Antonio Prata > O chapeiro e o dono da padaria Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. HoRuS

    Imaginem o que acontecria com a padaria se entregassemos sua administração ao presidente do sindicato dos chapeiros.

    Responda
  2. roldan108

    Ponto de vista falacioso.Há,sim sr.,o voto certo que vá garantir a continuidade da padaria e,assim,do emprego do chapeiro,q um dia poderá ser dono da sua padaria.O problema é q nenhuma das opções é o voto certo. O chapeiro não vive de esmola,vive do seu trabalho.Se receber esmola realmente melhorasse a vida,de quem os esmolados comprarão coisas?O problema é q o chapeiro quer sua padaria de graça.Os vermelhos são péssimos e os azuis,ruins.Tudo isso não resolve nada, só educar e trabalhar resolvem

    Responda
  3. Edival Medeiros

    Não se pode negar que as pessoas mais bem informadas possui maior poder de avaliação de qual o candidato mais corrupto. Tambem não se pode negar que os mais pobres são os menos informados.

    Responda
  4. NÃ BIA

    Parabéns, Antônio Prata! Bom senso e discernimento, infelizmente, não faz parte de muitas análises sobre o momento político que vivenciamos. Assumir que as nossas escolhas, políticas ou não, estão intrinsecamente ligadas aos nossos interesses é o ponto de partida para qualquer observação acerca das nossas próprias escolhas e, principalmente, das escolhas alheias... Definitivamente, o lugar que ocupo na sociedade diz tudo sobre o modo em que me colocar nesse mundo...

    Responda
  5. Joao Silva

    Boa analise, talvez que não o entenda não viu o entendimento.

    Responda
  6. Espião

    A sorte do PSDB é que os pobres não sabem votar, se soubessem, se ligassem nomes a pessoas, guardassem direitinho na memória os números dos seus candidatos. Não os confundissem, e fossem comprometidos com o ato de votar, não se abstendo, certamente só haveria petistas e lulistas no cenário político brasileiro. O resto? Bem, o resto é o resto.

    Responda
  7. Izabel Andrade

    Se o chapeiro e o dono da padaria forem pessoas bem informadas e/ou tiverem idade para lembrar o que desastre calamitoso que ocorreu no Brasil durante muitos anos, certamente não acreditam nesse argumento furado de três quebras do país. A Situação insiste em não reconhecer o mérito de um governo que trouxe a inflação de 978% ao ano para 12% e deixou a casa tão em ordem que o novo presidente pode sair mundo afora se gabando do progresso do Brasil, logo no primeiro mandato!

    Responda
    1. wepiana

      a memória FRACA da amiga Iza a fez esquecer que o primeiro ano de Lula foi de arrocho para acertar o DESCALABRO do FHC2. E que, ela queira ou não, quem trouxe a inflação dos 1000% para os 20, foi ITAMAR. E quem quebrou o Pais TRES VEZES, devido a pequenas crises pontuais no estrangeiro foi FHV. Seu operador na Camara, ACN... :/

  8. Dema

    Belo texto, mesmo! Conciso e conclusivo. Estou com o padeiro e não abro! Ou melhor, estou com o dono da padaria que a abre diariamente - para fabricar, vender o pão e dar empregos. Pensando bem, acho que estou com os dois - padeiro e dono da padaria. Hummm!... Decidi: não estou nem com o padeiro e nem com o dono da padaria. No segundo turno eu vou é pescar, bem cedinho, e tentar - eu mesmo -, apanhar o meu peixe. Que se ferrem padeiro e dono da padaria.

    Responda
  9. Ronaldo-comentando

    Estaria perfeito seu ideário se não houvesse ao longo do tempo mudança de comportamento, opinião. Mas o mundo muda muito mais rápido do que podemos prever. E, parece que a mudança deve ocorrer ainda neste ano no solo brasileiro. Esta eleição está ensinando muita coisa, a muita gente. Está sendo uma experiência fascinante viver este tempo!

    Responda
  10. RenataSP

    Também gostei do texto, mas dizer que você não é nem chapeiro nem dono de padaria, mentiu! Sem dúvida, você é chapeiro!

    Responda
    1. RenataSP

      Ou vota como um.

