Samuel Pessoa > Bruna Marquezine e a retórica petista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Marcopini

    Excelente texto, didático. Pena que a maioria dos leitores não consiga entendê-lo. Mas pelo desespero dos militontos atingiu o alvo em cheio.

    Responda
  2. Pastor Cláudio

    A descontextualização dos dados é, de fato, um recurso recorrente na linguagem retórica do petismo. Eles parecem ter se inspirado muito no marxismo cultural de Antonio Gramsci e nos truques que Arthur Schoppenhauer ensina em "Como Vencer um Debate sem Precisar ter Razão".

    Responda
  3. Morena

    Na verdade, as universidades federais não foram privatizadas em nenhum governo anterior, nem agora no atual e tão pouco será futuramente seja qual for o governo. O Fies nada mais é que um pagamento postergado, se estuda hoje sem pagar, mas paga após término do curso, qual a vantagem? Seria vantagem se os custos para os estudantes fosse zero, ou se pensar na construção de 2 ou 3 universidades federais, uma vez que os investimentos em educação a tendência é estudantes em maior número.

    Responda
  4. MC

    Xico Sá, vc me representa como leitora! Por exigir o mesmo tratamento a todos os candidatos, o que não se pratica por aqui! Mas sobretudo por recusar-se a ser um boca alugada! Demitiu-se em nome da democracia e do direito de expressão. Vc sai, sua dignidade fica como ex. do que não se vê nestas págs. Gregório Duvivier, vc será o próximo? P.S. "vegetativo" é esse pensamento! não vale uma polêmica rsrsrs

    Responda
  5. Eliane Rossi

    O PT tenta colocar na cabeça do eleitor que , caso eleito, Aécio irá acabar com todos os programas sociais, que Aécio é o candidato dos ricos e Dilma é a candidata dos pobres. Infelizmente os mais humildes acreditam nesta falácia. Mas se o PT continuar no poder por mais 4 anos, com tanta corrupção é o próprio PT quem não vai conseguir manter os programas sociais.

    Responda
  6. Marcão

    O PT faz comentários sobre economia da época de FHC, comparando com o governo Lula e Dilma, da mesma forma que conduz a economia no momento, com completa ignorancia. Ou eles se fazem de bobos ou não sabem fazer conta, o que é muito pior. A verdade é que estamos a beira da recessão, estamos flertando com uma inflação que pode jogar fora decadas de sacrifício do povo, o desemprego começou a aumentar, as contas públicas beiram ao caos. Ou mudamos o governo agora ou vamos para a ruina.

    Responda
  7. Nubia

    Infelizmente a falta de argumentos leva alguns partidos ao desespero eleitoral, não é? Não acredite em tudo que lê, pesquise primeiro.

    Responda
  8. souza

    FHC também usou bastante esta tal retórica de descontextualizarão o senhor ñ lembra ? cito aquele propaganda de uma atriz famosa q era Regina Duarte, lembram dela, ela aparecia com uma expressão apavorada e dizia “ TENHO MEDO “, caso alguém dos + informados ( como diz FHC ) queira confirmar ,ainda acha dele na net, mas PARECE Q Ñ FOI O PT QUE INVENTOU ESTA TAL DE RETÓRICA , foi FHC q usou 1º

    Responda
  9. Fernando K

    Quer falar de retórica e estratagemas argumentativos? O que dizer da postura do candidato tucano quando sempre rebate uma pergunta ou uma crítica com ofensas diretas contra a pessoa e não o seu argumento? Muito se criticou nessa coluna sobre o arsenal de retórica petista, mas argumentum ad hominem não deixa de ser uma retórica falaciosa. Parafraseando o colunista: O arsenal retórico do PSDB pode ajudar a eleger Aécio. Em nada ajuda a evolução da sociedade.

    Responda
  10. Neli Faria

    quem é Bruna marquezini?

    Responda
  11. Haydn

    Samuel Pessoa põe a nu a usina de mentiras comandada por João Santana, o bruxo da campanha de Dilma!

    Responda
  12. Luizen

    O articulista podia ir até o arquivo deste jor nal e conferir. Eu ajudo: 31/1/99 - Desemprego cresce 38% no governo Fhc; 10/7/2001 - País tem 50 milhões de indigentes, diz FGV. Capa da Veja de 6/6/2001 - Apenas 7% ligam o governo à estabilização. Para 36% sua imagem está ligada à co r ru pção. Basta uma pesquisinha e ver como a coisa andava....

    Responda
  13. M Felix

    Isto é propaganda tucana descarada, meu caro. Pões tua credibilidade em jogo, querendo amoldar os fatos a análises "científicas". Pfiu!!!!!!!

