Mariliz Pereira Jorge > Nulo e branco é para os fracos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Observações ponderadas e responsáveis! Concordo plenamente.
80 milhões de votos nulos fariam os protestos de junho parecerem birra de criança. 80 milhões de votos nulos dariam coragem e suporte para aqueles que possuem um pouco de dignidade neste paÃs a escorraçar do poder essa confraria podre que domina a seculos as insttuições brasileiras.
Anular o voto é legÃtimo e também sou contra a obrigatoriedade, porém, não votar é dizer que todo o quadro apresentado no paÃs deve ficar como está, ou seja, é votar, deixando de votar, em d/i/l/m/a. Se está feliz vote na dilma, se não está, vote em aécio, não deixe alguém deicidir por vc quem será seu governante por mais quatro anos.
Votos brancos e nulos favorecem a situação
Não misture seu desejo com o que é certo ou errado. A obrigatoriedade tem lá suas razões. Também sou contra. Votar nulo significa um protesto, portanto diz claramente que a pessoa não está contente com o quadro. Votar em branco significa indecisão. Ambos servem apenas como estatÃstica. Compartilho seu desejo de mudança, mas devemos respeitar sempre a posição de uma outra pessoa. Votaria nulo, mas meu desejo de mudança ultrapassou qualquer limite. A vitória virá na contagem dos válidos.
Texto horrÃvel..nesta mesma folha, houve articulista mais gabaritado em polÃtica que escreveu artigo dizendo que anularia um dos votos no primeiro turno.
"Sou contra o Voto Obrigatório(!!!!!!), mas, mesmo que não fosse, estaria lá batendo ponto com Meu tÃtulo de eleitor" - Ora, se é contra o Voto Obrigatório, porquê quer obrigar alguém a votar??!!!!!!!!! Temos aà mais uma Democrata MacunaÃma!!!! Barbaridade!!!!!!
È muito imbecil essa comentarista. Falta-lhe maturidade.
Mutatis mutandis, no raciocÃnio da coluna, se comporta como "adolescente pentelho" o cara que tipifica como "comunista", "cubano", entre outros jargões, quem simplesmente defende polÃticas mais afirmativas. Valores estes, aliás, que estavam presentes na fundação do próprio partido do candidato deles.
Existem aqueles que votam em branco ou nulo por serem alienados politicamente, mas tambem existem aqueles que votam assim em protesto contra os desmandos dos estelionatarios travestidos de politicos. Será que 70, 80 milhões de votos nulos não seriam capazes de abalar as estruturas das apodrecidas instituições?
Essa moça é do tipo pluripartidária: Já que não tem tu vai tu mesmo. Oba oba também serve? Qualquer um?
Caro "Sivico", ter muitos comentários não faz do Senhor um 'veterano' ou muito menos um 'especialista'. Faço meus comentários apenas em matérias que entendo ser pertinente. Então contenha-se em seus pensamentos...
Todos nós temos aquele dia em que nada dá certo. Acredito que a jornalista passou por um desses dias. Amanhã ela vai refletir, vai ver que errou na mão (e consequentemente no texto) e até vai rir da situação. Não posso admitir que alguém com tantos predicados seja tão idiota.
Fraco é quem defende uma eleição que não faz o menor sentido para a democracia, voto nulo também é um voto, um voto de indignação com tudo o que está acontecendo.
Mariliz,, escuta essa: O seu texto é uma porcaria, uma grande merda! Votarei 00 - zero pra Dilma e zero pro Aécio
No primeiro turno os mimimis somaram 30% dos votos. Devemos deduzir que 1 em cada 3 eleitores são covardes e mais o que não sei. São 45 milhões de pessoas! Olha a quantidade de gente que você está ofendendo! Pare com esse mimimi!
Sivico, larga mão amigo. Isso não tem nada a ver. Se tem argumento para rebater, manda bala, senão fica de boa.
Mais um neófito que prega o voto em branco. É a mesma pessoa. Todos tem cadastramento recente, menos de 50 postagens.
A moça pode achar que os que votam nulo ou em branco estejam agindo errado. Mas julgá-los e criticá-los com a ironia frágil dos desinformados é tÃpico da antidemocracia clássica. Não precisava ter escrito. Eu não precisava ter lido. Mas li. E, no fundo, a leitura serviu pra reforçar meu descrédito nos que imaginam que a democracia pressuponha o voto obrigatório. Não existe direito que seja obrigatório. Desculpe, dona, mas não acredito em democracia com voto obrigatório.
Mais um neófito que prega o voto em branco. É a mesma pessoa. Todos tem cadastramento recente, mesno de 50 postagens.
Fraco somos nós aqui, que tamos dando audiência pra tu, bloguera.
