Ciência > Brasil tem só 4 dos 3.215 cientistas cujas pesquisas têm maior impacto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E a Mayana Zatz?! Curioso esse levantamento....
E a qualidade da educação nos últimos anos só decai...
E ainda tem gente que critica o Ciências Sem Fronteiras... A sorte é que o povo não é mais bobo.
Apesar desta informação que tem o viés negativo, como a maioria das informações que são publicadas e citam o governo como culpado, se está fazendo um esforço. Uma das caracterÃsticas de se conseguir melhorar a qualidade é inicialmente melhorar a quantidade, para depois se melhorar a qualidade. Se se quer atletas de ponta tem se que aumentar a quantidade e depois aumentar a seleção e investir na especialização e treinamentos especÃficos. A iniciativa privada tem parte a culpa neste caso.
Atendo-me à área de engenharia: nem sempre publicamos o que fazemos.Solucionamos problemas e barreiras tecnológicas que fazem parte do nosso contexto. Auxiliamos no desenvolvimento e implantação de novas tecnologias, que muitas vezes não fazem parte das prioridades tÃpicas dos paÃses , digamos, "mais ricos". Temos tecnologias desenvolvidas internamente, e que estão incorporadas em empresas de porte e com destaque internacional. Muitas empresas optam pelo segredo industrial. DaÃ...
Um paÃs continental, com aproximadamente 200 milhões de habitantes e apenas 4 cientistas de renome, é o contraste vergonhoso comparado aos milhares de polÃticos sem significância, cujo objetivo é detonar o suor de quem trabalha.
Me angustia muito, visto que em um Congresso Internacional de Bioética, Professor Volnei Garrafa da UNB, relatou fatos sobre a questão que muitos negociam suas pesquisas com as indústrias e muitas vezes elas que ditam as regras, antes delas serem descobertas!! Tem um doutorado que revela esses atos !! Com isso quem tem o mérito é ............. Estão querendo privatizar a USP, para isso começa com conflitos, crises com que intenção???? Reflitam???
Vcs, esqueceram do Dr. Gilberto De Nucci, tem várias moléculas patenteadas, está como imortal na Academia Brasileira de Medicina, desde 2005, na cadeira que foi de Oswaldo Cruz. Pesquisem mais.....
O pessoal, provisoriamente no governo, só fala em distribuir renda, dar as "bolsas esmola", etc. Mas, ninguém se preocupa em como "criar riqueza". Para criar riqueza, é necessário criar valor, algo que outros (outros paÃses) estejam dispostos a pagar por isso. E, para isso, pesquisar, "fazer ciência" é fundamental. É necessário termos pesquisadores bem formados. Apenas representar empresas de fora não basta.
Deve ser culpa da Marina e da Neca
Quem é bom sai fora do Brasil, vai ficar dando bom dia para cachorro! Vide algumas reportagens de TV que aparecem muitos médicos,cientistas etc... Trabalhando fora do paÃs.
Calma, esperem o programa ciência sem fronteira decolar e frutificar. Quando os apadrinhados da cumpanheirada voltarem de portugal aonde foram aprender inglês e fÃsica quântica vocês vão ver a enxurrada de publicações.
Qual o percentual dos participantes do programa que foram para Portugal? E o mesmo dos que foram para os EUA,
Se fosse uma lista de pessoas mais corruptas, 95% seriam de brasileiros!!!
Já pastores e lutadores de MMA a gente tem um monte, nossas prioridades...
Consequência disso é o baixo registro de patentes, frustando o retorno à s universidades de parte do investimento em pesquisa. Quem deve explicar esse desempenho medÃocre de nossa pesquisa cientÃfica são aqueles 54 reitores que assinaram a tal carta de apoio a Dilma.
Fazer pesquisa no Br é piada: é o mesmo que dirigir uma Ferrari em estrada de terra. Absoluta falta de infraestrutura, apoio e ausência total do governo. É escrever em tabuas ou pedras.
DeverÃamos apostar nos pratas da Casa,infelizmente não é assim que acontece,nos sos politicos apostam neles mesmos,e deixam o povo a mercê,da ignorancia em to- dos os segmentos sociais.Apostam no EU,EGO,para suas artimanhas e seus engo- dos,Não apostam na Grandeza do Brasil e seu povo,enfim as COISAS SÓ BOAS P/A ELES MESMOS,Praticam o MATERIALISMO E EGOISMO,ah o POVO só na hora das eleições,mentem para se beneficiarem.Triste fim,mas cairão nas MAÕS DO CRIADOR não são imortais.Publica aÃ
Coincidência ou não, os quatro são de estados administrados pela ave de bico longo.
O que tem a ver a UFV com o governo emplumado ?
Vou repetir o que sempre escrevo nessas ocasiões. O Brasil tem 178 horas de programação religiosa para cada 1 hora de ciência na TV aberta por semana... O Brasil tem cargos para bacharéis de direito em cargos polÃticos em BrasÃlia para receberem 20 mil, com direito a passagens de avião e hotéis 5 estrelas enquanto astrônomos com doutorado ganham 2 mil, tem direito a passagens de ônibus e hospedagem em albergues para irem até os telescópios do Chile... É de admirar que tenham alguém na lista.
Bom cara, o que vc está fazendo no Brasil então? Os incomodados que se retirem! Caso já não esteja mais aqui, esqueça e vá curtir mais o lugar onde vc está, que deve ser um verdadeiro paraÃso
(celia) Eu arredondei, quando obtive a informação o salário era uma coisa próxima de 1,7 mil...
Astrônomos com doutorado ganhando dois mil ? Até a bolsa de doutorado é maior que isso.
Quem desmonta a USP não é o Governo do Estado. É o monte de inúteis que foram pendurados por força das escolas de samba que funciona por lá. O que tem menos nessa universidade são professores...
Sou professor universitário. Irei a um congresso cientÃfico apresentar trabalho com potencial inovador. Tive que pagar a inscrição do meu bolso.
Nossa especialidade é tocar tambor, chutar bola e tomar cervejinha.
E Romario Senador da República!
Feliz com a notÃcia. Considerando os valores da nossa sociedade, poderÃamos não ter nenhum.
Mas, a quantidade de mestre e doutor em gestão, marketing e rh é pra sermos o paÃs mais bem administrado, emtodos os niveis. E proliferam bolsas. Ninguém quer ser pesquisador cientista, os tÃtulos, na maioria são conquistados para melhorar holerites e p. t. saudações.
Completando: chegar ao poder pra roubar dinheiro público.
Excelente reportagem. Esse tipo de indicador é fundamental para entedermos a (ir)relevância da ciência feita no Brasil no mundo. Fatiar um trabalho e ser pródigo em autocitações não faz a ciência avançar nem aqui nem na China, nem na Rússia nem na Ãndia.
Só quatro? Se o Governo do Estado continuar com o desmonte da USP aà é que não teremos mais nenhum nome nessa lista!
Dois pesquisadores da USP, isso só fundamenta ainda mais a importância dessa instituição em um paÃs que administra porcamente a produção cientÃfica . Enquanto isso, os comandantes do Tucanistão fazem o possÃvel para acabar com o complexo universitário paulista (e ainda há quem defenda a privatização dessas instituições).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Brasil tem só 4 dos 3.215 cientistas cujas pesquisas têm maior impacto Voltar
Comente este texto