Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carson

    Sempre divertido ver a desolação dos colunistas da direitona. Estão perdidinhos e ficarão ainda mais quando Di1m4 for reeleita. Esta coluna, por exemplo, vai para a lixeira imediatamente! Isso ocorre com todos os colunistas... "duas ex-ministras do metalúrgico no 2o turno?! Como pode?! O q fazer disso?!" E dá-lhe teorias furadas. Aconteceu uma revolução social, econômica e política nos últimos 12 anos e levará outros 12, pelo menos, para a direitona perceber e aceitar. Estão perdidinhos!

    Responda
  2. dix-huit

    Uma utopia é algo que, de tão bom que é, não existe...Portanto, melhor ficar com o menos pior. No caso, Marina e suas ideias...

    Responda
  3. dix-huit

    Verossimilhança é, segundo o Aurélio, qualidade do que é verossímil, semelhante à verdade. Uma terceira via (Marina) verossímil é menos pior que um P*T ou P*S*D*B mentirosos...

    Responda
  4. Fernando MOtta

    O Gianette esta bêbado fora de sí, estudioso ultrapassado .

    Responda
    1. Silva Silva

      A tese é tão contraditória, quanto a defesa do Estado laico pela Candidata.

  5. svarat

    A semelhança que vejo na maneira de a Marina apresentar-se politicamente é com Jânio Quadros na década de 50. Ele também apresentava-se como representante de uma nova política acima dos partidos e que poderia superar a oposição que dominava a política naqueles tempos entre getulistas (PSD e PTB) e antigetulistas (UDN), exatamente como Marina se apresenta agora como opção para superar a oposição entre PS DB e P T.

    Responda
  6. tiomingo

    A UTOPIA VAI CONTINUAR. Com Marina ou sem Marina, o Brasil vais continuar perdendo mais de 400 bilhões ao ano, sendo 200 com sonegação (laranjas aos montões) e 200 com subsídios. Por quê? porque a reforma tributária não vai sair. A elite é muito forte e no Congresso Nacional os poderosos dão as cartas. ***Em breve Jesus voltará.

    Responda
  7. Turco

    Caro jornalista, o seu texto é muito bom, a análise é perfeita. Mas faço um pequeno reparo, que está justamente no uso do termo "utopia". É um contrassenso falar em "utopia possível". Isso não existe. Utopia é o inalcançável, o impossível, embora desejável. E é nesse sentido que o criador do termo, Sir Thomas Morus, assim o concebeu. Abs

    Responda
  8. Bene

    Corremos o risco de tudo permanecer como está, enquanto a população não perceber que somos responsáveis pela nossa evolução e pelos rumos do país. Enquanto pão e circo forem bem acolhidos, tudo vai ficando nas mesmas mãos e do mesmo jeitão que perdura ha séculos, mas as consequencias não se fazem esperar. Agua, alimentos, saude, escola, tudo depende do esforço e do planejamento sério.

    Responda
  9. M Mig

    O importante é que Marina rompeu publicamente com os ideais de esquerda (espero que ela se lembre disso mais pra frente)

    Responda
    1. celiavasconcelos

      Ainda está achando que ela vai dar um carguinho para o Ecim, se ganhar?

  10. M Mig

    Errado. FHC chegou ao planalto impulsionado pelo PR, lu la gerou ao Planalto porque FHC desistiu não concorrer a mais um mandato e deu a faixa de mão beijada para lu la (segundo FHC a alternância entre direita e esquerda no poder é fundamental a democracia)

    Responda
    1. Peter J

      FHC derrotou Lu la duas vezes no primeiro turno. Ele não podia concorrer a um terceiro mandato.

    2. celiavasconcelos

      Quer dizer que ele não quis comprar uma emenda para a re-reeleição ou não se empenhou na eleição do serrote ?

  11. Déjà vu

    "Marina aparece como representação da Terceira Utopia, tão nitidamente expressa nas Jornadas de Junho de 2013. O mapa do Voto "Marinista", bastante inclinado na direção do Centro-Sul e das maiores cidades, revela que a vontade majoritária de mudança tende a se coagular em torno dela". Ora, a Reforma Política sempre habilmente evitada pela Elite Governamental será iniciada pela Eleição de Marina, é pouco mas melhor que nada. Faz-se urgente arejar os porões da República!!!!!