Além do mais sivico, ctrlC+ctrlV nas respostas conta postagens. É assim que você se diz veterano(a)? Dá licença...
A visão da colunista está um pouco estreita. Eu voto assim porque estou convicto que não haverá diferença significativa entre os dois governos e eu almejo algo diferente que não encontro no espectro atual de partidos. O argumento de que estou deixando a decisão para os outros é tolo: a decisão será sempre coletiva. Se optasse por um dois também continuaria submetido à vontade da maioria só que falseando o percentual de eleitores que esperam algo novo.
Aceito ser chamado de bocó por ter votado em branco (e muitos colegas também me criticaram da mesma forma por não me posicionar politicamente) também posso chamar os polarizadores PSDB X PT de briguentos ingênuos, afinal polÃtica hoje é PMDB, ou seja farinha do mesmo saco. Pode me chamar de mimimi mas o TSE dá o direito de eu votar em branco, tanto que tem uma tecla só pra isso. É até discutido juridicamente hoje se o voto em branco não pode ser considerado voto válido.
Mais um neófito pregando o voto nulo. Porque todos os que estão pregando voto nulo não postaram nem 50 mensagens?
Que bobajada! Só faltava essa. Tirar do povo a chance de não escolher ninguém. Faz parte da democracia também, minha filha, não votar em ninguém, anular. Se gosta de optar por alguém, respeito, problema seu. Mas deixe em paz aqueles que não querem votar em ninguém. E depois ainda defende que o voto não seja obrigatório! Vá entender! Eu não sei se vou votar em um ou outro, mas os dois para mim são uma droga, então, talvez vote em branco.
oras, votar nulo ou branco é mimimi bocó e é contrária ao voto obrigatório????? talvez os q votem nulo ou branco fossem exatamente aqueles q nao iriam votar se o voto nao fosse obrigatório...simples assim, democracia. cara, qnta merda q eu li, hahahaha.
Mais um neófito que prega o voto em branco. É a mesma pessoa. Todos tem cadastramento recente.
Não entendi o motivo de tanta crÃtica e xingamento à colunista. Ela expôs a opinião dela, dizendo que não concorda com o voto nulo ou branco. Não está impedindo ninguém de votar assim. Criticar quem vota em um ou no outro candidato pode, mas criticar quem vota nulo ou branco não pode? Isso é democracia?
SK, criticar chamando de covarde? Não é um pouco forte? Quem ofende, deve estar preparada para a resposta. O tema que ela abordou e a forma como disse tá legal não. Forçou a barra. Agora aguenta...
Isso mesmo Mariliz, "voto nulo é para os fracos". Pelo jeito você deve apoiar mesmo é o voto de protesto no Tiririca ("pior não fica"). Ora, mocinha, vá estudar um pouco e quem sabe você aprende alguma coisa sobre democracia.
Sivico, não entendà o que você quis dizer, mas se foi para dizer que estou pregando voto nulo acho melhor você aprender a ler. Estou dizendo que tenho o DIREITO de votar nulo, pois este paÃs ainda é uma democracia. Tenho 70 anos e não fui educado em nenhum sindicato.
A colunista deve ser do tipo de pessoa que só reconhece o branco e o negro, sem saber que podem existir outras cores. Mudando um pouquinho o texto, ele pode ser usado contra os gays, por exemplo. Ela não percebe que a recusa em aceitar simplificações impostas pelos outros está na base da criatividade em qualquer área. Uma vergonha que a FSP possua colunistas tão medÃocres e ainda se dê ao luxo de demitir o Xico Sá..
Meu amigo Sucupira, que sabe das coisas, disse que viver e conviver em Sociedade é uma arte. Cita como exemplo: "se duas ou três pessoas se reunirem, certamente uma delas necessitará de advogado porque acabarão se desentendendo", de sorte que o direito de escolha através do voto, ou não, depende da conscientização == não confundir com fanatismo, de cada um porque faz parte da Democracia. Cada um sabe, ou presume-se saber, o que é melhor para o seu PaÃs e não deve se omitir para poder reclamar.
Acho que nem as redações feitas por pré-adolescentes discorrendo sobre o voto nulo são tão simplistas, superficiais e incoerentes como esse texto...é inacreditável que a Folha dê destaque pra esse lixo...
Concordo com Mariliz porque "voto branco ou anular o voto" como forma de protesto não é o caminho porque, além de abrir-mão do seu direito de escolha, não poderá nem reclamar. sequer. Além da Luciana Genro, a Deputada Luiza Erundina agiu da mesma forma com seus eleitores e seguidores para tal ato, diga-se deplorável face o cargo e funções que exercem. Por aà você vê a "qualidade" dos membros da medÃocre Câmara Federal, Vergonha Nacional, dita Representante do Povo. Há exceções, mas são raras.
