Elio Gaspari > As Bolsas Plebiscito de Dilma e Marina Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Articulistas como o senhor Elio Gaspari, isto é, os porta-vozes da mÃdia conservadora, mostram-se tão sensÃveis à corrupção politica no Brasil, indignam-se com mensalões, pasadenas, acusam irregularidades no governos petistas - o principal alvo de suas indignações - mas a ideia de mudar o próprio sistema politico corruptor pelo meio mais viável que se conhece, pela participação popular, é prontamente descartada por eles. É mais um caso de indignação seletiva..
Gaspari, verifique as datas mais uma vez... Talvez voce tenha querido dizer 1910 e nao 2010.
Ué, deixou o Aécio de fora das suas crÃticas? Por quê? Por acaso o Aécio já é cachorro morto para não ser chutado?
É evidente que instrumentos que possibilitem a maior participação do povo nas decisões que alterem as vidas de seus componentes,seriam muito bem vindos,no sistema vigente,o vÃcio não está na eleição em si,que na maioria esmagadora das vezes,reflete a vontade popular,mas no dia a dia principalmente do funcionamento das casas legis lativas, onde seus membros pós eleição,são cooptados pelos lobbys da direita mais atrasada,subvertendo com isto a vontade popular manifestada nas urnas,oh Elio.
Nada como ter um articulista como o Elio para se ler. O eleitor brasileiro é desinformado, até mesmo os que se situam na classe média. Pesquisa feita em Brasilia, concluiu que 90% dos estudantes de jornalismo nem jornais liam. A juventude está escolhendo Marina sem conhece-la, sem saber o seu passado, achando que vai enquadrar os congressistas. Engano tolo, pois admitir que um Deputado Federal gaste mais de 5 milhões para se eleger e não obtenha favores do governo é ser muito ingênuo.
Ao longo de todos esses anos observando a pÃfia e corrupta representação polÃtica parlamentar no Congresso e nas Assembleias, tornou-se evidente que é necessário mesmo “democratizar a democracia”. O atual sistema representativo é muito falho. Ao elegermos um deputado ou senador damos a ele um verdadeiro cheque em branco para ele fazer o que bem entender. O “recall” eleitoral de 4 em 4 anos é muito pouco, falho, para garantir que a vontade do povo seja fidedignamente expressa em muitos assuntos.
e afinal, "democratizar a democracia" é o que mesmo? E preciso mudar, mais não era essa a " bandeira" do atual governo?
O atual sistema representativo representa muito mais o conluio entre polÃticos corruptos e poder econômico corruptor do que realmente a vontade do povo. Precisamos mesmo “democratizar a democracia”, ampliar as formas de participação direta nas decisões polÃticas, através de referendos, plebiscitos e consultas, para expressar a real vontade do povo, reduzindo no que for possÃvel a corrupta intermediação dos polÃticos.
O poder polÃtico é decorrência do voto popular. Cada eleitor tem seu objetivo a alcançar e, assim como o povo pobre gosta de Lula porque diz que ajudou a pobreza, o servidor público não gosta de FHC porque não pôde conceder aumentos salariais durante as crises que enfrentou em seu governo. Quem elege Sarney, Collor, Henrique Alves, Lula e outros, todos com seus pecados, é o povo. Agora, vêm com essa de que Marina é o novo. Fundou a CUT, foi vereadora, deputada estadual, senadora e ministra.
Marina no primeiro turno com 45% dos votos limpeza total na nação bem lembrado 68.obrigado. Faz um livro.
A democracia representativa no Brasil é um modelo falido. Leiam o livro "O nobre deputado" para entender o porque. Nesta era da Internet, a democracia direta (plebiscitária?) é perfeitamente viável.
O que vejo nao e bem assim,a vontade de participação popular e evolução democrática,uma quem ninguém confia no bando de deputados que se elegem sem representatividade,e pouco trabalham para merecer seus salários,na finlandia este ano fizeram um plebiscito pela internet mesmo , narealidade democracia e boa desde que não me prejudique,não e?
Ninguém confia , como? E os que os elegeram.?
Gaspari, a acusação de bolivarianismo partiu do jornalista José Paulo de Andradre. No resto, gostando-se ou não, é irretocável.
Diogo Mainardi: "A possibilidade de derrotar o P T –toc, toc, toc– é o aspecto mais atraente da candidatura de Marina Silva... Assim como [ela] aceitará a serventia e a cumplicidade daqueles q, até hoje, sempre lucraram com Dillma e o P T: no empresariado, no sindicato, na cultura, na imprensa. Mas esse é outro motivo pelo qual me animo com a candidatura de Marina Silva: não espero rigorosamente nada de seu governo, e passarei a torcer contra ela um dia depois da posse" - Ora, é mais do mesmo!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > As Bolsas Plebiscito de Dilma e Marina Voltar
Comente este texto