Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FAC

    A Ombudsman está certa. Senhores jornalistas, façam cálculos, pesquisem: valores líquidos são mesmo altos? O "plagio" não seria um elogio ao bom programa de FHC? Leitores merecem menos superfície e mais profundidade. Mas enquanto Vera publicava seus comentários, logo adiante era publicado que "Herdeira do Itaú bancou 83% de instituto de Marina". Se não tivesse a "chamada" para o Itaú a reportagem não seria lida? Tem jeito não. Sou isenta para comentar pois só "marinarei" no segundo turno.

    Responda
  2. MANOELITO

    A Folha tem uma postura impecável, Se a Folha fossa a favor do Aécio, por exemplo, jamais deixaria ser publicada a história do aeroporto, que tanto prejuízo causou a sua campanha e que considero uma postura errada do jornal. Na verdade, o que os petistas gostariam era transformar a Folha numa Carta Capital.

    Responda
  3. gabriel

    Muita explicação e nenhuma conclusão. . Li atentamente, e não cheguei a uma resposta quanto a questão formuolada, ou seja fico sem saber se a folha assume ou não assume uma posição a favor ou contra algum candidato. Até entendo. dDependendo financeiramente de anuncios, o grosso vindo de Estatais, a melhor posição é ficar em cima do muro. gABRIEL

    Responda
  4. Ma

    Dilma, o PIOR governo da historia do Brasil.

    Responda
  5. dauner

    ...porque o fim do mundo está próximo . Nem em 1989 as opções eram tão ruins !

    Responda
  6. M Mig

    Muito cinismo da FSP dizer que não toma partido. A pergunta correta é "Porque a FSP não assume que defende o petê?". A história do aeroporto em Claudio que , mesmo depois de provada a a desapropriação do terreno antes da construção do aeroporto, a FSP tentou incutir desesperadamente que o terreno era aprticular. Outra , quando Aécio disse que simplificaria a carga tributária para reduzi-la (no portal G1), a FSP deturpou a matéria dizendo que Aécio iria aumentar a carga tributária. A FSP mente!!

    Responda
  7. Falando serio

    Nao ha' nada errado em ter um candidato de preferencia. O que pega mal e' exercer o poder de influencia nao em alavancar o proprio candidato mas no jogo sujo da campanha. Porque campanha politica, nao so' no Brasil, e' mais um campeonato de acusacoes do que uma lista de propostas. Sabe-se quem roubou o que mas nao se sabe qual e' o posicionamento do candidato em relacao ao aborto, bolsa-familia, criminalidade e assuntos que realmente interessam ao eleitorado.

    Responda
  8. ELISEU

    a folha tem sido partidadaria e esconde isto mas prejudica os aasinantes ao não publicar sua opiniões assim a imprensa não é libvre ...,é balela

    Responda
    1. LS

      Ignaro!

  9. Touchè

    Já é suficientemente prejudicial que a Folha não assuma suas posturas políticas e suas preferências. Mas a Ombudsman vir e repetir que o jornal como um todo é imparcial é fazer pouco da inteligência do leitor. Até colunistas do próprio jornal dizem não existe essa neutralidade. Basta ver como trata as notícias que surgem contra o PT e as que surgem contra o PSDB ( quando são publicadas). Estas últimas, às vezes, já surgem ouvindo o " outro lado" antes da própria notícia. Vergonhoso.

    Responda
    1. LS

      Você está dizendo que o PT é tão corrupto quanto os demais partidos e que a Folha deve equilibrar as notícias a respeito?

  10. Questionador

    Ainda duvidam para quem a Folha (dis)torce? É só olhar as matérias da maioria dos colunistas. A hipocrisia bate na cara do leitor ao dizer que se trata de um jornal (im)parcial.

    Responda
  11. Cassia

    Deveriam fazer como a Carta Capital, assumir e pronto!

    Responda
    1. LS

      Pena paga e patrulheira!

  12. Dinho

    Os grandes jornais são defensores do capitalismo puro:divisão de renda injusta, contra reformas que beneficiem "os de baixos" e por aí afora. Defendem o que está aí.Dos candidatos,o ideal para essa tipo de capitalismo seria o Aécio.O PT tem no seu dna algumas posições esquerdista (dizer que é corrupto não serve como argumento, os outros são iguais ou piores (vide privatização) por isso é execrado pelo sistema.Resta a Marina que está se adaptando as exigências programáticas dos donos do poder.

    Responda
    1. LS

      Ignaro!

  13. Caine

    O papel da imprensa é investigar e informar. A Folha, diferentemente de outros jornais, mostra os defeitos (e olhe que são muitos) de todos candidatos e partidos. Apoiar um candidato(a) é complicado neste país. A maioria do eleitorado não sabe a diferença entre um editorial (opinião do jornal) e uma notícia propriamente dita. Isso pode distorcer o resultado de uma eleição e comprometer o futuro de um país. O leitor, sim. Este pode se expressar neste espaço de acordo com suas convicções.

    Responda
    1. LS

      O mais esclarecedor comentário sobre o assunto.

  14. ro

    Por que a Folha já aderiu a campanha da Dilma descaradamente! E uma vergonha para nos leitores!

