Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo

    2- Até o momento os responsáveis pelo abastecimento tem agido parcialmente na questão, confiando a maior parte da solução na previsibilidade de tempos chuvosos em breve, o que a meu ver é temeroso, tendo em vista alertas constantes de meteorologistas tanto local como da comunidade mundial . O clima, tanto local como em outras partes do planeta pode estar experimentando algo inédito e pode ter chegado no limite da tolerância.

    Responda
  2. LS

    Hidrovia do Tietê: parada; Criação de peixes no Tietê: perdida; Nascentes do São Chico: secas; Itu, Serrana, Tambaú e tantas cidades paulistas e mineiras: sem água; Ceará: cidades sem água (cadê o canal do Ciro?); A represa da Usina de Furnas está apenas 5 metros acima do mínimo e a usina opera com 20% de sua capacidade; A usina de Três Marias opera com apenas duas das sete turbinas e o nível médio dos reservatórios em todo o país é de apenas 27,5% (ONS). É a herança maldita da antagônica!

    Responda
  3. Paulo

    1-Tenho anos de experiência e observação e noto que há anos os tradicionais refrões tipo " no finado sempre chove", "no ano novo sempre chove" não tem acontecido. O que isso quer dizer ? Óbvio. Principalmente no Sudeste, onde se concentra grande parte da economia do país, o efeito da seca pode ser desastrosa. Admiro muito que a comunidade de empresários, tanto do comercio como das indústrias não tem se manifestado contra a indiferença do governo, tanto estadual como central.

    Responda
  4. Tom

    O poço caipira que tenho na minha chácara tem tradicionalmente 3m de água e está com 80cm. Seria também culpa do Alckmin?

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      Exatamente! O governo do chuchu Alck.min administra SP como se fosse um poço caipira. Ou seja, larga e vê o que dá. Nada de planejamento, gestão, preocupação com o povo. O que importa é se reeleger. Só lamento.

  5. Aoki

    Em alguns países no mundo existem estações de dessalinização de água do mar, o que está ocorrendo em São Paulo e outros estados do Sudeste é claramente um fenômeno natural, não adianta ficar explorando o problema com fins eleitorais. É preciso agir concretamente.

    Responda
  6. minha opinião

    Caso não chova, sempre existirá Cuba, Venezuela, né?

    Responda
  7. VgN

    Vinicius Torres Freire, o Império Khmer foi extinto por problemas no sistema hídrico. Dizem que por falta de manutenção nos tuneis que captavam as aguas da chuva.

    Responda
  8. larama

    Porque 5 catastr ofes de autor ia tu ca na ?? 1-Ener gia; 2-Educa cio nal; 3 - Mobilid ade urba na; 4 - Segur ança pu bli ca; 5-Hídr ica. É o dna tuc ano: só faz algo após equac ionar quem e quanto lucra rá bastan te.

    Responda
    1. LS

      larama: lama pura, proveniente da empresa dos 3%!

  9. larama

    Se analisar os fatos são cinco apa gõ es tu ca nos: 1 - energia (que parou o Bra sil); 2 - educa cio nal (crian ça na quarta se rie sem as ber ler; 3 - mobi li dade urba na (avan ço do metr ô foi mais lento q tar ta ruga); 4 - inSeg uran ça Púb lica; 5 - Cri se hí dri ca - mai or cala mi dade chegando. Por que ???

    Responda
    1. LS

      lamacenta!

  10. larama

    O fato é que a estiagem é cíclica. Esta foi só um pouco maior. Porém previsível. Obras previstas que evitariam a catas tr ofe foram relegadas a favor da distrib lição de lu cro s. É só ma is um a pa gão tu cano. Põe a cul pa em São Pe dro e no PO VO.

    Responda
    1. LS

      Mãe Dinah?

  11. larama

    catastr ofe hídrica o pi or dos apa gões tuc ano s.