    Responda
  14. SEXTA FEIRA 13

    Com um cabo eleitoral destes, não precisa de mais ninguém como aliado do Aércio, acredito que um meio de comunicação tão importante como este bem que poderia ser imparcial...Só louco não sabe e não ver como o Brasil se transformou positivamente em todos seus aspectos, o atual governo criou uma rede de proteção ao mais pobres (FIES, PRONATEC, BOLSA FAMILIA, CONCURSO, COTAS, etc), na verdade, o rico tem preconceito com pobre. Falar em corrupção não fica um meu irmão, todos são iguais.

    Responda
    1. von kaio

      Embora haja também criado uma rede de proteção para os bancos,através dos juros elevados...

  15. Will

    O PT e a Dilma estão com medo pois estão vendo que não dá para cobrir e esconder 12 anos de má administração e descaso com os brasileiros em 30 minutos de televisão. As politicas sociais que ajudaram o Brasil a erradicar (isso é o que dizem) a fome estão desatualizadas e não servem mais para garantir votos pois até os beneficiários desses programas estão cansados de esperar e ver tanta coisa errada acontecendo. Aécio é uma solução? Acho que não mas vale a aposta pois desse jeito, não dá!

    Responda
  16. CHAVESBH

    Samuel Pessôa e sua retórica direitista! Em resumo: quando se fala em inflação onde está escrito FHC leia-se Itamar Franco. Repetir uma mentira até que seja verdadeira é exatamente o que toda a mídia brasileira orquestrada está fazendo contra o PT. Para terminar por aqui, cobrar mensalidade em universidade pública é sim, na prática, privatizar o ensino superior no país, onde inclusive o articulista estudou e fez doutorado!

    Responda
  17. Laion

    Do mesmo modo que a retórica desse partido não contribui com a sociedade, a imprensa tendenciosa também não contribui em nada. É necessário que a imprensa, de forma geral, mostre tudo de todos os candidatos. Não simpatizo com nenhum dos dois, mais me incomoda sobremaneira o direcionamento das matérias para um determinado setor. É o que acho.

    Responda
  18. RITA AMELIA

    Os programas sociais implantados no país não são criação do PT mas são compromissos do Brasil. As políticas sociais com as quais o PT faz alarde de as ter inventado para melhorar a condição de vida da população não são do PT, ele não as “inventou” . O país teria implantado essa linha de política social e obrigado a apresentar melhoras no plano social com qualquer governo porque essas políticas são respostas do país às exigências do Banco Mundial, da ONU e da UNESCO DESDE 1990

    Responda
  19. Waner

    Pior é o debate ficar somente em torno de corrupção. Seria muito bom que o P S D B ganhasse para que se pudesse realmente ter uma visão atualizada da política financista, imediatista do mesmo. Assim, o povo talvez aprenda a entender mais de política, especialmente a classe média, que é quem está votando errado, aparentemente, nesta eleição.

    Responda
  20. analu

    Penso que primeiro de tudo é imoral se utilizar da imagem de uma artista global para se promover. Não tem nada que se possa comparar a vida da moça, que por sinal devia processar por uso indevido de sua imagem, a não ser que ela ganhou cachê para tal. Está claro que é um apelo de mídia para fãs desinformados. Subcultura geral...

    Responda
  21. Vandin Aripa

    Bela desconstrução da estrategia Dilmista. O Partido que ai esta tenta provar, sem sucesso, é claro, provar aos brasileiros que foram eles que descobriram o Brasil, que nosso pais não existia antes deles. É muita pretensão de alguem que chegou ao poder há 12 anos apenas num pais que tem mais de 500 de história.

    Responda
  22. gnama

    kkkk vcs são elite kkk e o brasil tem que ser comandado com o governo para imensa maioria necessitada viu jornalistazinho parcial

    Responda
  23. passos

    Samuel : inveja mata

    Responda
  24. Renato Tao Sem Paciência

    Tem também aquela ladainha de "des informados". Graças ao Pro Uni, não citado na matéria, um imenso contingente frequenta curso superior hoje. Acho sim que devemos comparar os números. E já que falamos tanto em Educação, que tal comparar os investimentos feitos em um período e outro. Sabem o que é "choque de gestão"? São cortes. Vejam o exemplo do estado mais rico do Brasil nada melhorou. Ah as estradas, graças a pedágios nas alturas. Melhorar o ensino? Cobre-se preço elevado.

    Responda
  25. Sangue Latino

    Meu Deus,nao digo que a imprensa defende com unhas e dentes a direita?Nunca vi uma defesa assim nesse jornal,de acusações feitas a Dilma e que muitas delas saõ inverdades,lamentavel.

    Responda
  26. Edmilson

    Para este articulista, tudo o que houve de melhor durante os últimos 12 anos foi fruto da evolução natural da sociedade. Nada se deve ao governo do Partido dos Trabalhadores. Tudo de ruim, ao contrário (imagino), seja culpa do PT. Tenho a impressão de que seria melhor termos ficado sem governo federal, que a bola de neve cresceria do mesmo jeito.

