Hélio Schwartsman > Racismo no futebol Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou corinthiano e quando ocorreu a tragédia de Oruro fui a favor da punição ao meu clube. Hoje, após ver a atuação do STJD, vejo que fui inocente, não só este órgãos são uma balela como se mostrou totalmente inefetivo. No caso em questão, da atitude racista de alguns torcedores do Grêmio. Esta moça ao ser flagrada neste comportamento e veiculada seu comportamento pelo paÃs inteiro vai ter um efeito sobre ela e outros maior do que qualquer punição ao Grêmio.
Ainda bem que temos o Hélio para nos lembrar desse princÃpios básicos do direito.
Qdo eu era moleque, na molecada tinham brancos, amarelos, n e g r o s, mulatos, diversas etnias, quase todas as tardes, qdo ñ ia pro mato nadar, brincar, a molecada se reunia no campo pra jogar bola, eram, à s vezes, 20 pra cada lado, com camisa contra sem camisa, durante o jogo aconteciam brigas e discussões e era muito comum a molecada se xingar de f.d.p, v i a d o, bi.cha, mac.aco, ti.ção, go.rdo, palito, orelha de bu.rro, bu.rro, to.nto, etc, etc, hj em dia serÃamos todos presos!
Parabéns pela clareza, finalmente. Ja tinha começado a pensar que o futebol era um mundo paralelo...
A sanção penal se aplica em separado das punições esportivas, e somente nos casos pertinentes - homi cÃdios e lesão corporal resultante de bri gas nos estádios, ou racismo, que no Brasil é crimi nalizado. Por isso mesmo, torcedores ra cistas deviam ser pre sos em flagrante delito, identificados, encaminhados à Dele gacia e indiciados.
Os regulamentos dos campeonatos são decididos pelos clubes que são entidades privadas. A chamada "Justiça Desportiva" não pertence ao Poder Judiciário, e tem caráter meramente arbitral entre as partes. Torcidas organizadas são diretamente financiadas pelos grandes clubes. Portanto, punições esportivas como perda do mando de campo, ou perda de pontos, não precisam seguir as mesmas regras do Direito Penal. Elas são um complemento a este último, e sem prejuÃzo das sanções penais em esfera separada.
Não concordei. Num estádio, se um fez coisa errada, outros mil gostariam de ter feito a mesma coisa. A identificação justa seria atingir esses mil mal intencionados. Outra coisa, na polÃtica interna dos clubes, as torcidas "organizadas" têm muita força, e a punição externa do clube ajuda a diretoria de plantão a executar atos de limpeza cidadã.
Que surpresa, pela primeira vez com foco diferente do da direita oportunista,parabéns.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Racismo no futebol Voltar
Comente este texto