Hélio Schwartsman > Pela culatra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Déjà vu

    A 'Democracia Disfuncional' do Brasil o Voto é Obrigatório. Óbvio, p/ legitimar os Oligarcas do Agreste e Norte. Favorece também o Pai (Mãe) dos Pobres ou 'Salvador da Pátria' de plantão, só as 'Moças' Mudam!!! O sistema eleitoral vigente é Pernicioso, o poder é mantido graças a Miséria e Analfabetismo convenientes. A população Despolitizada luta p/ sobreviver cada dia, e é Abduzida a votar em governos feitos pelos Marqueteiros, Magos de Ilusões e Esperanças, haja Fé!!!

    Responda
  2. Viva

    Ninguém me tira da cabeça que essa propaganda do TSE "dá uma forcinha" para a candidata da situação. Os políticos trambiqueiros retratados nas peças são sempre homens de terno; fazem, enfim, o estereótipo de um dos personagens principais da oposição. E para que mesmo servem esses anúncios grotescos? Para dizer pro pessoal votar bem, votar direito... Seria ridículo se não fosse suspeito. Agora tem anúncio até do Ministério Público!... Como eles vão investigar se fazem a mesma coisa?

    Responda
  3. BethO

    Aproveite bem a viagem, Hélio. Quem sabe vamos para o mesmo lugar? rsrs

    Responda
  4. paulo

    Boa! TSE e TRE Gasta o dinheiro dos contribuintes e nada faz para fazer a obrigação de autuar os políticos com ficha suja. Quem é ministro do TSE? É chapa branca e não tem valor.

    Responda
  5. Fábio Nogueira

    Depois de muito trabalho e luta conseguimos emplacar a Lei da Ficha Limpa, depois conseguimos acabar comas votações secretas no Congresso... Vamos fazer o mesmo e tornar o Voto Não Obrigatório... Sei que é uma empreitada difícil mas não é impossível. Mas tem que ser pala nossa iniciativa, pois não podemos esperar isso desses poliquitinhos.

    Responda
  6. Kilgrave

    Embora o voto seja obrigatório a campanha do TSE obviamente visa diminuir a abstenção. O "peso" da obrigatoriedade tem um custo moral que uma multa irrisória não paga. O ideal seria o voto facultativo. Qual o valor do voto de alguém que cumpre um rito alienadamente ? Este votante é presa fácil do partido situacionista que dispõe da máquina e dos caros marqueteiros.

    Responda
  7. Tales

    Democracias civilizadas requerem pessoas civilizadas. 514 anos ainda não foram suficientes para produzir tal efeito.

    Responda
  8. Symon

    Excelente texto. Parabéns.

    Responda
  9. Dewey

    A maior preocupação com o sistema eleitoral brasileiro é o fato de que, devido a rapidez das apurações pela urna eletrônica, o processo não pode ser auditado. Estamos a mercê de governantes que já demonstraram pouco compromisso com a ética e não seria inconcebível a fraude do sistema. Para piorar a única cópia da chave de ecriptação está sob a guarda da Abin, órgão que pela natureza da sua atividade possui transparência zero e está sujeita a pressões políticas.

    Responda
  10. carlmarx

    Mas o voto no Brasil é facultativo ! Só que 'a moda brasileira ... O que o TRE/TSE não conta para o "povo" é que ele pode exercer este direito, só custa entre R$1,05 e R$3,51 para poder desfrutar deste privilégio. Pessoalmente já venho usando esta prerrogativa há 4 eleições e não perdi o número de cadastro do título.

    Responda
    1. beto

      ou seja o voto é obrigatório.

    2. Maurilio

      Bem pensado! É verdade, só vota quem quer, ninguém é obrigado. Também já fiz isso muitas vezes...

  11. Falando serio

    Helio, o problema e' outro. O poder publico precisa escoar as famosas verbas publicitarias que tanto encantam nossos dirigentes e administradores. E' o mesmo que a monopolista Petrobras e os bancos estatais com sua clientela cativa. Fazem publicidade porque a verba ja' foi "empenhada", nao porque precisem.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.