João Pereira Coutinho > Será que Deus existe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Discordo do colunista. Deus não é uma questão de religião e de fé somente. Como uma entidade metafÃsica a busca pela explicação da existência de Deus pode se dar pela via filosófica sim, visto que esta ciência trata das questões metafÃsicas e somente ela pode alcançar tais reflexões racionalmente.
Os ateus não acreditam em Deus, mas perdem um tempo imenso tentando provar que Ele não existe! Querem prova maior que, na verdade, o mais empedernido ateu é um crente envergonhado?
Aà eu te pergunto..O Dlabo existe?..se existir ...manda um pra mim ..vou colocar como cão de guarda.....
deus existe!! chama se joao pereira coutinho! caro colunista pare de chamar os outros de ignorantes! preste atenção !! quem e voce? voce e aquele sabe a verdade sobre deus!!! ok ridiculo
Jesus disse que a fé não é de todos (Hebreus 11:06). As pessoas acham que seus atos não têm consequência (Atos 17:31). O maior de todos os problemas é que a Teologia cegou as igrejas, que não sabem quem é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna (I a João 5:20), e que ao invés de falar da verdade do Evangelho, só falam em milagres e bênçãos (I a Timóteo 3:14 a 16). Jesus Cristo é Deus e não Filosofia. Você pode conferir agora ou depois, afinal existe o livre arbÃtrio. Porém depois não terá chance.
Concordo, não há como ver racionalidade na crença religiosa, sua origem são medos primitivos, principalmente das forças da natureza. Os quais hoje estão expressos no medo do futuro e da mudança. Comparem o nÃvel de crença na europa ocidental onde há uma rede de proteção social e verão o quanto isso tem de fato.
num paÃs onde 50 reais de bolsa qualquer coisa decidem quem será seu Presidente , essa discussão é descabida ...
Deus existe e não é brasileiro, é dos pe tis tas...dá tudo certo para eles...conseguiram aparelhar tudo....
Hawking parece pretender ser o "Demônio de Laplace" pós-moderno, decretando que o cérebro do Homo Sapiens já é capaz de compreender toda a Natureza em seus mÃnimos detalhes (o que já é "sobre-natural"!!!), além de "resolver" o problema da (in-)existência de Deus fazendo do nada (absoluto???) a nova "causa sui" da realidade fisicalista contemporânea. Imagino que o próximo livro dele se chamará "O Fim da Ciência"!!! Será que vai superar John Horgan? E o Nobel à Hawking por essa descoberta? Cadê???
Este nada do cientista é tão poderoso que criou um universo com ele incluso. Ele é apenas um subproduto deste nada.
Em qual o contexto que o cientista Hawkings colocou esta frase? Citar somente um trecho e analisá-lo chamando-o de ignorante não é válido. Isto acontece com outros como o biologista Francis Dawkins ou o fÃsico Laurence Krauss. Qualquer meia frase já é mal interpretada quando é necessário entender o pensamento completo. Vários cientistas discutem tópicos como cosmologia, biologia e religião e temos que ter abertura mental para "derrubar dogmas e inaugurar perplexidades"...
Hawking está anunciando isso em sua última obra "O Grande Projeto" e numa série de 3 documentarios acessÃveis no youtube tb. chamada "O Grande Projeto".
A concepção de Deus está ligada ao conflito entre servidão e poder. No ocidente ou no oriente não se acredita em Deus, acredita-se em um sistema de valores, culturais com papeis de quem manda e quem obedece, de prêmio e castigo. Portanto, quando se diz "você acredita em Deus" as respostas vão sempre aparecer nesse contexto. Entender o nada e o vazio propiciado pela ciência é que gera o ateÃsmo inevitável. Acreditar em Deus é como diz a própria Biblia: "uma vaidade a correr atrás do vento".
Esta discussão se polariza entre o que é previsÃvel e o que não é (aleatório). Está mais do que comprovado que para que o aleatório exista, o previsÃvel deve necessariamente existir antes dele, ou seja, mesmo que o universo surja por si próprio, ele deva assim fazer porque existiam leis naturais antes dele que conduziram todos os processos que ocorreram na sua formação e desenvolvimento. Caso nosso universo fosse realmente aleatório, ele poderia desaparecer ou mudar de forma a qualquer momento
Gecaiza O argumento circular só existe porque nossa mente se habituou a isso. Nossa tendência é sempre atribuir a um passado a um presente e uma causa para a consequência. As evidências apenas convergem para o aleatório dependente do previsÃvel e nessa ordem. O resto é apenas especulação. As leis naturais não são criações de nossa mente
O argumento continua sendo circular, pois é de se perguntar: e antes do previsÃvel, o que era???