  11. Dewey

    Se o eleitor fosse racional, o texto seria um primor. Os governos populistas, de Getúlio, Sarney, Lula e Color sempre tiveram no nordeste sua principal fonte de votos. Isso porque, contrario aos almofadinhas do PSDB e DEM, esses partidos "adoram os pobres" e a pobreza, tanto é que estão dispostos a manter as pessoas nessas condições ad infinitum. A diferença entre o Armínio e o Mantega é que um acredita que o melhor é distribuir o peixe, o outro que o melhor é ensinar a pescar.

    Responda
  12. lara

    Ok, Pratinha, só que esse discurso que você está reproduzindo parte de um pressuposto falso: o que diz que necessariamente a reeleição da presidente é benéfica aos pobres. Isso não é verdade. O que é benéfico aos pobres é o crescimento e a estabilidade econômica, e a inflação sob controle. Com a economia estagnada, e sem estabilidade, o governo não tem dinheiro para investimentos em infraestrutura, saúde, educação, e nem mesmo para ampliar programas sociais. It's the economy, stupid.

    Responda
    1. Flora

      Prata, vou parar de ler seus textos, você está sempre em cima do muro, está ficando igual velho bobo. Deve ser falta de sol.... ahahahah

  13. Maria

    Muito Bom

    Responda
  14. HoRuS

    Excelente comparação, somente não entendí sua duvida sobre quem tem razão. Estamos todos de acordo em aumentar a renda do chapeiro. Só que para isso a padaria tem que ser não apenas rentavel. Tem que ser mais rentavel do que as padarias estão que em outros bairros, se não onde se imagina que serão abertas as novas padarias? Para isso é necessario que o aumento da renda do chapeiro seja proporcinal ao aumento da quantidade sancuiches que ele faz por dia. Ou seja: aumento de renda X produtividade

    Responda
    1. HoRuS

      AlexD, posso te assegurar que a maioria dos donos de padaria (leia-se empresarios) não atuam desta maneira. Quem ja administrou um negocio sabe a importancia de manter profissionais serios e competentes.

  15. Adriana De Simone

    https://www.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fplataformapoliticasocial2.files.wordpress.com%2F2014%2F09%2Fvinte-anos-de-economia-brasileira-1994-2014-versc3a3o-ampliada.pdf&h=eAQHmMZYS

    Responda
    1. HoRuS

      Imagine o que acontecería com a padaria se entregassemos sua adminstração ao presidente do sindicado dos chapeiros.

  16. MANOELITO

    Continuando. Compra de voto para reeleição. Com a maioria que FHC dispunha no Congresso, porque iria comprar um voto, como denunciado. Creio que o articulista usou esses três argumentos, para justificar uma postura neutra. Não foi honesto, porque o confronto entre o que é prática neste governo com os citados mal feitos do PSDB não demonstra equilíbrio nas suas práticas.

    Responda
    1. René Camus

      René Camus Meus Caros, temos um texto criativo, quase uma fábula realista que trata todos como iguais, sem que sejam "mais iguais que os outros", frase tirada de George Orwell que, na "Revolução do Bichos", mostra o quanto o poder corrompe. Sim, PT e PSDB, no poder, fazem o mesmo que todos fazem. Prata fez uma bela analogia. Parabéns!

  17. MANOELITO

    Pois eu não gostei do texto, porque ele cita três fatos que não são verdadeiros. Primeiro, não houve mensalão mineiro, é preciso que se examine o caso com a verdade dos fatos, em Minas o que houve foi, segundo a denúncia em apuração, foi o uso de recursos públicos EXCLUSIVAMENTE para a reeleição do Azeredo, portanto, isso é problema dele. O segundo, o caso do Metro de São Paulo, caracteriza-se pela formação de CARTEL, cujos prejuízos ao Estado podem ser recuperados, como quer Alckmin. Continua

    Responda
  18. svarat

    Dilma já quebrou uma lojinha de 1,99 e agora está quebrando a padaria. Não é para menos, pôs para tomar conta do "estabelecimento" um sujeito que não entende de pão e não sabe fazer contas. O P T diz que praticamente acabou com a pobreza, mas o que se vê é uma quantidade crescente de pessoas que dependem de bolsa para viver. O país não pode viver eternamente com metade da população trabalhando e outra metade, e crescente, vivendo de subsídios do Estado. Chega um momento que essa conta não fecha.

    Responda
  19. sergio

    Belo texto!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.