Ambiente > Desperdício de água na Grande SP é quatro vezes o volume poupado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quanta desinformação. Consumo de água no Brasil: - Irrigação 72%; - Consumo animal 11%; - Consumo urbano 9%; - Consumo industrial 7%; - Consumo rural 1%. Não são as cidades que estão secando os rios e as águas de subsolo. É a irrigação, sob o pretexto falacioso que está produzindo alimentos mais baratos. Quem mora nas cidades exige reparação da matéria publicada.
Esse Alvarenga é velho conhecido dos foruns, fica a rastrear comentarios dia e noite e usa de ofensas pessoais para tentar desqualificar sinceras opiniões q. não favoreçam os t.r.u.canos, utiliza de palavrões para ofender pessoas que não conhece. Usa de todos sortilegios, as vezes até se faz de gente importante para intimidar. ele mora no parana e sei onde..naum liguem para ele é um pobre diabo do batalhão ja conhecido para defender o atraso .
A unica reflexão que deveriamos fazer é, os trucanos estão no governo a 20 anos e estão nos deixando sem agua por falta de investimento e nos os estamos reelegendo no 1º turno..Elegemos governantes pela capacidade administrativa? O paulista entrou na briga que os partidos fazem p/conseguir espaço politico desqualificando o trabalho um do outro...O paulista esqueceu q. elegemos politicos para que melhorem a qualidade de vida de todos não so de alguns.
Esse Alvarenga é velho conhecido dos foruns, vive a rastrear comentarios dia e noite, prega o odio, e usa de ofensas pessoais para tentar desqualificar sinceras opiniões, utiliza de palavrões para ofender pessoas que não conhece. Usa de todos sortilegios, as vezes até se faz de gente importante para intimidar. ele mora no parana e sei onde..naum liguem para ele é um pobre diabo do batalhão ja conhecido para defender o atraso.
Nada mudou para os Paulistanos, os Postos de Gasolina e lavas-jato continuam normalmente ate com filas de automóveis, lavam-se calçadas como nada tivesse acontecendo...
Há de convir que há uma concentração exagerada da população em um só lugar, e , para agravar, cresce dia a dia sem nenhum controle. Se a região sucumbir ao holocausto hÃdrico, as previsões futurÃsticas seriam terrÃveis. Para salvar, só com a educação da população. A coisa é séria e não é para brincar.
O t..r.u.canos fizeram algo muito semelhantes qdo. estavam no poder em brasilia, os mais jovens não se lembram mas ficamos sem energia eletrica, a desculpa era a mesma..Enfim so podiamos consumir 1/3 do consumo normal a um valor altissimo. Quem duvidar de uma olhada no noticiario da epoca. estamos os reelegendo no 1º turno. porque? competencia
Passando por uma "comunidade" vi uma senhora lavando a rua com mangueira. Óbvio que não pude falar nada, pois tenho amor à vida. Isso acontece porque o Estado é paternalista, e já que estamos em estado de emergência, porque não cobrar o valor real dessas comunidades? Aliás, não só das comunidades, mas também de todos os usuários que extrapolam.
Os paulistas moram em cima do maior aquÃfero do mundo, o AquÃfero Guarani, trilhões de m3 de água potável, rios cortam a cidade de São Paulo, o Tietê corta o estado, o Brasil é um dos paÃses com maior número de rios, o rio Amazonas, São Francisco, despejam no mar quintilhões de m3 de água potável, no nordeste existe outro aquÃfero enorme, as chuvas no Brasil são torrenciais, as inundações em SP são prova, e vem esses pilantras falar em "crise da água"! A crise é de gente competente e ñ de água.
Só para esclarecer, eu não falei especificamente dos tu.ca.nos, falei de forma geral, mais ainda dos pil.an.tras "salvadores do planeta" q usam isso como meio de vida.
Enquanto o paulista aceitar esse discurso moralista dos t.r.ucanos para mascarar a realidade em lugar de investimento e competencia administrativa as coisas ficaram piores, visto ainda temos que conviver com a manipulação de parte da grande midia que assumiu alguns postos que era atribuição do governo...Então
Em um paÃs em que é comum a prática gatos na rede elétrica o que tem provocado inúmeros acidentes; em que há ligações clandestinas de água e esgoto; e o lixo é descartado na beira de rios sendo estes também utilizados como esgoto, não se pode atribuir o desperdÃcio à má gestão. É falta de educação básica que associada a propósito eleitoreiros nos leva ao atual estado de coisas. Racionamento de água é normal em todo canto do mundo. Entre nós, é oportunismo eleitoreiro.
O desperdÃcio é maior que 24%. É só passar pelas ruas e ver canos rompidos e, quando ligamos, demora-se pelo menos dias para alguém aparecer e consertar, fora os gatos e as pessoas inescrupulosas lavando carros na rua. Com certeza é gato.
E quem garante que as perdas são 24%?A sabesp?Ela não tem credibilidade para isto.O diretor responsável pela informação foi o mesmo que deu entrevista e programa de televisão afins de 2013 garantindo que não haveria falta de água.O critério técnico de calculo das perdas nas redes e adutoras e ramais é uma ficção técnica que serve para justificar qualquer número,inclusive este de 24%.