O articulista desenvolveu o tema de modo muito pretencioso, demonstrando a intenção de superar o gênio Stephen, mas, como escreveu bem, está perdoado.
Com muita propriedade, autoridade e respeito você conseguiu colocar alguns paradoxos que envolvem um tema tão "aberto" às análises como o é a fé: a crença na existência do ser divino e a capacidade da onisciência, onipotência e onipresença, correlacionado com a afirmação tão definitiva de uma personalidade da ciência. Maria Helena
É perfeitamente natural que os ateus, os materialistas e os agnósticos tenham dificuldade para aceitar a existência de Deus e assim, mesmo que eles não acreditem em Deus, Deus continuam acreditando neles. Penso que Voltaire foi feliz quando disse que não acreditava no Deus criado pelo homens, mas no Deus que criou os homens. Max Planck(1858-1947) teve a mesma felicidade com esta reflexão: "Para os crentes(religiosos) Deus está no princÃpio das coisas, para os cientistas ao final de cada reflexão
"....mesmo que eles não acreditem em Deus, Deus continuam acreditando neles..." Tenho pena desse tipo de argumento.
Do ponto de vista cientÃfico e racional essa pergunta não pode ser respondida.
As leis fÃsicas não podem fornecer uma explicação completa do Universo. Pelo menos ainda. As leis por sà só não criam nada, elas apenas fornecem uma descrição do que acontece sob certas condições. Na verdade Hawkins não afirmou que o Universo foi criado do nada, mas a partir de uma força de gravidade aparentemente eterna. O Universo como o conhecemos, um dia terá fim, mas não será transformado em "nada", talvez numa forma de energia que não conhecemos para formar em seguida um novo big bang.
Só um adendo. Antes de responder se Deus existe precisa definir o que é Deus. É aà que a porca torce o rabo. Me parece que a palavra sempre foi usado para definir algo misterioso ou para justificar o que para humanos sempre foi algo injustificável, ou o conformismo, resignação, a fraqueza, etc. ou o pior, para justificar algo praticado pelos opressores com a maioria oprimida. Para os gregos antigos o significado é totalmente diferente.
olha a unica forma de saber se deus existe e pela fé em jesus cristo,mais como?ouvindo a palavra e crendo em jesus como teu unico salvador.so isso?nao depois reseberas o batismo que e o perdão dos pecado ai receberas a virtude do espirito santo que habitaras em vos.se permaneser na palavra que e a verdade sertamente seras feliz tu e tua familia.facil não.não e religião e graça que foi dada de graça que um dia foi dada aos santos.conheceres a verdade e a verdade vós libertarás.
olha a unica forma de saber se deus existe e pela fé em jesus cristo,mais como?ouvindo a palavra e crendo em jesus como teu unico salvador.so isso?nao depois reseberas o batismo que e o perdão dos pecado ai receberas a virtude do espirito santo que habitaras em vos.se permaneser na palavra que e a verdade sertamente seras feliz tu e tua familia.facil não.não e religião e graça que um dia foi dada aos santos sem dirtoção.
Genial
Se existe algum criador, ele deve ser alguém muito sádico, ou deve ter cometido algum engano. Fez e tirou o dele da reta.
No sistema capitalista,só a moeda liberta,quem não tem e é o caso da esmagadora maioria,nunca terá liberdade real,sempre estará escravizado,mesmo que não perceba por questões de quantidade de cultura possuÃda,pela pequenÃssima minoria de milionários,o problema não é saber se Deus existe ou não,a questão é anterior ,quem criou este profeta maior,o ovo ou a galinha.
Isso mesmo! A resposta ao JPC, não importa o que ele fale e vindo de você, só poderia ser esta: viva o comunismo! Alguma outra ideia lhe passa pela cabeça?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Será que Deus existe? Voltar
Comente este texto