    Responda
  12. Herdf

    A eleição estadual tá garantida com o adiamento do racionamento, mas adiaram de novo por causa da presidencial. Problema: estão garantindo água nas regiões centrais e mais ricas e fechando a torneira da periferia. Caso a periferia perceba isso antes do dia 26/10, pode mudar o voto no segundo turno.

    Responda
  13. Lizbeti

    PSDB partido que não me seduz, com Alckmin falta agua com FHC faltava luz...

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      LS, é interessante que mesmo com essa tremenda seca, o Brasil não teve apag.ão, ao contrário do período FHC. O sistema elétrico hoje tem alternativas, que encarecem o preço da energia, em períodos de seca, mas garantem o abastecimento. Já o abastecimento de água de SP não tem alternativas, a Sabesp não tem plano B, não tem nada. Não fez o que devia, para que Alc.kmin se reelegesse. Agora vem a conta do popu.lismo tuca.no, mas quem paga é o povo.

    2. LS

      Ignara, leia nesta FSP sobre os reservatórios das usinas hidrelétricas. Santa Maria parada (sabe onde fica?). Criação de peixes paralisada; hidrovia do Tietê, idem!

  14. Lizbeti

    Plano de contigência do governador: segurar o racionamento até Aécio conseguir ser eleito, depois jogar a m... no ventilador.

    Responda
    1. LS

      Geni?

  15. wcq

    a culpa é de quem?? eles estão no poder há 20 anos.....votaram neles, agora aguenta..........o partido do racionamento, racionamento de energia de 2001, prejuízo ao país em mais 42 bilhões de reais, naquela época.....racionamento de água em são paulo.......imagina o estrago.......votou neles?? agora aguenta......tomara que não chova mesmoooooo...........20 anos de governo tuk.ano, 34kms de metrô construido, votou neles?? agora aguenta 6 horas por dia no trânsito.....

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      Svarat, engraçado, não teve apagão elétrico, apesar da falta de chuvas. Mas vai ter apagão hídrico. Quem será que se preparou melhor para variações climáticas, que são um fato da natureza?

    2. LS

      Estúpido é o que acredita nas próprias mentiras.

    3. svarat

      Se não chover a culpa é de quem, do governo? Ora, vá caçar sapo. Se fosse governo do P T faria chover? Como, com a dança da chuva? Muita boa gente você, torcendo para que não chova e desgraçar a vida de milhões de pessoas (talvez até a sua) só por mesquinhez política.

  16. svarat

    Bem Vinicius, se as chuvas de verão não entrarem esse ano, como no ano passado, me parece que a vida ficará praticamente inviável no sudeste brasileiro. No ano passado, nessa época, o Cantareira estava com 50% do volume, tinha reservas, hoje está com ridículos 5% e os rios da região estão todos secos. Precisa ver se isso é apenas uma flutuação normal, ou uma mudança mais perene nos padrões climáticos trazida pelo aquecimento da atmosfera, resultante do efeito estufa. Se for, "estamos ferrados".

    Responda
  17. Waner

    Se não chover o caos pode se instalar em S P ainda este mês. A falta de um racionamento estabelecido e claro tem levado alguns a pagar muito mais do que outros. O que está acontecendo é muito pior do que um racionamento é uma covardia com quem tem menos poder de cobrar. Já passou do limite da responsabilidade, que não pode ser só fiscal, tem que ser moral.

    Responda
    1. Waner

      A situação pode ser muito pior do que o racionamento do P S D B. A questão é tão séria que pode levar S P ao caos. O racionamento deveria ter sido decretado desde junho.

  18. whanaoka

    Vinícius, você votou no Alckmin sabendo tudo isso de ante-mão! Que moral você tem para criticar? Nenhuma!

    Responda
    1. Ma

      Como voce sabe em quem o cara votou??? Dorme com ele???

    2. LS

      Opinião vã e oca! O P T está morrendo ao sul do paralelo 20° (abaixo de BH): nenhum governador, nenhum senador e muita cara-de-pau!

    3. Vinicius Torres Freire

      Prezado whanaoka, obrigado por ler a coluna. Apenas uma correção: não votei em ninguém para governador. Um abraço. Vinicius.