Luiz Felipe Pondé > Por que a religião não é saída? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
AteÃsmo também é religião. Marxismo é religião! A diferença é que ateus e marxistas substituem Cristo, Buda e Alá por tipos suspeitos como Lênin, Gramsci, Lacan, Foucault e Richard Dawkins. Na verdade, na comparação, prefiro, ainda, o bom e velho "Logos". Estudar religião (ou religiões) aumenta a inteligência. Bem fez Santo Tomás, ao criar a venda de indulgências. Legou Michelangelo à Humanidade, coisa que a mente fundamentalista de Lutero não compreendeu!
De fato, Pondé tem razão acerca do C.a.t.olic.i.smo oficial e do J.u.d.a.Ã.smo oficial, que sem dúvida '"aderiram". Mas ele e.r.r.a ao generalizar. Porque há correntes, minoritárias, é certo, em todas as religiões que lutam para manter a doutrina e a prática espirituais e tradicionais. E isso sem cair na t.e.n.t.ação fundamentalista. Uma pergunta ao autor: e se as religiões não são uma 'saÃda', quem é?
Inútil achar que a religião prega o bem e que um dia o mundo será melhor do que hoje. Muitos pregaram o ódio e a destruição no passado embora hoje tenta se arrepender. O homem sempre será o que sempre foi. Pode ser que um dia , daqui a milhões de anos , fisicamente mude algumas caracteriscas, mas a essencia vai continuar sempre a mesma, um troglodita mau educado. Basta ver o comportamento dos que postam aqui.
Depende do lado que se quer ir...
Dizer que as tradições devem 'aderir' ao sistema, ou então se tornarão 'fundamentalistas', só serve para limitar e empobrecer o debate. Há na filosofia e na teologia muitos graus e opções que não se encaixam nem na adesão ao sistema, nem na revolta fundamentalista. As obras de Frithjof Schuon e René Guénon estão aà para provar que há muito mais do que o beco sem saÃda e o impasse absoluto propostos por Pondé.
É equivocada a tese de que, se as religiões tradicionais questionarem o sistema, elas vão fatalmente cair no fundamentalismo. E que, portanto, elas devem se 'adequar' à lógica do sistema. Se tanto o judaÃsmo oficial como o catolicismo oficial assim o fizeram, o Islã tradicional, e anti-fundamentalista, não o fez. O Budismo da Terra Pura não o fez. Nem a Igreja ortodoxa russa, nem o Catolicismo tradicional, nem o HinduÃsmo ou o TaoÃsmo. A Filosofia Perene está aà para mostrar que há uma saÃda.
No que tange às religiões, instituições dos homens, pode ser que o colunista tenha razão. Os dogmas doutrinários e os interesses humanos trouxeram muitas dissenções em nome de Deus. Mas quando se se prende ao âmago dos ensinamentos do Cristo, o verdadeiro e sublime amor ao próximo: "fazer ao outro o que gostaria fosse feito a si", Esse sentimento encerra tudo o que Deus deseja de nós. Caridade, amor, sentimentos que consolam em trazem paz.
Sou filho de mãe protestante e pai j/u/d/e/u. Acredito em Deus mais sou avesso a religiões. Sou feliz assim, religiões travam as pessoas, m/a/t/a/m os neurônios!!
Religião é invenção dos homens. Dizer que o Brasil é um paÃs laico é piada...veja os feriados religiosos da religião romana? dá um prejuÃzo de mais de 40 bilhões para a nação. Só Jesus Cristo salva.
E as vidas salvas pela religião ??? Que se contam aos milhões ??
(leitor) Salvas? Você pode explicar... O que existe de fato é todos os dias dezenas morrrrrem por causa das religiões...
Certeza absoluta de que Deus é ateu.
já eu duvido; tenho quase certeza que ele não existe
Oração do Cidadão - Creio no Estado Laico. Na separação dos Poderes. Na Constituição da República, e na Declaração Universal dos Direitos do Homem. Creio em Voltaire, Montesquieu e Platão. Creio na liberdade de pensamento, na liberdade de expressão e de religião. Creio no fim da isenção de impostos para as igrejas. Creio na proibição do ensino religioso nas escolas públicas. Creio na sua liberdade de discordar de mim. Amém.