    Responda
  12. Versailles

    O Brasil é ingovernável não só pelo seu tamanho continental como tb pelas brutais diferenças entre as suas regiões. Além disso, a qualidade dos nossos políticos em brasilia é de baixíssimo nível, pois ninguem pensa na sua pátria mas no seu bolso. Marina sonha com um Brasil inexequível , sem agronegocio, sem hidroeletricas, etc Nada vai mudar e o toma lá dá cá vai continuar a prevalecer em toda nossa política.

    Responda
  13. waldirPiNot

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. Mangue Vital

    Infelizmente Marina dependerá do Congresso para governar , mas pelo menos espero que bata forte , doa em quem doer, na corrupção . Chegamos ao fim do poço, com políticos que mesmo processados continuam em campanha , e o pior , em posições de vantagem . A politica tem que mudar , menos partidos com mais responsabilidade partidária !! A punição não deve ser somente no cidadão/político/ladrão , mas deve se estender ao partido que o colocou para concorrer por um mandato em seu nome .

    Responda
  15. Maria Bárbara

    Aécio é, sim herdeiro da perda do rumo do seu partido mas ele também é mais que isso. É um dissimulado quando apela pelos quesitos "inflação, desemprego e juros altos", pois ele sabe muito bem quando seu partido foi governo, esses três itens sempre estiveram sem controle e, o que é pior, muito acima do que estão hoje.

    Responda
  16. nunes

    A democracia agradecerá as mudanças que virão, já chega do mesmo grupo no pudêr por tanto tempo, o Brasil já está cansado do pêtê, para o bem da democracia e do próprio pête, vamos mudar tudo nas próximas eleições, se a Marina não fizer um bom governo poderemos mudar tudo novamente, a democracia exige alternância de pudêr, quando a mesma turma fica muito tempo no pudêr eles se sentem os reis e acham que o povo é a ralé que deveria agradecer seus favores, a turma atual até já disse isto.

    Responda
    1. Kilgrave

      Concordo com vc Carl. Esse desgaste do petê é natural na política. Acho que caminhamos para um modelo europeu. Quando a esquerda se desgasta e se esgota o povo vota em partidos social-democratas ou mais à direita, que fazem avançar a economia em detrimento do social. Com a economia reforçada voltam os partidos socialistas que são bons em justiça distributiva, num movimento pendular. O pêtê foi bom na diminuição da pobreza e da desigualdade, mas agora a economia patina e o povo quer mudancas.

  17. jose

    O fato de Marina não subir no mesmo palanque do atual governador de SP mostra claramente que ela é sim uma terceira via.

    Responda
  18. Waner

    O P S D B vai ter que escolher entre a esquerda radical de Marina, falseada de direita esporádica e o P T. Se Marina ganhar: P S D B nunca mais.

    Responda
    1. Ma

      Dilma, o PIOR governo da historia do Brasil.

    2. M Mig

      Waner, no debate da Band a marina rompeu com os ideais de esquerda

    3. miguel

      A mascara caiu !!! nunca mais é pouco !!!

  19. crocodillos

    Votaram em Collor com a mesma intenção.Poupança bloqueada,grita geral.Agora não vai ser diferente ou até pior.O bom é que ainda da tempo para reflexão.

    Responda
    1. Ma

      Dilma, o PIOR governo da historia do Brasil.

  20. Spina

    Com Marina ou sem Marina, tudo continuará como antes no colchão dos amantes. Precisamos de uma revolução no sistema político, os candidatos não tocam no assunto. Na verdade querem usufruir das mordomia do poder, mais nada.

    Responda
  21. miguel

    A síntese da pesquisa é o externar obvio, poucos tem saudades daqueles vetustos midiáticos de outrora, que a demanda é de dez mil, atendem 10 e fazem aquele estardalhaço, há aqueles que assentem o atual, sabendo que tem que melhorar, o novo é a sede de mudança, podem espernear !!! o velho não fica novo, o bonito ficou feio, a máscara caiu, vide seu reduto.

    Responda
  22. Peter J

    Muitos votarão na verossimilhança porque o "atual" é ruim tendendo para pior.

    Responda