Fraca e essa coluna.Cada um vota como quiser.
Há uma diferença enorme entre votar em branco e anular o voto. O voto em branco é o voto "tanto faz" é um verdadeiro cheque em branco para "qualquer um". O voto nulo é o que diz "ninguém no cenário me representa". Deveria sim ser voto válido. Quem fosse eleito jamais teria essa proporcionalidade que leva em conta esses "excluÃdos" que não concordam. Em um dos paÃses nórdicos (não lembro qual) o voto nulo é computado e no caso de atingir o número que elegeria um deputado a cedeira fica vazia.
A articulista ao que parece não sabe o que diz. Nulo ou branco não é para os fracos e sim para os fortes, a Democracia nos permite, votar, ser votado e brilhantemente de termos a opção ou de anular ou deixar o voto em branco por não concondar com nenhum dos candidatos que se apresentaram ao pleito, há discordâncias de ideia, de forma...enfim como democratas que somos temos a opção de anular ou deixar o voto em branco.
Bem não sei se sabe bem o significado da palavra mas te digo não sou nenhum principiante e pouco provavelmente vc não terá nada que me ensinar Pelo seu ranço acredito que seja um adepto dos tempos da ditadura, então amigo o bonde passou o mundo mudou, os impérios cairam assim como os ditadores de merda sejam eles de esquerda ou de direita permaneceu a Democracia que eu sugiro que vc procure estudar e ver se entende o que é, se conseguir, por meio dela é que somos livres para votar branco ou nulo
Nosss... qualquer um escreve em jornal hoje em dia. Mariliz, minha querida, já não vou mais votar nulo. Se você me disser qual é o seu candidato, eu voto no outro.
Eu, a Mariliz e o Karamazov vamos votar na Dilma.
Eu e a Mariliz vamos votar na Dilma !
ahahah ... genial ... rs ... ri muito ... se descobrir me avise ... rs
Seria melhor você declarar seu voto e defendê-lo com argumentos (ir)racionais. Não entendi sua intenção nesse texto rancoroso.
Péssima redação, e péssima opinião! Não acredito que a folha deixou isso ser publicado. Mocinha, se o cara quer ficar em cima do muro ele simplesmente não comparece as urnas. Quem vai e vota nulo faz isso porque quer protestar contra os que estão ai. Todo mundo sabe que voto nulo não anula a eleição mas com um número muito grande de nulos ficaria evidente a insatisfação. É uma forma de protesto. Isso se não gerar uma revolta generalizada caso nem fosse a maioria da população anulando o voto.
Pessoal que tem intenção distante e possibilidade remota de votar no Aécio, aconselho a votar nulo ou em branco,- -é uma boa pedida ! Mas se no lugar que você mora tiver praia e o dia da votação estiver ensolarado, sugiro pegar uma praia à votar no Playboy Fanfarrão.
Voto nulo pois é a minha decisão. Meu direito de cidadão. Isso se chama Democracia. Não dar o meu voto a um candidato, não significa que não poderei cobrar ou me arrepender e ser cobrado. Simplesmente não quero votar. Mas dizer que somos fracos ou que estamos fazendo Mimimi seria o mesmo que chamar aqueles que votaram em "A" ou "B" nos mesmos adjetivos.
Forte mesmo é realizar pós-graduação em relações internacionais, especializar-se em nutrição e aromaterapia e qualificar, com tamanha profundidade, a opção democrática do voto branco e nulo. Viva a livre manifestação do pensamento.
Muito fraca esta articulista... Respeite o posicionamento polÃtico alheio.
Adoro essa loira! Ela sempre bem informada, linda, irreverente, alegre... ai, ai, ai!
Meu deus, de onde a folha tira essa gente? Ah tá, VIP, Boa forma, Veja e Globo, tá explicado... Mariliz, vc devia ter repetido história e geografia na escola em vez de colar na prova! Por favor, estuda um pouco antes de falar mais M****!! Ou melhor, vai comentar sobre dicas de emagrecimento que vc vai se sair melhor! Deixa a polÃtica pra quem terminou o segundo grau e não comprou diploma. Esse jornal ta cada dia mais inacreditável...
Estou escolhendo votar NULO neste segundo turno, e esta atitude, muito consciente por sinal, não desvaloriza minha condição de eleitor; muito menos o meu voto. Simplesmente não dá para ficar no fogo cruzado entre o PT e PSDB. Graças ao tempo, nós brasileiros tivemos a oportunidade de conhecer estes dois partidos no poder e sabemos que ninguém é santo. Por isso, o NULO. Que vença o melhor charlatão, pois desta vez não sujarei as minhas mãos. Não apoiarei esta forma polarizada de fazer polÃtica.