    Responda
  15. ALBARRAN

    A FSP não é neutral. A redeglobo segue a mesma linha. O tratamento dado para difundir noticias negativas que atingem membros do governo federal é totalmente diferente ao dado a membros da oposição politica.

    Responda
  16. ALBARRAN

    A FSP não é neutral. A redeglobo segue a mesma linha. O tratamento dado para difundir noticias negativas que atingem membros do governo federal é totalmente diferente ao dado a membros da oposição politica.

    Responda
    1. LS

      Tudo igual à TV Brasil, ao GGN, Conversa Afiada, Carta Capital.

  17. LAF

    Aprecio muito seus textos pelo conteúdo incisivo. Desta vez, porém, fiquei desconcertado. Dizer que "O apoio se limita aos espaços destinados à opinião" é, no mínimo, de uma inocência indesculpável na ombudswoman. Basta ver a assimetria com que Mensalão e Alstohm/Siemens têm sido tratados pela Folha. Creio que a explicação está mesmo no seu texto: "O que costuma incomodar é o conteúdo difundido para além da página A2. Saudações

    Responda
  18. SFB

    A discussão política ficou baseada no fanatismo. As estratégias de aumentar a rejeição (usada de ambos os lados) é mais incentivada que o debate de ideias, o reconhecimento das vantagens de determinados partidos e respeito. Assim, a folha está certa em não assumir candidato.

    Responda
  19. Lili

    Infelizmente o objetivo é sempre vender. O lado profissional fica em segundo plano...

    Responda
  20. Squalo

    Tudo muito bonito e intelectual.Quero saber qual candidato a folha apoia e parem de enrolar.

    Responda
    1. LS

      Quer saber? Pergunte ao Editor.

  21. Luiz Henrique Amorim

    Boa parte das minhas opiniões hoje em dia são também baseadas no que leio nos blogs e em parte da mídia estrangeira. Infelizmente a mídia brasileira goza de pouca credibilidade entre as pessoas mais esclarecidas e principalmente de esquerda pois já provou claramente que são tendenciosos e privilegiam um lado após discussões no nível dos donos da empresa jornalística, além disso os comentaristas/cronistas vivem de palestras para empresários sempre com um viés adequado ao seu remunerador

    Responda
    1. LS

      Suas opiniões e não a de todos os leitores da Folha. Pouca credibilidade entre as pessoas mais esclarecidas? Leu isso no Conversa Afiada (do seu pai?) ou é sua opinião independente tais quais a dos editores do Jornal? A hipocrisia está sendo derrubada na área federal e o pavor já atinge o nível do barata-voa! Você se julga uma "pessoa esclarecida"? E barata-voa?

  22. Rìbào

    Porque no real a mídia verdadeiro auditor do povo / mundo. Antes da internet lutou muito p/tentar suprir necessidd "inconsciente" de comunicação tot / coesão do terráqueo humano. BR continental rico e fragilizado tot. Internet + jornal papel+...= mídia, 1 só entidade. Tmb 1 só entidade os anjos decaídos. Exemplo claro q não podemos omitir o q diabólogos dizem "anjo decaído tem forma esférica qto + nos afastamos de 1 ponto + aprox". A volta Collo + painho Lu + mainha ! Fatal o amanhã.br ? Tvz

    Responda
  23. capanjo

    O jornalismo atual é o jornalismo investigativo, vivo atuante,informação com formação de opinião, os fatos e suas interpretações e versões que é a melhor coisa, cada individuo aborda o mesmo fato ou realidade apartir de seus conceitos ,cultura, moral, etica, preconceitos, formação politica.A fôlha têm o seu passado ! isso é problema da fõlha e a sua catarse,mas a fõlha promove democraticamente os conflitos de idéias,opiniões,interêsses e não esconde a luz da verdade da relidade brasileira!

    Responda
  24. Wagner

    Mais uma matéria que subestima o leitor. Afirmar que a Folha é apartidária é o mesmo que dizer que os irmão Marinho são de esquerda.

    Responda
  25. Wagner

    Mais uma matéria que subestima o leitor. Afirmar que a Folha é apartidária é o mesmo que dizer que os irmão Marinho são de esquerda.

    Responda
  26. Wagner

    Mais uma matéria que subestima o leitor. Afirmar que a Folha é apartidária é o mesmo que dizer que os irmão Marinho são de esquerda.

    Responda
  27. castilho

    É claro que a instituição Folha apoia alguém.Omitir esta informação é de certa forma iludir o leitor com uma neutralidade que não existe.Um jornal de fato importante emite a sua opinião editorial (como faz com diversos outros temas)mas não censura reportagens e permite artigos e colunas, dentro de certos limites,contrárias. Por exemplo não deve permitir um artigo que defenda o racismo.

    Responda
  28. Biotherm Homme

    Não é só o NYT que assume sua preferência político-eleitoral. É assim com todos os jornais e revistas relevantes do Ocidente. Não existe apartidarismo em opinião (algo logicamente impossível). A Folha deveria tomar posição nestas eleições pela reafirmação do direito à liberdade de imprensa neste país.

    Responda