Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ronaldo-comentando

    O diagnóstico se aproxima da verdade. Entretanto, a conclusão é fraca e carece de amplitude. Na verdade o custo do partido do governo para entregar a sociedade brasileira os mesmos benefícios que o outro é infinitamente maior pela corrupção desenfreada, velada, e desfrutando de acobertamento deslavado. São aproximadamente R$ 84 bilhões por ano que vão pelo ralo em corrupção no Brasil. Daria para fazer muito mais!!

    Responda
  2. Cristina Barboza

    Eu acho que poderíamos está no caminho do crescimento se ajustes nas leis fossem feitos. O pequeno empreendedor sofre muito neste país, tivemos crescimento econômico recentemente pelo avanço do pequeno proporcionado pela inclusão digital, tanto foi assim que o setor que mais cresceu foi o de serviços. A indústria brasileira tem diminuído de tamanho, fábricas estão fechando, a situação é grave, e não tem nada a ver com crise global.

    Responda
  3. Clima

    Está parecendo papo conformista. Lembram-se da história do sapo jogado na água quente? se é atirado na água fervente ele pula fora. No entanto, se for colocado na água fria que vai aquecendo gradualmente, ele vai permanecer tranquilo até ser tarde demais para se salvar. Desde quando as instituições brasileiras são sólidas?

    Responda
    1. patrycio

      Tenho 32 anos, e agora que estou realmente entendendo uma expressão que sempre ouvi nas aulas de historia: republica babaneira.

  4. patrycio

    O pior é que quando os ventos da economia mudam, quem está no comando mantem as politicas sociais ou mesmo as resforça; quando o mais certo seria uma salutar readequação assim como faz um pai de familia que perde o emprego. Mas este populismo gratuito tem um preço: esfacelamento da moeda e inflação. A continuar assim o plano real está fadado ao fracasso vamos voltar aos planos economicos a cada 6 meses. Agora vai ser o mercadante I, II e III.

    Responda
    1. Clima

      Permita-me acrescentar: desabastecimento e aumento ainda maior de impostos e tarífas públicas, com o gradual e contínuo empobrecimento da população. Aí, bastará arranjar um bode expiatório e o povão vai engolir facinho, facinho. E adivinhe quem serão os candidatos a bode: os micro empresários, os aposentados, a classe média, todos aqueles já anunciados pelo partido. Os parasitas de sempre permanecerão protegidos. Esse será o quadro sombrio se o PT continuar no poder, podem registrar.

  5. Felippe Beto

    A conta proveniente da Corrupção nas Estatais Federais só está chegando....2015 será um ano difícil pra qualquer um que assuma a Presidência. A Operação Lava-Jato só está começando...a base Política no Brasil está seriamente ameaçada por causa disto.

    Responda
  6. Felippe Beto

    Mas tem uma conta que não fecha aí: Centenas de Bilhões de Dólares desviados nos Cartéis formados neste país, nas três esferas de Governo.

    Responda
  7. Velhinha de Taubaté

    Meu querido, a democracia está sendo comida pelas beiradas. Não acredito em suas palavras ("o Brasil é um país grande e suas instituições, fortes o suficiente para impedir guinadas na condução dos assuntos de Estado"). Caracas fica logo ali.

    Responda
  8. svarat

    Esse pacto social das Constituição de 88 está esgotado, não dá mais nada. Ou o Brasil faz algumas mudanças ou, mais cedo ou mais tarde, vai bater contra uma parede. Um país pobre como o Brasil não pode querer ser um Estado De Bem Estar como se fosse um país rico. O Brasil pode continuar com ele, se recusar a mudar, mas ficará patinando na mediocridade, o nível de gastos estatais necessários para mantê-lo leva a uma carga de impostos que impede que o país cresça e tenha uma economia produtiva.

    Responda
  9. Guriatã

    Acho que estás querendo embaçar, é absolutamente claro,que partidos mais ao centro distribuem melhor os recursos de toda a nação entre o povo médio,já os de direita,privilegiam os grandes grupos empresariais,os milionários,os coronéis,etc.

    Responda
  10. pedro volpe

    gastar quando tem dinheiro sobrando é fácil...a verdade é que esse governo foi irresponsável e muitas dessas políticas sociais não são sustentáveis.

    Responda
  11. Biotherm Homme

    Artigo pífio.

    Responda