    Responda
  27. brosfério

    Engraçado. Com toda a "mídia isenta e democrática" a seu favor, os arautos da tucanidade não conseguem demonstrar o contrário do que afirma o Governo...

    Responda
  28. Rochalo

    Tem gente afoita com discurso do P/SD/B que merecem mesmo a volta deles . B//olsa Família não é exclusividade do Brasil, vários (todos?) os países da Europa fazem igual ou melhor, até os EUA tem sua versão q diga-se de passagem, atropela a versão do Brasil Tem que dar emprego. Oras, mas o desemprego não é o menor da história? Quais as outras opções? . Dar comida ao invés de dinheiro? Estagna a economia. Ve se adiantam dia da eleição para votarem logo neles. boa sorte

    Responda
  29. lemarcondes

    Bela defesa, já garantiu seu cargo no governo em caso de vitória tucana? Ficou bem claro sua posição parcial nesse caso, digo, imparcial, afinal é isso o que a mídia é, imparcial... certo?

    Responda
  30. dariofo

    Pois a sua retórica é risível. Como analista, daria bom estivador.

    Responda
  31. SANTOS

    Com exceção da gestão desta Presidenta, em todos os últimos Governos tivemos certa evolução. É certo que Lula Governou em plena prosperidade Mundial, especialmente nos primeiros anos de seu governo e não aproveitou plenamente...

    Responda
  32. SANTOS

    PT a casa caiu !!!

    Responda
  33. alvinegro imponente

    como esta turma entende de joseph goebells nazistas já estão a caminho

    Responda
  34. alvinegro imponente

    eles estão neste consórcio pete e pmdebe surrupiando os cofres da nação desde o primeiro mensalão e com voracidade chegam a petrobras , porque o pemedebe não quer outra coisa e ela tira proveito como parasita da relação , depois aparecem na televisão deizendo amar e lutar pelos oprimidos mas na hora da corrupção somem

    Responda
  35. alvinegro imponente

    Agora somos todos contra a continuação da roubalheira na pe tro bras , da volta da inflação , do desgoverno , do desemprego , da falta de futuro , da desindustrialização , aumentando imposto , seu tempo acabou o pais não aguenta , vc falar de pobreza e ver que nada muda parem o pais precisa de coisa melhor e mais resistente, o pais precisa voltar a crescer e gerar riqueza o seu partido já mostrou pra que veio , mensalão aqui e acolá e a sra sem saber nada sempre abraçada ao p .m . d . b ...

    Responda
    1. Rochalo

      Tem gente afoita com discurso do P/SD/B que merecem mesmo. Gostaria de ver a cara deles qdo descobrirem q agiram como algozes de si mesmos. . P/SD/B congelou por 6 anos tabela imposto renda, com a inflação, mesmo quem estava isento pasou a ser taxado. Ele corrigiu em 17.5% apos muita pressão e aporvação projeto no congresso.. Ve se adiantam dia da eleição para votarem logo neles.

  36. Taura

    Se for pela vontade de tais artigos, não precisaria haver segundo turno... Que artigo atucanado, pois desconhece os grandes avanços sociais que o projeto do Partido dos Trabalhadores trouxe para quem realmente trabalha e faz do Brasil a 7º economia do mundo. Mas desculpo o autor, responsabilizando a empresa que publicou esse libelo antipetista.

    Responda
    1. Will

      Continua ai recebendo seu Bolsa voto. Quem se contenta com migalhas, estagna e fica pra sempre patinando na mesma (como nosso Brasil está hoje). Aécio é a solução? Não sei responder, só sei que vale a pena a aposta pois do jeito que esta, não dá!!!

  37. jotaefe

    Em 12/10:"Pela primeira...trabalho. Nada disto deve-se ao PeTe no governo."Em 17/08:"A partir dos anos 2000, a prioridade passou a ser a infância, materializada, entre outros, no exitoso programa Bolsa Família. Mais recentemente, passou-se a atacar a educação superior, com Prouni e Fies (que são programas de financiamento e não aparecem no crescimento do gasto público aqui reportado), e o problema de moradia, com o Minha Casa, Minha Vida." A contradição se deve às eleições e vínculo com o P$DB?

    Responda
  38. Ricardo Garcia

    Quem dera o Brasil tivesse sofrido o mesmo "efeito" da Bruna Marquezine, né? Se fosse assim até eu continuaria votando no PT... Pena que só nas propagandas deles o Brasil está bem assim, na realidade está mais pra Bruna versão Salete!!!

    Responda
  39. theepoc

    À Carina e amigos, que dizem que o Brasil quebrou 3 vezes no governo FHC: quebrar = declarar moratória, não pagando suas dívidas. Portanto, o Brasil não quebrou nenhuma vez no governo FHC. Simples assim, ok?

