Demétrio Magnoli > Nosso homem no califado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ronaldo

    O colunista belicista não entendeu o discurso da Dilma na ONU ou resolveu distorcer para poder alinhar com seus credos. Deveria a ler a Coluna do Clóvis Rossi na Folha e aprender um pouco sobre geopolítica.

    Responda
  2. Haydn

    Ótima ideia, enviar o Marco Aurélio top-top para estabelecer o "diálogogo" com o ISIS! Se for bem sucedido, estará assegurada a cadeira do Brasil no Conselho de segurança. Se não, rolará sua cabeça, lá ou aqui!

    Responda
  3. roberto

    Humm...a presidente em nenhum momento se posicionou a favor do EI, ela lamentou a " barbárie" de lá e toda que é praticada no resto do mundo. resultado da politica externa dos EUA, simples assim.

    Responda
  4. Alexis

    Mais uma vez o texto do Prof. Magnoli é lúcido e elucidativo. A Sra. Dilma como pessoa tem todo o direito de pensar a bobagem que quiser. Já a Chefe de Estado/Governo brasileira tem por dever legal ter cautela e sobriedade nos seus pronunciamentos. A Sra. Dilma precisa entender que ela em razão da posição que ocupa não pode falar toda idiotice que lhe vem à cabeça sob pena de colocar em risco o Estado e o povo brasileiro com possíveis retaliações.

    Responda
  5. spider

    Nossa Presidenta Dilma eh uma ju-me-nta, uma crianca de 7 anos sabe mais de assuntos internacionais que ela. Ela vai na ONU criticar o bombardeio de terroristas. O que ela propoe, deixar os EI expandir e tomar conta de toda regiao? Infelismente temos uma Anta na Presidencia, e toda ve que abre a boca, o povo tem que gritar cala a boca Magda! Dilma sucateou a imagem do Brasil la fora, colocou a gente do lado dos piores parias internacionais. Por isso essa eh a hora de Aecio ser eleito.

    Responda
    1. waldirPiNot

      Não gente, não, o Spider não tem oito anos...

  6. HuqqerT

    Se alguém conhecer um decapitador disposto a aparar a peruca da Véia, eu pago a passagem.

    Responda
  7. Herdf

    A direita brasileira está se superando, onde foi que Dilma defendeu o EI? Ela só disse o óbvio e constatado na realidade. As intervenções americanas fortaleceram esses grupos, por isso falou de negociação, mas aqui a direita raivosa baba, apóia o bombardeio da faixa de Gaza, intervenções equivocadas dos americanos e etc. Quem fortaleceu Al Kaeda, EI e outros? Ora eles pegaram dinheiro e armas dos americanos para lhes ajudar e se viraram contra eles. Isso é fato.

    Responda
    1. LS

      Mais um favorável a decapitações! Leia de novo, já que não entendeu nada!

  8. Maria

    A presidente tem um raciocínio grosseiro e é assegurada por espertalhões que martelam as dicotomias mais atrasadas e fora da realidade. O resultado está aí.

    Responda
    1. Maria

      digo, assessorada

  9. Carson

    Magnoli é o vira-lata por excelência... ele não está p! da vida apenas pq Dilma não apoio o ataque, mas pq o fez segundo ele, por birra contra os eua... como pode? Nós? Tão subalternos e obedientes... o q Di1m4 fez foi reafirmar uma postura histórica do Brasil, q o destaca de quase todos os países do mundo - pacifismo irrestrito. Mas para magnoli é bem mais simples, basta apoiar os eua.

    Responda
    1. LS

      Mais um favorável a decapitações!

    2. Maria

      irrestrito com a cabeça dos outros, pelo visto

  10. jose

    Esperar o que desta sra. que como presidente do Braisl aceitou ser governada pelo auto intitulado metamorfose ambulante ou lulallá?O mesmo que em nome do lema"sem medo de ser feliz"instituiu a maior corrupção na históri adesta República.Se ela teve o despudor de tercerizar o maior e mais nobre cargo público do pais apoiar os criminosos do EI é café pequeno,sai na urina como já ensinou o seu apedeuta criador.

    Responda
  11. PH Andrade

    O próximo passo será Dilma chamar pra dialogar figuras do naipe de Elias Maluco, Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar. Ah, esqueci do Maníaco do Parque...

    Responda
  12. Fábio Nogueira

    Devemos agradecer mais essa vergonha da nossa já fracassada política externa ao "cumpanheiru petheba" Marco Aurélio TopTop... Nessas horas o Barão do Rio Branco deve estar se virando no túmulo.

    Responda
  13. LOUIS BLÉRIOT

    O anão diplomático agiu novamente.

    Responda
  14. Libório

    A presidanta, achou que estava discursando numa assembléia da UNE ou num encontro do MST. Um discurso irresponsável que endossa uma política de governo (não de estado) que flerta com o radicalismo islâmico, combatido dentro do próprio islã, com a intenção rasteira de contentar os barbudinhos bolivarianos do Itamaraty, só pra espezinhar os EEUU. Puro prejuízo pro Brasil.

    Responda
    1. Allan

      Boa idéia essa de mandar o Marco Aurélio Garcia pra embaixador no califado.

  15. baiano

    O tempo de abaixar a cabeça para tudo que o EUA e Europa determinam ser bom para o mundo, acabou. O alinhamento não é mais de primeira e com puxa-saquismo. A posição da presidenta foi ótima. Por acaso um assento no conselho de segurança vai ter poder de veto igual a Rússia, China, EUA. Claro que não. A ONU é um circo cheio de palhaços que serve apenas para justificar os desmandos das grandes potências em relação aos mais fracos.