Num estado / paÃs onde não se faz a "lição de casa" fica difÃcil cobrar um racionamento. A incompetência e gestão do sistema é algo que só se comprara com a corrupção do paÃs. Não se tem moral para cobrar nenhum racionamento, em outros paÃses o governo só cobra depois que fez a sua parte com competência.
Não resta a menor dúvida de que é necessário iniciar uma força tarefa para evitar o desperdÃcio de água. Convocar as autoridades do governo, a mÃdia, a famÃlia, a igreja, os Ministérios, enfim toda a comunidade. É essencial ouvir a sociedade que por iniciativa própria já está economizando água há muito tempo, independentemente da atual situação.
São Paulo e uma cidade falida, por isso que anda perdendo para NORDESTE.
O problema da falta de água em São Paulo é a falta de investimentos. Há anos se sabe da situação crÃtica do sistema, porém, a Sabesp, privatizada, dá preferência ao pagamento de dividendos aos seus acionistas estrangeiros, em detrimento aos investimentos necessários. Essa é a verdade. Variação no regime pluviométrico é fenômeno conhecido pela ciência. Neste caso, assim como vários outros problemas paulistas, o erro é de gestão mesmo. E o remédio utilizado, o uso do volume morto, pode ser amargo.
Agora é o desperdÃcio, era o clima, ninguém fala da incompetência do desgoverno Alckmin do PSDB, q priorizou aumentar os rendimentos dos acionistas a fazer as obras q realmente iam eliminar estes efeitos? Desde 2004 se discute propostas e o desgoverno não topou nenhuma. Chega de PSDB no estado de SP, são mais de 20 anos roub@.ndo o estado mais rico da federação.
Comentar exige conhecimento do fato. Antes de partidarizar o seu post saiba que o consumo de água no Brasil é: - Irrigação 72%; - Consumo animal 11%; - Consumo urbano 9%; - Consumo industrial 7%; - Consumo rural 1%.
Esperamos que isso mude...
Fala-se que a culpa da falta dágua é exclusivamente do PSDB, mas nos dois maiores municÃpios do Estado (Guarulhos e São Paulo), que são governados por prefeitos do PT, a cada dia que passa novas invasões de terra são criadas, destruindo áreas de mananciais que são essenciais para recursos hÃdricos e nada é feito, em contar que nestes casos, as ligações irregulares de água são eminentes, e nada, digo nada é feito. Ele vieram para acabar com tudo.
Se calcularmos o desperdÃcio de torneiras mal fechadas, banhos longos em demasia, mangueiras de lavação de carro não fechadas, vazamentos de canos em ruas,casas, e todas as demais inconsciências e abusos do "cidadão", temos água de sobra no paÃs com tanta precipitação, pois paÃses com chuvas mÃnimas não tem falta de água. Além disto mananciais são ocupados por favelas, construtoras espúrias, contaminados lençõis, jogado esgoto em rios, riachos e valas, sem tratamento. Governos ridÃculos!!
Muito li aqui o pouco caso que sempre fizeram com relação à seca no nordeste. Li comentários que a seca seria pelo voto mal dado, pela falta de educação e até pelos nordestinos serem desprovidos de uma certa capacidade (inteligência). Pois bem, agora é a hora de mostrarem o voto bem dado, a educação em excesso e a grande inteligência nata de quem pode passar por grandes universidades. Apenas para meditar...
Segundo o Min. das Cidades, a perda média no Brasil é de 39% na distribuição, pois no Nordeste passa dos 50%. O ideal seria abaixo de 15% como acontece nos Estados Unidos e Europa. Na Alemanha está abaixo de 10% e no Japão abaixo de 7%. As perdas nas linhas são causadas por falta de manutenção, linhas antigas e uso de material de baixa qualidade. Outro problema são os gatos. Só na cidade de SP estima-se que existam quatro milhões.
São várias frentes de combate a seca. No entanto as companhias de águas dos grandes centros não desempenham seu papel em fiscalização e muito menos em tapar os vazamentos. No último verão, em Bangu, bairro no Rio de janeiro, um vazamento ficou quase um mês desperdiçando água, um absurdo! Essas empresas estão preocupadas em arrecadação. O Brasil não é um paÃs sério, só vão tomar providências quando for tarde demais.
Bem essencial a vida, a água é muito mal gerida em São Paulo. Que estespolÃticos que aà estão aboletados no poder, possam ser desmascarados perante o Povo Paulistano e que sejam responsabilizados por esta catástrofe sem precedentes na Histária desse Estado. Absurdo estar-se passando pelo que se está. Esta incompetência, falta de empenho polÃtico deve e tem que se refletir nas eleições estaduais.
Reverter alterações climáticas é o maior desafio de hoje porque exige mudanças comportamentais e econômicas de toda a coletividade - do rico ao pobre, do governo aos governados. Se houvesse mais telhados verdes, a ilha de calor seria menor... se cada edificação guardasse uma % da chuva, terÃamos menos enchentes... se o transporte público fosse mais atrativo que o carro particular, terÃamos menos CO2. Enfim, quem não conheceu a falta d´água´ e desprezou as lições de clima, eis a cruel realidade!
Já é mais do que hora de melhorar a eficiência do sistema combatendo o desperdÃcio e os 'gatos'.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Desperdício de água na Grande SP é quatro vezes o volume poupado Voltar
Comente este texto