A única doutrina que nos oferece uma fé raciocinada é o Espiritismo. Ela é ciência, filosofia e religião. É a a doutrina que nos oferece o conhecimento da verdade no mostrando o Mundo Espiritual em sua plena realidade e ainda, nos informa de onde viemos, porque estamos na Terra e para onde iremos no futuro.
O Arcebispo Desmond Tutu certa vez disse que quando os brancos chegaram na Ãfrica do Sul, eles tinham a BÃblia e os africanos tinham a terra. AÃ eles falaram, fechem os olhos e vamos rezar. Quando os africanos abriram os olhos, os brancos tinham as terras e os africanos a BÃblia.
Excelente texto. O Estado laico é fundamental pra democracia. O proselitismo religioso (doutrinação do outro para a própria fé) é um mal pra sociedade. As leis não devem conter "valores" dogmáticos - devem ser feitas para todos os cidadãos, não para alguns. No Brasil há muito o que avançar, pois o Estado laico está no papel, mas não na prática. Igrejas deviam pagar impostos. No STF há um crucifixo. Na Alerj há celebração de cultos, nas escolas públicas do RJ aula de religião. O MP precisa agir.
Já fui usuário de religião. Me curei sozinho aos 1 2 .
Penso que o ser humano não precisa acreditar em um Deus, para ser um homem de bem ou ser feliz. Também acho que a religião não é saÃda, pelo contrário, tem sido um problema. Não quero condenar qualquer facção religiosa, mas sou crÃtico das religiões cujos condutores as transformam em objeto de enriquecimento pessoal.
Nem fé nem religião, nem ateÃsmo nem niilismo são respostas para o dilema existencial humano, só o conhecimento verdadeiro é. Não basta acreditar, tem que conhecer. Não existe órgão da fé. Existe um conhecimento que se tem, sem nenhuma dúvida, mas que não pode ser elaborado pelo pensamento e nem transmitido em palavras; em suma, é inefável. É diferente de crença ou fé, no sentido tradicional da palavra.
Pondé não possui alma e ponto final!
Ha ha. Todos possuÃmos alma, Sr. Whanaoka. Até mesmo os pethistas, os pastores sangue/ssugas, e Pondé. Mas isso não deve ter nada a ver com as leis, ou com os polÃticos em sua vida pública, nem com a isenção de impostos pras igrejas.
Sentido da vida? Sentido é juizo de valor, certo ou errado, ba.bo.sei.ra utilitarista dos pequenos homens. As religiões só fazem nos tornar mais pobres espiritualmente.
A maioria dos homens tem o péssimo costume de não seguir o que prega. O problema está no próprio homem que não evolue nunca. Biologamente pode ser que daqui a milhões de anos, mude o formato da cabeça, das orelhas, mas a essencia vai continuar como um simples troglodita, e os preconceitos e as perseguições entre grupos vão continuar.
A saÃda é o suicÃdio Pondé, acaba com todo sofrimento humano....
A religião é a perfeita estrutura criada aqui na terra para entender a vida, a morte , o universo , Deus, céu , inferno, o dia a dia de nossas vidas, guerras , injustiças , o sêr humano não consegue viver sem ela, pois precisa acreditar nas respostas de suas duvidas e perguntas! A fé , a religião, o ateismo, o agnostico , a barbarie , os fundamentaistas , são os estagios da evolução do homem aqui no planeta , descubra a sua?
Existe alternativa e um dos preceitos básicos dela,é não seguir os ditames do Deus Pondé.
Outro preceito básico é não seguir o Deus Guriatã, nem o Deus PH Andrade... Creia no Estado laico. Pense por si mesmo, seja você mesmo. Amém.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Por que a religião não é saída? Voltar
Comente este texto