Trocou de identidade para apoiar o novo golpe? è ser muito baixo.
Democracia é isso, poder votar em quem vc quiser ou não votar em ninguém. Mas um detalhe pequenino, não foi só Luciana que fez esse tipo de recomendação. Seja um articulista mais bem informada ou menos parcial.
Folivan. Mais um neófito que prega o voto em branco. É a mesma pessoa. Todos tem cadastramento recente, menos de 50 postagens.
De pleno acordo, mas com uma ressalva: não votando em ninguém, não reclame depois do resultado da sua própria omissão!
Votar, como se diz, 'no menos pior' é enganar a si mesmo. Se não há opção viável ou você não concorda com o sistema polÃtico vigente é mais inteligente se abster do processo do que participar. Fraco é o 'maria vai com as outras'.
Mariliz você precisa fazer um curso de polÃtica, lá na Fundação Escola de Sociologia e PolÃtica de São Paulo e entender que não vivemos uma democracia participativa e sim uma plutocracia. Seu papinho é de uma alienadÃssima funcionária da Globo. Na democracia eu tenho o direito de anular meu voto sim, de não aparecer para votar, porque simplesmente não concordo com o sistema polÃtico corrupto que temos. Nenhum partido me representa.
Tenho a mesma opinião de Spina. Se nenhum dos dois candidatos expressa a minha concordância com as suas propostas (se é que existam), não sou obrigado a votar em nenhum deles, e voto em branco para que, seja lá quem for o vencedor, saiba que não teve tudo isso de votação para justificar as besteiras que possa vir a fazer em nome do povo que votou nele.
A Fundação Escola de Sociologia e PolÃtica de SP tem a última palavra sobre o que é democracia. Mas o que é esta Fundação, poderia informar?
Leia novamente, Este artigo foi feito para você ! Creio que sejas um aluno da Marilena ChauÃ. Estou enganado ?
Acho uma falta de respeito a intolerância com relação às opções de voto, seja no candidato x, no candidato y, em braco ou nulo. E muito mais me surpreende essa intolerância vir de uma jornalista. Triste momento em que vivemos.
Vc também trocou de identidade. Engraçado. Vc com dois comentário, mais em cima outro com um comentário. Ta vendo que nem todo mundo é burro aqui? Já descobriram seus truques Kkkkkk
Só rindo! Estou feliz com meu voto nulo! E pra quem não gosta, digo mais: "...o nome disso é democracia: significa que não adianta olhar para o próprio umbigo e espernear porque as coisas não saÃram como se quis. Em polÃtica e em tudo na vida, não dá para agradar todo mundo. Você pode não estar feliz, mas outras pessoas estão. Simples assim. " Bjo! Patrick
Outrro neófito em comentários pregando o voto nulo. É muito desespero Célia.
Eu votei em branco. Isso foi uma decisão polÃtica e deve ser respeitada. Esse teu texto é uma falácia.
Mariliz, Mariliz, na semana passada vc já levou paulada de um leitor da FSP que te mandou lavar a própria privada, pois vc continua falando droga. Então sou obrigado a escolher entre dois candidatos que não me representam, apenas pro seu deleite visionário ? Como disse aquele outro leitor: acorda, Alice, vc não está no paÃs das maravilhas.
É pra fracos. Os que escolherem tem que ter estômago forte.... Receita médica para votar: Antidepressivo uma semana antes, para ter ânimo Antipsicótico 2 dias antes, para não ensandecer. Duas horas antes: antiemético para as náuseas. E depois um valium para acalmar e é claro: um bom laxante para esvaziar a cabeça!
De verdade tenho muito orgulho da presidenta D/ilma . P/SDB/Aércio é brutal retrocesso. Gente o que se pode esperar de um futuro ministro fazenda que afirma que salario menor e desemprego é bom para melhorar a economia. Foi o que A/rminio guru do aercio falou. Ele tenta confundir, ironiza o debate mas essa é a verdade
Sendo obrigatório, entendo o branco ou nulo como opção. Também nunca voto branco ou nulo. mas, quem quiser e se sentir melhor assim... Pior seria votar na direita.
O texto não fala o mais importante: por que os votos nulos e brancos não tem mais o poder de invalidar um eleição??? Houve uma decisão do TSE interpretando as coisas assim. Na reforma polÃtica, deve haver uma lei determinando que 50% + 1 de votos brancos e nulos anula o pleito para cargos majoritários . Vou além, se houver nova anulação os candidatos não podem ser os mesmos. Para o legislativo só vai quem conseguiu numero absoluto de votos. As cadeiras restantes vão a nova votação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Nulo e branco é para os fracos Voltar
Comente este texto