-
FAC
A Ombudsman está certa. Senhores jornalistas, façam cálculos, pesquisem: valores líquidos são mesmo altos? O "plagio" não seria um elogio ao bom programa de FHC? Leitores merecem menos superfície e mais profundidade. Mas enquanto Vera publicava seus comentários, logo adiante era publicado que "Herdeira do Itaú bancou 83% de instituto de Marina". Se não tivesse a "chamada" para o Itaú a reportagem não seria lida? Tem jeito não. Sou isenta para comentar pois só "marinarei" no segundo turno.
-
MANOELITO
A Folha tem uma postura impecável, Se a Folha fossa a favor do Aécio, por exemplo, jamais deixaria ser publicada a história do aeroporto, que tanto prejuízo causou a sua campanha e que considero uma postura errada do jornal. Na verdade, o que os petistas gostariam era transformar a Folha numa Carta Capital.
-
gabriel
Muita explicação e nenhuma conclusão. . Li atentamente, e não cheguei a uma resposta quanto a questão formuolada, ou seja fico sem saber se a folha assume ou não assume uma posição a favor ou contra algum candidato. Até entendo. dDependendo financeiramente de anuncios, o grosso vindo de Estatais, a melhor posição é ficar em cima do muro. gABRIEL
-
Ma
Dilma, o PIOR governo da historia do Brasil.
-
dauner
...porque o fim do mundo está próximo . Nem em 1989 as opções eram tão ruins !
-
M Mig
Muito cinismo da FSP dizer que não toma partido. A pergunta correta é "Porque a FSP não assume que defende o petê?". A história do aeroporto em Claudio que , mesmo depois de provada a a desapropriação do terreno antes da construção do aeroporto, a FSP tentou incutir desesperadamente que o terreno era aprticular. Outra , quando Aécio disse que simplificaria a carga tributária para reduzi-la (no portal G1), a FSP deturpou a matéria dizendo que Aécio iria aumentar a carga tributária. A FSP mente!!
-
Falando serio
Nao ha' nada errado em ter um candidato de preferencia. O que pega mal e' exercer o poder de influencia nao em alavancar o proprio candidato mas no jogo sujo da campanha. Porque campanha politica, nao so' no Brasil, e' mais um campeonato de acusacoes do que uma lista de propostas. Sabe-se quem roubou o que mas nao se sabe qual e' o posicionamento do candidato em relacao ao aborto, bolsa-familia, criminalidade e assuntos que realmente interessam ao eleitorado.
-
ELISEU
a folha tem sido partidadaria e esconde isto mas prejudica os aasinantes ao não publicar sua opiniões assim a imprensa não é libvre ...,é balela
-
LS
Ignaro!
-
-
Touchè
Já é suficientemente prejudicial que a Folha não assuma suas posturas políticas e suas preferências. Mas a Ombudsman vir e repetir que o jornal como um todo é imparcial é fazer pouco da inteligência do leitor. Até colunistas do próprio jornal dizem não existe essa neutralidade. Basta ver como trata as notícias que surgem contra o PT e as que surgem contra o PSDB ( quando são publicadas). Estas últimas, às vezes, já surgem ouvindo o " outro lado" antes da própria notícia. Vergonhoso.
-
LS
Você está dizendo que o PT é tão corrupto quanto os demais partidos e que a Folha deve equilibrar as notícias a respeito?
-
-
Questionador
Ainda duvidam para quem a Folha (dis)torce? É só olhar as matérias da maioria dos colunistas. A hipocrisia bate na cara do leitor ao dizer que se trata de um jornal (im)parcial.
-
Cassia
Deveriam fazer como a Carta Capital, assumir e pronto!
-
LS
Pena paga e patrulheira!
-
-
Dinho
Os grandes jornais são defensores do capitalismo puro:divisão de renda injusta, contra reformas que beneficiem "os de baixos" e por aí afora. Defendem o que está aí.Dos candidatos,o ideal para essa tipo de capitalismo seria o Aécio.O PT tem no seu dna algumas posições esquerdista (dizer que é corrupto não serve como argumento, os outros são iguais ou piores (vide privatização) por isso é execrado pelo sistema.Resta a Marina que está se adaptando as exigências programáticas dos donos do poder.
-
LS
Ignaro!
-
-
Caine
O papel da imprensa é investigar e informar. A Folha, diferentemente de outros jornais, mostra os defeitos (e olhe que são muitos) de todos candidatos e partidos. Apoiar um candidato(a) é complicado neste país. A maioria do eleitorado não sabe a diferença entre um editorial (opinião do jornal) e uma notícia propriamente dita. Isso pode distorcer o resultado de uma eleição e comprometer o futuro de um país. O leitor, sim. Este pode se expressar neste espaço de acordo com suas convicções.
-
LS
O mais esclarecedor comentário sobre o assunto.
-
-
ro
Por que a Folha já aderiu a campanha da Dilma descaradamente! E uma vergonha para nos leitores!
