás torres e afins! Nos da classe média pagamos os impostos nos nossos holerites e eles fazem a festa com nosso dinheiro, pois são isentos de impostos! E uma barbaridade esse sistema tributário!

    Responda
  13. ro

    Ma tou a cobra e mostrou o pau! Perfeito!

    Responda
  14. Antonio Catigeró Oliveira

    Boa argumentação. Não há como discordar de que, com o financiamento público de campanha, haverá maiores barreiras entre as questões públicas e o Cidadão (maiúsculo mesmo).

    Responda
  15. Spina

    Fundar um partido no Brasil é um ótimo negócio.

    Responda
    1. nunes

      Partido politico, igreja de dinheiro sem impostos, ong...

  16. João Arantes

    E o lobisomem do PCO ? Está gordo de tanto mamar no fundo partidário. Entra ano, sai ano, sempre os mesmos. Ser comunista no Brasil é uma grande moleza, romântico até.

    Responda
  17. tiomingo

    SINECURA - emprego sem trabalho. Por essa e outras é que o Brasil precisa com urgência de uma reforma política. 50% menos senadores, deputados e vereadores. A economia seria de 70 bilhões anuais. Em breve Jesus voltará.

    Responda
  18. Carcará

    Política no Brasil virou profissão. Como é uma área muito rentável, tem que haver concurso público para os candidatos, com nível superior a partir de prefeito e nível médio para vereador.

    Responda
  19. Libório

    Pena que os Esquerdistas (e maíusculo) e Revolucionários Bolivarianos não entendem nada do que o colunista escreve, pior para eles. Magnoli com elegância e ironia, num estilo até que lembra Paulo Francis, aliado a argumentos sólidos e não de "achismos" , pões o dedo fundo na ferida dos inconsequentes e irresponsáveis que sonham com revolução cubana e socialismo albanês, tudo financiado com dinheiro público é claro. Continue assim, você faz bem a nós leitores...

    Responda
  20. Jane

    Em tudo os políticos vêm uma maneira de assaltar o contribuinte. Não precisamos de tantos "partidos". Precisamos de uma reforma política e fiscal, fim do fundo partidário, fim de isenções de impostos para igrejas, fim desse esgoto que se transformou a política nacional.

    Responda
  21. nunes

    Acho hilário falarem de esquerda quanto o que assistimos é um monte de espertalhões se aproveitando de dinheiro público, anos após anos, lá estão eles brincando de partido político e torrando milhões dos impostos que pagamos. Esquerda? Sei... sei...

    Responda
  22. celiavasconcelos

    A democracia é isso. Te incomoda mais o UTSP pelo discurso de esquerda, né? É uma esquerda sem noção, mas pelo menos verbaliza alguma coisa e não faz como outras legendas que vendem seus tempos.

    Responda
    1. flat

      Bastaria vc ler com atenção a coluna para ver que ele mesmo faz essa ressalva... O que, evidentemente, não exime o seu companheiro nas ideias tortas, Zé, de se locupletar com o dinheiro público da mesma forma que os demais. Mas, que digo?, exigir leitura de militante de esquerda é mesmo inútil.

  23. P

    PARTIDO DA ESQUERDA É: ficar mamando na teta do governo, Não trabalhar, não produzir, não estudar,greve a todo momento,quando tem filho entrega para governo criar, ser a favor do aborto, contra a família, a favor das drogas, sexo a moda GLBTS, ser corrupto, estatização, ditadura do proletariado, viver as custas dos pobres ...., Então sou do PARTIDO DA DIREITA!!

    Responda
  24. capanjo

    estamos na esperança da reforma partidaria, a atual disposição do calendario politico brasileiro com sua legislação partidaria , ajudou a democratizar o sistema publico partidario , mas tambem criou uma avalanche de partidos e ideologias absurdas , que nada têm haver com a população(eleitor) a grande cobiça pelo fundo partidario e a legendas de aluguel e loteamentos de cargos comissionados, virou tudo em grande mercado de peixes!, vida democratica mas com etica!

    Responda
  25. Guriatã

    Por isto que é especialista em política internacional,de nacional,não enxerga um palmo a frente do nariz.O Magnoli.é cheio de manha,apenas para agradar os poderosos,a direita mais atrasada.

    Responda
  26. Biotherm Homme

    "Infelizmente, contudo, mesmo na oposição, ninguém –nem a Marina sonhática da "nova política"!– sugere tal iniciativa." O colunista provavelmente não conhece as bandeiras do Partido Novo, que já tomou posição a respeito deste tema e defende o fim do Fundo Partidário, do horário eleitoral gratuito e do voto obrigatório como os pontos principais em uma reforma política.

    Responda