Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. celiavasconcelos

    Discordo de achar que apenas o gelo social e a caçoada sejam suficientes para corrigir aqueles que insistem em desfilar seus preconceitos.

    Responda
    1. LS

      celia, há uma correlação positiva entre preconceito e o baixo QI. Os/as inteligentes não destilam falhas morais.

  2. AA

    É um critério simplista classificar Lincoln como "escravo de seu tempo",.. o EUA teria muita sorte se tivesse Lincoln hj governando a nação em vez do fraco e incompetente Obama. Lincoln libertou os escravos, e o q ele disse não foi uma frase baseada na realidade. As sociedades mudam, e muitas mudam para pior, é o caso da atual sociedade ocidental, q ficou em grande parte da sua população id.iota, fútil e com valores ilusórios.

    Responda
    1. AA

      LS, a ela mesma, se estou dizendo q ficou pior só pode ser em relação a ela mesma. Por exemplo ao q era em 1920, ou1950.

    2. LS

      Sociedade ocidental? Em contraposição ao que?

    3. AA

      Numa das frases acima eu quis realmente dizer: "Lincoln libertou os escravos, e o q ele disse foi uma frase baseada na realidade."

  3. Biotherm Homme

    O articulista defende nas entrelinhas que o ra-cis-mo e outros ódios a coletividades não sejam considerados crimes em nome da liberdade de expressão, etc. Estou com ele. Acredito que a sociedade resolve melhor esses problemas do que o Estado.

    Responda
  4. Brasileiro

    Muito bom Hélio, como sempre, textos muito bem escritos e que nos convidam a reflexão. Somos mesmo prisioneiros do nosso tempo. O próprio Lincoln hoje, se tivesse vivo, estaria horrorizado.

    Responda