Drauzio Varella > Racismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Não tem

    A cultura capitalista possibilitou ao homem, um salto em inteligência e habilidades técnicas; mas desenvolveu muito pouco a racionalidade. Um bom livro para aprofundar o tema, encontramos em Psicanálise da Sociedade Contemporânea. Autor: Erich Fromm. Editora Zahar. Parabéns ao Dr. Varela pelo texto que é profundamente educativo.

    Responda
  2. PH Andrade

    Essa tese me parece um pouco lombrosiana. Nas sociedades modernas, nos reunimos em grupos em grande parte por razões mercadológicas. O marketing da sociedade de consumo divide as pessoas em classes sociais, faixas etárias, raças, religiões, orientação sexual, bairros, gostos e preferências variados. Temos de superar isso e apostar em grupos heterogêneos, do tipo "todo mundo junto e misturado". Isso sim pode derrotar esta tendência mercadológica que no fim incentiva o ressentimento, nós x eles.

    Responda
  3. Paulo

    Só a religião é capaz de salvar o homem da bestialidade!

    Responda
  4. Lili

    Quanta teoria para justificar falta de educação e de espiritualidade...

    Responda
  5. Rick

    “Não sei se vale a pena viver num mundo que só sabe odiar. Mundo que está sofrendo uma monstruosa e espantosa castração espiritual”.

    Responda
  6. Paulo

    Pela diferenciação individual, preconceito é algo que nunca vai acabar, pelo contrário tende a aumentar. É a disputa pelo espaço. A espécie humana pode mudar em aspectos físicos particulares, mas a essencia continua o mesmo troglodita do passado. Uns tem essa característica exarcerbada, de líder, que conduz os outros, a mudanças históricas. A tendencia mundial é de disputa cada vez mais de espaço por sobrevivencia.

    Responda
  7. antonioreis

    Drauzio como sempre esclarecedor e brilhante. Somos sempre mais bichos do que imaginamos ( alguns mais que outros). Parabéns .

    Responda
  8. Gutenberg

    A educação é o caminho. Somos todos seres humanos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.