    Responda
    1. Maria

      Chegou o tempo de abaixar a cabeça para o radicalismo dos bolivarianos e dos assassinos decapitadores.

  16. tadeumarcos

    No sempre previsível texto sou do contra deste comentarista assim como o Rei e a Senhora das Castanhas não existe menção aos supostos erros continuados que a atual administração dos EUA faz e que ocasiona essas formações de fanáticos religiosos. Não acredito que o comando da Nação americana não soubesse que essas criaturas se uniriam em busca da formação de um califado. Assim como os Curdos estão montando sua nação e não aceitarão retrocesso.Fez igual a Presidenta, jogou o nada para a plateia.

    Responda
    1. tadeumarcos

      Você sabe ler? Os terroristas do EL são filhos dos EUA são resultado das ações criadas e procriadas por eles. Não existiriam em uma administração americana mais eficaz. Uma administração que não causasse ingerências internas irresponsáveis assim como a nossa desde sempre, e não nessa administração vem fazendo. Chaves se manteve no poder em uma determinação forte e legitima de FH8 que era nosso Presidente na época da crise na Venezuela. O Brasil já há vinte anos e um exemplo a ser seguido.

    2. nunes

      Pelo visto você também que fazer parte da caravana de mavs que vai negociar a paz com os hterroristas do EI, a dica é que você faça um bom seguro de vida porque certamente você voltará sem sua cabeça e seu cérebro lavado com aguarrás. Estes mavs... kkkkk

  17. waldirPiNot

    Terrorismo é o cara não reconhecer que isto o que vemos, é só a RESULTANTE do que vem sendo feito há anos, seguidamente. Por acaso não vimos o Super Líder da JustiçaMundial, formatando o jovem BinLaden lá atrás ?! Acaso não o vimos depois assassinando o amigão ?! Acaso não vimos o antigo parceiro Saddam, com a corda no pescoço, depois de vencida a parceria ?! Ou os plantadores de papoula (heroína) destruir o Afeganistão, que erradicara os plantios, anos antes ?! Dilma tem Razão. Não tem fim !!

    Responda
    1. LS

      Mais um favorável a decapitações!

    2. Kilgrave

      Assim como vimos o lula defender sarney ; se aliar a renan e collor. O pt pode ser oporttunista, porque quem ama fica bobo e não vê os defeitos no objeto amado.

  18. Peter J

    O triste deste episódio é que Dilma não tinha a mínima ideia das implicações do discurso que estava lendo. Top top a manipula como quer. O resultado é um desastre.

    Responda
  19. nunes

    Os mavs estão organizando uma caravana para irem dialogar com os rterroristas do EI, os integrantes são mavs sábios que desejam dialogar e negociar com os hterroristas, dentre eles estão o cáreca, Fuscão P reto, Carl, Waner, o chefe da caravana é o mav Fabricio Virose, certamente eles perderão suas cabeças com seus cérebros lavados com aguarrás. Ou conseguirão os inteligentes mavs acabarem com a mania de decapitar dos hterroristas?

    Responda
  20. Waner

    Dilma está certa: defendeu a posição de que a guerra não é o melhor caminho. Não vejo nada de errado nisto. Pelo contrário, a posição firmada pelo Brasil, através da fala da Presidenta vai no futuro nos render bons frutos. Guerra só é boa para que fabrica armamentos.

    Responda
    1. LS

      Mais um favorável a decapitações!

    2. nunes

      A posição firmada pelo Brasil ao indicar o diálogo com os hterroristas do EI vai nos render bons frutos? É claro que você não tem a mínima noção da caca que escreveu.

    3. Waner

      Tem muitas pessoas que são mesmo radicais, não aguentam um pensamento diferente e logo já apelam. Apelou! Perdeu!

    4. nunes

      Waner, você foi convocado como mav "voluntário" integrar caravana que vai dialogar com os cortadores de cabeças do EI, a primeira é única instrução do comitê central dos mavs é: faça um seguro para amparar sua família, as chances de você voltar com sua cabeça é ... 0,00%. Boa sorte, o ParTido sentirá sua falta.

    5. Luis Zaneti

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. svarat

    Fora Dilma, fora P T! Que Deus nos livre desse bando de energúmenos, insanos, mentirosos e corruptos.

    Responda
  22. Carcará

    A chefona está senil. A imprensa mundial gravou tudo o que ela disse, palavra por palavra, e ainda culpa os meios de comunicação de distorcerem as informações.

    Responda
  23. Guriatã

    Este teu discursinho endireitado,tá perdendo aqui no Brasil de 40 a 16,teu candidato ao contrário das represas paulistas, tá fazendo água por todos os lados e contribuístes para tal,quanto aos americanos, é só sentirem um cheirinho de gás que vão logo atrás.

    Responda
    1. LS

      Outro favorável a decapitações!

  24. Alberto

    O senhor queria que fizéssemos como o nosso vizinho do sul que enviou um barquinho para o oriente médio e em troca recebeu uma explosão em sua capital que matou várias pessoas?

    Responda
    1. CELSO

      O articulista, dono do pedaço, não enxerga o óbvio (embora diga ser "international": o ISIS existe em razão da desestabilização promovida pelos estados unidos e seus asseclas no oriente médio, onde secularmente, viviam esses povos em paz relativa. Pergunto, então: se vc. recebesse sobre suas cabeças, e nas de seus familiares, milhares de mísseis que tudo destroem, não lhe seria justo lutar, ainda que de forma extrema, contra essa gente estrangeira?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.