João Pereira Coutinho > Comunismo só funciona na miséria Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. luizpinto

    O pior de tudo é termos gente ainda hoje defendendo posições políticas já superadas; já testadas e reprovadas pela história. O comunista (e, em certa medida, o esquerdista em geral) vive de fantasias, tem dificuldades em enfrentar os fatos. Alguém sempre terá que pagar o almoço. Sempre.

    Responda
  2. LOUIS BLÉRIOT

    Cuba e Coreia do Norte são as provas do que diz o distinto articulista.

    Responda
  3. Dewey

    Subentende-se que miséria também inclui a pobreza de espírito. O planeta não está dividido entre capitalistas e comunistas, mas entre dois grupos. Um que acredita que apesar dos riscos e desafios deve assumir as rédeas do próprio destino, e outro que está disposto a delegar tudo ao Estado, mesmo ao custo da sua liberdade. Nesse ponto Maslow se equivocou, pois acreditava que após ter atendido as suas necessidades básicas, as pessoas buscariam atingir integralmente o seu potencial.

    Responda
  4. svarat

    Para conseguir igualar toda a população economicamente a única alternativa é nivelar por baixo porque por cima é impossível. O comunismo não é uma sociedade sem classes, e uma sociedade como duas classes: a pequena classe dirigente, que tem tudo; e a imensa classe dirigida, o povo, que não tem nada. Para o socialismo poder existir é necessário destruir a classe média, não é por outro motivo que a "filósofa" peti sta Marilena Chaui disse que odeia a classe média.

    Responda
  5. Jonas

    Uma correção é importante: não há "falha" como cientista. Ou se é cientista ou não. Pois, ou você faz um trabalho científico, ou não. Marx escreveu um livro (em 3 volumes) que faz um estudo científico da sociedade capitalista da época, que é "O Capital". É um trabalho científico incontestável e sem paralelo até hoje. Os outros trabalhos de Marx são políticos e "proféticos". Esses, sim, passíveis de críticas "políticas" e "emocionais" como a deste artigo.

    Responda
    1. Jonas

      Marxismo, assim como outros "ismos" são visões de mundo através de uma ideia, ou ideologia. Quase uma "religião", ou seja, o indivíduo "ista" é cego por enxergar o mundo através do culto de uma ideia ou personalidade. Não foi isso que escrevi. "O Capital" de Marx é um trabalho científico. Basta lê-lo para saber. Os outros livros de Marx são trabalhos filosóficos, políticos e jornalísticos onde Marx expressou suas "opiniões" e são passíveis de críticas "emocionais".

    2. luizpinto

      Esta é outra dificuldade que os esquerdistas tem. Não conseguem entender que a análise e as propostas feitas por Marx, estando certas ou erradas, levavam em conta a sociedade e a realidade econômico-social da época, com todas as suas distorções. Como se sabe, no início da revolução industrial nem todas as premissas de livre concorrência e respeitos às liberdades individuais eram respeitadas. O erro é achar que Marx é atemporal.

  6. Jader Matias

    Ou que seja um Ilha tipo granja com doações a fundo perdido de simpatizantes...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.