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  1. Viva

    Essa premiação por desempenho dada aos professores (meritocracia é algo mais importante e mais complexo) distorce, onde é implantada, a real aferição do aprendizado, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental. Há uma tendência, humana e compreensível, de superestimar o desempenho dos alunos para a escola "ficar bem na foto". Meritocrático de verdade seria o reconhecimento do trabalho do professor através do salário. Só assim poderia haver uma avaliação consequente e um ensino eficaz

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  2. Inspirado

    Nos últimos quarenta anos os inventores e adeptos das teorias pedagógicas libertárias, não conseguem, aquilo que é a essência, ensinar. Substituíram as normalistas por pedagogas, que passam o tempo discutindo quais correntes são as melhores. Isso é nítido a cada início de ano quando mudam todo o material didático e nunca acertam. Ganham as editoras. Os tais melhores colégios, impõem aos docentes e discentes as famosas apostilas, para preparar o vestibular.Nas casas aquela educação esqueceram.

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  3. Dewey

    O problema é que o governo tem mania de querer re-inventar a roda. Seria mais simples escolher dentre os modelos que deram certo no mundo e fazer a adaptação para as condições do Brasil. O comentário abaixo tem razão; sem a participação da família não tem nenhuma chance de sucesso.

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  4. baltazar

    ...e a tal família! Os pais não vão ser convocados para a colaboração na educação dos filhos!

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    1. Kilgrave

      A tal família tercerizou o ensino para os colégios.

    2. Souza

      Caro Baltazar, quiséramos nos que a família se motivasse a envolver-se, efetivamente, na educação escolar dos seus filhos e não deixasse esta função a cargo exclusivamente do Estado que, conforme os dados apontam, carece de competência para tal.

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