-
ALBARRAN
A FSP não é neutral. A redeglobo segue a mesma linha. O tratamento dado para difundir noticias negativas que atingem membros do governo federal é totalmente diferente ao dado a membros da oposição politica.
-
ALBARRAN
A FSP não é neutral. A redeglobo segue a mesma linha. O tratamento dado para difundir noticias negativas que atingem membros do governo federal é totalmente diferente ao dado a membros da oposição politica.
-
LS
Tudo igual à TV Brasil, ao GGN, Conversa Afiada, Carta Capital.
-
-
LAF
Aprecio muito seus textos pelo conteúdo incisivo. Desta vez, porém, fiquei desconcertado. Dizer que "O apoio se limita aos espaços destinados à opinião" é, no mínimo, de uma inocência indesculpável na ombudswoman. Basta ver a assimetria com que Mensalão e Alstohm/Siemens têm sido tratados pela Folha. Creio que a explicação está mesmo no seu texto: "O que costuma incomodar é o conteúdo difundido para além da página A2. Saudações
-
SFB
A discussão política ficou baseada no fanatismo. As estratégias de aumentar a rejeição (usada de ambos os lados) é mais incentivada que o debate de ideias, o reconhecimento das vantagens de determinados partidos e respeito. Assim, a folha está certa em não assumir candidato.
-
Lili
Infelizmente o objetivo é sempre vender. O lado profissional fica em segundo plano...
-
Squalo
Tudo muito bonito e intelectual.Quero saber qual candidato a folha apoia e parem de enrolar.
-
LS
Quer saber? Pergunte ao Editor.
-
-
Luiz Henrique Amorim
Boa parte das minhas opiniões hoje em dia são também baseadas no que leio nos blogs e em parte da mídia estrangeira. Infelizmente a mídia brasileira goza de pouca credibilidade entre as pessoas mais esclarecidas e principalmente de esquerda pois já provou claramente que são tendenciosos e privilegiam um lado após discussões no nível dos donos da empresa jornalística, além disso os comentaristas/cronistas vivem de palestras para empresários sempre com um viés adequado ao seu remunerador
-
LS
Suas opiniões e não a de todos os leitores da Folha. Pouca credibilidade entre as pessoas mais esclarecidas? Leu isso no Conversa Afiada (do seu pai?) ou é sua opinião independente tais quais a dos editores do Jornal? A hipocrisia está sendo derrubada na área federal e o pavor já atinge o nível do barata-voa! Você se julga uma "pessoa esclarecida"? E barata-voa?
-
-
Rìbào
Porque no real a mídia verdadeiro auditor do povo / mundo. Antes da internet lutou muito p/tentar suprir necessidd "inconsciente" de comunicação tot / coesão do terráqueo humano. BR continental rico e fragilizado tot. Internet + jornal papel+...= mídia, 1 só entidade. Tmb 1 só entidade os anjos decaídos. Exemplo claro q não podemos omitir o q diabólogos dizem "anjo decaído tem forma esférica qto + nos afastamos de 1 ponto + aprox". A volta Collo + painho Lu + mainha ! Fatal o amanhã.br ? Tvz
-
capanjo
O jornalismo atual é o jornalismo investigativo, vivo atuante,informação com formação de opinião, os fatos e suas interpretações e versões que é a melhor coisa, cada individuo aborda o mesmo fato ou realidade apartir de seus conceitos ,cultura, moral, etica, preconceitos, formação politica.A fôlha têm o seu passado ! isso é problema da fõlha e a sua catarse,mas a fõlha promove democraticamente os conflitos de idéias,opiniões,interêsses e não esconde a luz da verdade da relidade brasileira!
-
Wagner
Mais uma matéria que subestima o leitor. Afirmar que a Folha é apartidária é o mesmo que dizer que os irmão Marinho são de esquerda.
-
Wagner
Mais uma matéria que subestima o leitor. Afirmar que a Folha é apartidária é o mesmo que dizer que os irmão Marinho são de esquerda.
-
Wagner
Mais uma matéria que subestima o leitor. Afirmar que a Folha é apartidária é o mesmo que dizer que os irmão Marinho são de esquerda.
-
castilho
É claro que a instituição Folha apoia alguém.Omitir esta informação é de certa forma iludir o leitor com uma neutralidade que não existe.Um jornal de fato importante emite a sua opinião editorial (como faz com diversos outros temas)mas não censura reportagens e permite artigos e colunas, dentro de certos limites,contrárias. Por exemplo não deve permitir um artigo que defenda o racismo.
-
Biotherm Homme
Não é só o NYT que assume sua preferência político-eleitoral. É assim com todos os jornais e revistas relevantes do Ocidente. Não existe apartidarismo em opinião (algo logicamente impossível). A Folha deveria tomar posição nestas eleições pela reafirmação do direito à liberdade de imprensa neste país.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.