Ciência > Japoneses inventores dos LEDs azuis ganham o Nobel de física Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Edson

    Muito orgulhoso em saber que meu filho Elison Matioli conclui o PHD tendo como professor o premiado NAKAMURA. A tese de doutorado do Elison baseava-se no aumento substancial da eficiência luminosa do LED. E, por tal êxito, conseguiu o doutorado em 2 anos. E por ter conhecido pessoalmente o prof. Nakamura, fico ainda mais feliz em parabenizá-lo.

    Responda
  2. Edson

    Srs, Meu filho fez o PHD com o professor NAKAMURA . A tese de PHD foi a de aumentar a eficiencia do LED pela introdução de um cristal fotônico, o que foi provado com sucesso. Em seguida meu filho fez o post doc no MIT e hj foi aprovado para ser professor e cientista da EPFL - Lousane Suiça Tenho certeza que o seu trabalho também contribuiu para a melhoria da eficiencia do led azul, fazendo com que os fotons fossem colimados para a saída, gerando um aumento na eficiencia lujminosa 300%

    Responda
  3. waldirPiNot

    De forma inusitada, o "índio" brilhou... e proporcionou Luz "branca" à humanidade !

    Responda
  4. Oliver

    Conhecidos mundialmente por diminuirem o tamanho das coisas já inventadas,, finalmente eis que inventaram algo para a humanidade. Parabéns aos japoneses.

    Responda
  5. ecampeão

    É um belissímo trabalho que foi desenvolvido por estes três cientistas, apesar de contas não são os brasileiros que figuram na listra. O que falta então para abrir a página e encontrar a nossa gente recebendo este prêmio? Falta incentivo governamental e empresarial em investir em pesquisas porque pessoas capacitadas tem e muito e querendo que os seus trabalhos estejam entre os primeiros.

    Responda
  6. Eliseu

    Eu como simples mortal não entendo por que o governo brasileiro deixou os fabricantes de lâmpadas, GE,Philips e Sylnavia irem embora do país. Agora somos meros importadores de lâmpadas. Alguém pode me explicar isso?

    Responda
  7. xasper

    Interessante o azul é sempre mais difícil de conseguir, assim já foi com as rosas.

    Responda
  8. ivo

    As lampadas incandescentes não deveriam ter sua produção interrompida, isso é o mais um engodo de algum lobby. Elas são baratas, tem comportamento apenas resistivo (não interferem com a rede elétrica como as lampadas frias) e a suposta durabilidade das outras lampadas é facilmente questionável. Basta um pequeno surto na rede para queimar por completo uma caríssima lampada de led. E lampada fria tem tantos componentes internos que gera um lixo tóxico N vezes maior que as outras.

    Responda
    1. tersiog

      Sem contar que essa lâmpada sobreviveu por mais de 100 anos com sucesso. A desculpa de economizar energia é furada, porque ficando a conta mais cara, o consumidor automáticamente manteria essas luzes acesas por menos tempo. Mais luminosidade também tem seu lado negativo ao prejudicar a nossa visão

  9. tersiog

    É uma lástima que a grande capacidade criativa do brasileiro não seja aproveitada para pesquisas deste tipo. Se tivéssemos um ensino fundamental de qualidade e mais verbas destinadas às universidades, com remunerações dignas para os cientistas, certamente um dia seríamos merecedores de um prêmio desses. Capacidade é o que não falta, mas infelizmente acaba sendo usada para o que não se deve

    Responda
    1. zustafane

      oi hoje vc já compra lâmpadas LED E27 em promoções de 16 a 25 reias. Depende da potencia. Acredito que com a grande produção e isenção de impostos este preço deva cair bastante. Só que algumas ainda tem baixa intensidade de luz o que tem que ser melhorado. Mesmas potencia de 7W pode dar diferentes quantidades de iluminação. .... melhorando isto vc vai ver que as lâmpadas antigas irão desaparecer do mercado. É uma questão de pouco tempo. Elas gastam menos, sem metais pesados e duram mais.

  10. beto

    Ótima descoberta. Parabens

    Responda
  11. carlmarx

    É mais pura verdade, mas eles não foram parar lá sozinhos. Por isso eu não voto mais, pago 3,50 mas me recuso a participar dessa palhaçada com voto proporcional, você vota em A e elege B. Sem falar que democracia com voto obrigatório não é democracia é cabresto para homologar sistema corrupto falido.

    Responda
  12. Paulo

    Uma certa marca famosa já vendem lampadas de leds em duas cores, branca e amarela, no formato semelhante às tradicionais lampadas de filamento. Mas embora 18 vezes mais economicas que as tradicionais, custam um absurdo, inviabilizando a sua utilização. Como sempre, falta iniciativa do governo brasileiro em tomar medidas de incentivo no uso dessas novas lampadas. O motivo é a cultura dos políticos brasileiros, que estão lá por razões alheios aos interesses da nação.

    Responda
  13. L. Martins

    Parabém aos cientistas japoneses ..! E já tô na torcida aqui para o ano que vem algum brasileiro ser o primeiro a ganhar essa honraria .

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.