Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Débora

    Helio, Para além do corporativismo, lembro que a qualquer juiz ou desembargador de carreira no Brasil está colocada a regra do inciso V do artigo 95 da Constituição: quarentena de três anos para advogar. E veja você o que já decidiu Joaquim Barbosa sobre isto, há pouquíssimo tempo, em http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=250488 Joaquim é mesmo uma graça. E bons motivos para que ele fique longe da advocacia agora não faltam. ab. Débora

    Responda
    1. PH Andrade

      Prezada Débora, segundo o art. 95, § único, V, da Constituição, esta quarentena se restringe a "exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou". Ou seja, ele apenas não pode advogar no próprio STF, mas nada impede que advogue nas outras dezenas de tribunais Brasil afora (TJs, TRFs, TRTs, TREs, TRMs, STJ, TST, TSE, STM), ou mesmo fora dos Tribunais, já que o advogado pode atuar também junto a repartições públicas ou organismos internacionais.

  2. PH Andrade

    Barbosão, registre seu escritório no exterior, e mande seus pareceres pela Internet. Se for preciso, mude-se pra lá. Aproveite que vc fala várias línguas, e escolha o país de sua preferência. Infelizmente, esse país já deu o que tinha que dar pros homens honrados. Agora, é como dizem por aí - "tá tudo dominado". A última cartada será jogada neste domingo. A última esperança. Depois, senão ganhar quem precisa ganhar, vai ser só ladeira abaixo, e bom dia Brasil-zuela. Caracas vai ser aqui. Triste.

    Responda
  3. HuqqerT

    Organização de Apoio aos Ba.n.di.dos

    Responda
  4. HoRuS

    Para este senhor Joaquim Barbosa não tem idoneidade Moral, enquanto que Jose Direceu e outros mensaleiros, que não tiveram seus registros cassados, sim são idóneos? Devo estar tendo um pesadelo....

    Responda
  5. HoRuS

    Voce tem razão, Helio. A capacidade dessas pessoas se superarem é incrivel. Ou seja, este senhor se atribuí o poder e o direito de julgar quem é moralmente idóneo? Se ele tem realmente esta capacidade, os cardeais deveriam dar a ele o poder de eleger o próximo Papa.

    Responda
  6. João

    Hélio, a OAB tem seus vícios e defeitos. Recentemente andou dizendo que impugnaria a candidatura de Fidelix pela posição do candidato em relação ao tema homossexualismo. Como se isso fosse a coisa mais importante para os advogados, cujas prerrogativas são violadas todos os dias pelo país afora. O problema com Barbosa é outro. "Nunca antes na história deste país" uma autoridade foi tão brutalmente ofensiva contra o direito de defesa como fez este senhor. Ele não tem mesmo condições de advogar!

    Responda
  7. E_mano

    Um burocratazinha de m, cujo nome só ficará gravado nas certidões de nascimento de cartórios empoeirados e o Ministro Joaquim Barbosa, orgulho de milhões de brasileiros, figura histórica do um julgamento histórico. Gostei de seu texto, Helio, mas o burocrata não merecia o destaque. Emmanueln Dias

    Responda
  8. Dr Alexandre Ribas

    Meu caro filósofo, no mundo real junto aos Tribunais de Justiça tem sido comum o desrespeito às prerrogativas dos advogados, previstas em lei, por alguns magistrados. Alguns se esquecem de que antes do concurso para juiz/promotor eram advogados e se sentem "deuses", cuspindo no prato em que comeram, e depois da aposentadoria correm para retirar a sua carteira no afã de usufruírem do seu prestigio nos Tribunais em que trabalham... muito ético....(será?!!)...

    Responda
  9. irevir

    Parabéns, Hélio, o título disse tudo. A OAB foi importante durante a ditadura militar, no entanto o prestigio obtido transformou-se em sede por poder e por benefícios. Daí também deriva o comportamento de certos 'doutores', que julgando-se superiores exigem tratamento diferenciado, inclusive destratando pessoas que estão no exercício de suas funções.

    Responda
  10. Carvalho

    Belos argumentos Hélio.

    Responda
  11. Pedro Leon

    Ao invés de Ordem dos Advogados isso está parecendo Desordem dos Advogados, lamentável.

    Responda
  12. BELO

    A OAB, deveria se preocupar em controlar e punir os péssimos e trapaceiros advogados, vamos fazer uma análise mais apurada e veremos que sobrarão poucos para honrar a digna profissão de advogado . O Joaquim Barbosa é competente e honrado, mesmo com todos ou poucos problemas, nao podemos deixa-lo a merce de uma vida sem embates, seria uma falácia como : ..." dar pérolas aos porcos..."""" OAB, nao faça: chicana !!!!!! Deixa o Joaquim Barbosa Trabalhar .... !!!!!

    Responda
  13. rodrigo

    Nunca vi esse pudor quando vão aos gabinetes de Juizes e Ministros para obter vantagem em processos.

    Responda
  14. Dewey

    O maior volume de corporativismo no Brasil é patrocinado pelo BNDES. Não é coincidência que os maiores doadores de campanha estejam na lista das vinte maiores companhias que recebem empréstimo do banco. É o proverbial toma lá dá com dinheiro público.

    Responda
  15. zig

    Não poderíamos esperar outra atitude. Afinal, é um veto de um "RÁBULA".

    Responda
  16. negobaco

    Adivinha se a OAB não está aparelhada pela quadrilhada do TT

    Responda
  17. negobaco

    Que Barbosa deixe de lado esta corjada da OAB e parta para a política com corpo e cabeça. Ganha qualquer eleição. Poderia começar já ajudando a desbancar esta quadrilhada do governo, ou do lado do Aecio, ou da Marina.

    Responda
  18. Vera Lucia

    Concordo com o artigo. Não sou advogada mas lamento a decisão do presidente da OAB que me parece ferir os direitos do cidadão e profissional Joaquim Barbosa.

    Responda
  19. Salf

    Concordo com o Hélio, mas o Barbosa foi muito infeliz quando, na condição de funcionário público, colocou que os advogados costumam acordar as onze da manhã, nada justifica esta generalização e este desrespeito, ainda mais vindo de um magistrado.

    Responda
  20. Guriatã

    Seria muito interessante se usasses o espaço para contar as muitas piadas dos nossos hilários causídicos.

    Responda
  21. Kalyandros

    Se um advogado no exercício de sua profissão fizer alguma crítica a algum magistrado ou à magistratura,ou tiver alguma representação contra si, jamais conseguirá passar em um concurso público para juiz. Pelo princípio da isonomia, entendo correta a posição da OAB. JB achincalhou a advocacia e tratou advogados como se fossem bandidos. Se a OAB for forçada a lhe dar a carteira, que lha mande pelos correios, para que ele nem venha conspurcar a sede da instituição com sua presença.

    Responda
  22. flat

    Valeu, Hélio! Excelente coluna, colocando o dedo na ferida! A OAB, que já foi motivo de orgulho deste país, hoje é o espírito corporativo no que tem de pior. Sem falar que deixou de lado a vigilância contra os atentados às liberdades públicas para aderir acriticamente à paupérrima cartilha politicamente correta, não raro governista.

    Responda
    1. HoRuS

      Alem disso, pelos criteiros da OAB, moralmente idóneos são o Ze Dirceu e outros mensaleiros que, pelo que eu saiba, nao tiveram seus registros cassados.