    Responda
  40. Luís

    Só gostaria de entender duas coisas. Primeiro, como construir 18 universidades federais, ao passo que o FHC não construiu nenhuma, pode configurar avanço vegetativo associado à evolução natural da sociedade. Segundo. Se o país não quebrou três vezes, por que o FHC pediu três empréstimos ao FMI? Explique-nos o significado disso.

    Responda
  41. vitor oliveira

    Amigo...evolução natural???!!! Isso aqui não é biologia, é política: as coisas só acontecem quando alguém faz. Esse foi o argumento mais desonesto que vi nessa semana. Mas estou no aguardo de piores...

    Responda
  42. Renato Tao Sem Paciência

    Embora as conjunturas sejam diferentes e que tenha havido mudanças naturais que não dependeram do governo do PT, é inegável que os governos petistas tem méritos. O colunista não mencionou o ProUni, por exemplo, que a julgar por FHC, deve ter ajudado muitos a ser mais bem "informados". Retórica por retórica, lembro as de FHC que esquece que foi eleito duas vezes em primeiro turno e na época havia menos gente "informada". Outra retórica é ficar falando do Real, que foi no governo Itamar.

    Responda
  43. marques vitorio

    Em outro artigo análise a retórico do psdb e os ganhos sociais resultantes. - Segurança nos estados tucanos; inclusão social nos governos psdb; - Crescimento econômico em função dos avanços psdb, excluídos efeitos dos desnecessários programas sociais petistas; - Dificuldades de financiamentos da educação, inclusive da USP e redução de oportunidades; - Retórica midiática a favor do quanto pior melhor, potencialização de denúncias, e partidarização da mídia. análise não declaração de voto

    Responda
  44. Carina

    O que físicos doutorados em economia não sabem - especialmente os que o fazem no Brasil contemporâneo, onde a economia deu lugar ao mercado puro e simples - é que haja "truques retóricos" para que as pessoas tenham a nítida sensação de que antes passavam fome e hoje estão na universidade.

    Responda
  45. Marcinho

    Realmente o governo FHC foi a maior maravilha da terra. Pena que a enorme maioria do povo brasileiro que o reprovou acha o contrário. Coitados. São uns desinformados.

    Responda
  46. arapongas

    Quem viu o discurso de Aécio, hoje, no horário eleitoral, se arrepiou. Foi durante evento de apoio da família Campos, em Pernambuco. Quem já viu a Sra. Dilma Vana Russef, codinome "Estela", discursar de improviso e os disparates que fala, em seu dilmês ininteligível; verifica que não há qualquer parâmetro para comparação entre os candidatos, até neste fundamento básico.

    Responda
    1. Carina

      Ou talvez só nele. Exatamente no dos truques de retórica...

  47. Carina

    Ué, Samuel, mas se a sociedade evolui vegetativamente, que que tem a retórica não ajudar, não é? Sobre o discursinho Goebbelzzzzzzzz, recomendo a você a Lei de Godwin. Economize a assinatura da Veja e use a grana para conhecer o Brasil que nos tornamos. Você vai gostar.

    Responda
  48. fernandodeipatinga

    Querida Célia. Sou do tempo que não se conseguia fazer uma ligação nem local, quanto mais interurbana.Tentava-s e só ocupado.Falta de investimento no setor, pois os governantes roubam(Como na Petrobrás)e as empresas que deveriam nos servir,viram sucata.Moro em Ipatinga,onde está a Usiminas,que se não tivesse sido privatizada,a anos já teria fechado as portas.O governo tem que cuidar do básico,como segurança,saúde,educação, etc, administrar empresas com eficiência é para empresários competentes.

    Responda
  49. DDux

    O colunista Samuel Pessoa só não consegue explicar onde foi parar o dinheiro da venda das estatais pelo governo FHC. Vendeu o que não era dele e a preço de banana. Não consegue explicar a farsa do plano real, onde um real equivalia a um dólar, quando disparou o dolar triplicou em poucos meses, quebrando meio mundo, de trabalhador a empresário. Não consegue explicar a farsa da compra da reeleição por FHC durante seu próprio mandato, Tudo isso com a colaboração, digo omissão, da imprensa.

    Responda
  50. PP

    A que ponto chegamos...um meme, feito para brincar e aliviar o clima tenso dessa disputa é usado como referência de retórica de um partido. Desonestidade intelectual mandou abraços. Isso diz muito da mediocridade do artigo, mas tem mais, tem a questão vegetativa, que obviamente, só vale pra desmerecer um governo. Só um, o outro, dos acadêmicos de Sorbonne, estes sim, sabem como ninguém da alma do sofrido povo brasileiro....

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.