Vinícius Torres Freire > Os super-ricos do Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A Giovana não entendeu nada do que eu disse. Não defendi a miséria. Falei em desigualdade em nÃveis existentes em paÃses desenvolvidos, onde há milionários que criam riqueza e a classe média que vive em condições de dignidade. A grande verdade é que existe uma esquerda idiota que vive a combater o capitalismo, mas não é capaz de responder a pergunta: quem paga a conta.
C certeza, nessa lista, faltam os multibilionarios q andaram por ai roubando os cofres públicos !!!!!
No mundo todo, 84 pessoas possuem a metade de toda a riqueza mundial. No Brasil a proporção deve ser pior. Só o socialismo para corrigir isso. Cuba é um exemplo. PaÃs extremamente pobre em recursos naturais, submetido a um embargo criminoso pelo imperialismo ianque, tem um dos nÃveis de qualidade de vida mais altos do mundo, segundo estatÃsticas da ONU. É um paÃs mais democrático que os EUA.
Fato! Só notar a imensa quantidade de pessoas fugindo dos EUA para Cuba!
Hahaha... tem um dos nÃveis de qualidade de vida mais altos do mundo para Fidel, Raul, e seus asseclas, não para o povo.
Cuba mais Democrático que EUA...pelo amor de Deus...
quanta abobrinha...o Socialismo não deu certo em nenhum paÃs do mundo...
e o Brasil para esses poucos, é uma maravilha...os P.R.Costas e Yousseffs fazem a festa no nosso amado paÃs!
cuidado Sr. VinÃcius...o Sr. pode ser demitido
A questão á a seguinte: o que é melhor é haver desigualdade ou igualdade. É bem verdade que podem argumentar que essa não é questão, mas o nÃvel de desigualdade e aà estão certos. Mas, a desigualdade cria riqueza e a igualdade não, pois a desigualdade permite a poupança e o investimento privado. Recentemente, um amigo meu voltou de Cuba e disse que pegou um taxi dirigido por um médico, que fazia bico para complementar seus ganhos, pois seu salário era de 25 dólares por mês. Lá, é tudo igual.
... Vc não entendeu o texto? O problema não é a igualdade entre todos e sim ter uma minoria super ultra rica favorecida polÃtica enquanto o resto da população fica a catar migalhas, algo que se aplica a Cuba/ Rússia e China. Olha como é a casa do Fidel Castro/ Putin e etc, enquanto a população sofre, eles vivem como reis.
Se é para comparar melhor comparar com paÃses como a Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia até a Alemanha, Japão ou Coreia do Sul. São exemplos de paÃses capitalistas menos desiguais, com forte taxação dos ricos ou grande investimento na educação.
Svarat, em El Laguito estão as embaixadas das representações estrangeiras. Fidel, segundo a Veja (extremamente anticomunista), possui uma casa de 300m2 (do tamanho da minha, que sou classe média baixa no Brasil). E não há uma "classe dirigente". Fidel, por exemplo, é eleito pelo povo, democraticamente, num processo mais democrático que o dos EUA. Classe dominante existe no capitalismo.
Onde alguém descobriu que a desigualdade cria riqueza??? É exatamente o contrário. Onde todos têm iguais oportunidades de estudar e se desenvolver profissionalmente, a geração de riqueza é maior. Se você se refere ao problema da emulação, esse é um problema de educação.
Se você morasse em um barraco sem luz, água e tivesse um subemprego será que sua opinião também seria essa? Francamente...Aliás, não é socialismo o que existe em Cuba. Ninguém sabe, ninguém nunca praticou.
A verdade é que a retórica da igualdade no socialismo é uma grande falácia. Não existe sociedade mais desigual do que a socialista, em que uma pequena parcela da população, a classe dirigente, detém, concentrado, todo o poder polÃtico e econômico, se apropria da renda e da mais-valia dos trabalhadores de uma tal maneira que nenhum capitalista ousaria e ainda diz que faz isso em nome da justiça, da igualdade e do interesse do povo. Não é mesmo uma piada?
Em Cuba não há igualdade. Existe a imensa massa do povo, a classe dirigida, que recebe salário miserável e igual seja qual for sua profissão; e existe a classe dirigente que se apropria do grosso da renda do paÃs de uma maneira muito mais intensa do que os ricos no sistema capitalista. Quem quiser saber como vive a elite cubana, basta entrar no Google Earth e dar uma volta sobre o bairro de El Laguito, em Havana, e verá as mansões com imensas piscinas e jardins onde vive a elite cubana.
Essa história do aumento da desigualdade, que virou moda depois da publicação do livro "O Capital do Século 21", de Thomas Piketty, está mal contada. Gary Burtless, do Brookings Institution, demonstrou recentemente que isso só acontece se for considerado os rendimentos antes dos impostos, do contrário a desigualdade tem diminuÃdo ou se mantido nas economias mais importantes, e no Brasil não deve ser diferente.
O relatório de Davos é que diz que 84 pessoas possuem metade de toda riqueza mundial. Não se trata de renda after taxes.
Você está corretÃssimo. O Brasil é um caso a parte.
Entendo que isso acontece nos paÃses onde os mais ricos pagam mais impostos. Aqui,não. No Brasil, quem ganha mais, paga menos impostos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Os super-ricos do Brasil Voltar
Comente este texto