Opinião > Raquel Rolnik: Voto em Dilma no segundo turno Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. tempestade

    É mesmo né? ...deixar tudo como está...está bom para vc? `Para mim não por isso voto em A

    Responda
    1. tempestade

      cont.. voto em .A É C I O...

  2. paulo democracia

    Aécio é a mudança que queremos, temos que encerrar esse maldito ciclo do Pe Te e iniciar um novo ciclo com Aécio, com mais eficiência e ética!

    Responda
    1. RICARDO

      Paulo, o PSdeB tinha o Renan Calheiros como Ministro da Justiça. A Priva taria e entreguismo TUC $ANO nunca mais.

  3. LUIZ RUIVO FILHO

    Com argumentos distorcidos da realidade brasileira só podia ser mais um tripulante do PTbarco do Capitão (PR prá doce Rose, Paulo Roberto da Petrobrás, Youssef e Habib doleiros). Aliás, recentemente este prestigioso Jornal divulgou que "está marcada uma reunião" para aparar as arestas porque, caso contrário, a grumete será despachada do PTbarco ou vice-versa? Eis a questão? Aumentar o salário para aumentar o consumo, ou seja aumentar a inadimplência e cadastro do SPC. e Serasa. Arriba Muchacha.

    Responda
  4. Matias

    Jornalismo tendencioso dando as caras novamente. Artigos como esse não deveriam ser publicados, acredito que muitas das informações contidas nesse texto são de cunho fanático e tendencioso.

    Responda
  5. LS

    Pobre USP! Mais uma dos chauianos (os que odeiam a classe média, tão apregoada pelo P T), que levam nossa melhor Universidade ao caos! Seu voto em outro candidato e o retorno à antagônica demonstram seu grau de alienação em relação aos gravíssimos problemas do Brasil. Balanço externo a caminho da USP, perdão, do caos; setor de energia em estado deplorável e piorando com a vertiginosa queda dos preços do petróleo (pré-sal, a que custo?); Pró-alcool, assassinato por estrangulamento e etc. Raquel?

    Responda
  6. Tata

    É claro que Aécio é a única mudança possível. Ele não está promovendo a derrocada da democracia, a entrada de ter/ro/ris/tas no Brasil, a implantação da ba/der/na, a polarização com o lado das velhas di/ta/du/ras que aprisionam seu povo à miséria econômica e mental. Eu quero um país rico, progressista, moderno e democrático. Bom para todos. E só Aécio pode implementar isto neste momento.

    Responda
  7. Fundamental

    A questão Raquel é o que, de fato o P/T/ pretende para o país com as medidas que já tomou. Veja, doou refinaria na Bolívia, construiu porto em Cuba e perdoou dívida de países africanos, tudo com nosso dinheiro. Dinheiro que deveria estar sendo usado para fortalecer a infraestrutura e serviços no país. Nivelou por baixo tudo, a ponto de chamar de classe média quem tinha uma renda percapita em 07/2013 entre 291 e 1091 reais. Falácia. Por ora, basta tirarmos o P/T/ do governo.

    Responda
  8. Fundamental

    A questão Raquel é o que, de fato o PT pretende para o país com as medidas que já tomou. Veja, doou refinaria na Bolívia, construiu porto em Cuba e perdoou dívida de países africanos, tudo com nosso dinheiro. Dinheiro que deveria estar sendo usado para fortalecer a infraestrutura e serviços no país. Nivelou por baixo tudo, a ponto de chamar de classe média quem tinha uma renda percapita em 07/2013 entre 291 e 1091 reais. Falácia. Por ora, basta tirarmos o P/T/ do governo.

    Responda
  9. EconomistaGV

    Por que é tão rápida em rotular o Aécio como Neo-Liberal? A diferença da proposta econômica de cada um é se o motor do crescimento será a produtividade ou o consumo. Quando estávamos com o desemprego alto e capacidade ociosa, a política econômica de Lula focada no consumo teve seu papel, mas está esgotada. Hoje só gera inflação. A proposta do Aécio é focar na produtividade mantendo o mesmo estado de bem estar social. Redução da burocracia e custo Brasil.

    Responda
    1. svarat

      Rotulam o Aécio de neoliberal porque é uma generalização fácil e eficiente para a propaganda do P T. Criaram o estigma para o termo e agora usam-no sempre, para não ter o trabalho de pensar e elaborar uma crítica mais consistente.

  10. Sérgio Pombo

    A colunista não conseguiu enxergar que os anos de maior desenvolvimento com o petê foram os primeiros anos com loola seguindo "ipsis litteris" a cartilha neoliberal de FHCê até 2008? Não vê que o populismo na Argentina, batizado de peronismo, vem destruindo aquele país há 50 anos? Pobre Raquel, não a culpo, ainda hoje existem peronistas apaixonados na Argentina.

    Responda
    1. ACunha

      Professora, a Sra não percebeu que o país está minguando? Todos os indicadores apontam para baixo, exceto a inflação? Se a sua candidata ganhar, estaremos enfrentando o desemprego em 6 ou 8 meses. E o povo não aceita desemprego. Quanto aos canais de diálogo com sem-terras, sem-teto e outros desassistidos, melhor seria ressuscitar a economia do que ficar enganando-os. Com Aécio, não temos certeza de nada. Com Dilma, temos. É preciso tentar uma saída.

    2. svarat

      Não, ela não vê. Esse pessoal da esquerda universitária e "progressista" é cego para a realidade. O excesso de ideologia os impede de enxergar os fatos, acham que com o P T estão a caminho do tão sonhado socialismo e nada os demoverá de defendê-lo.

  11. KIKO

    Raquel, com 56 anos, a senhora, que já viveu vários momentos políticos no Brasil, deveria saber, já que é professora, que alternância de poder só faz bem à gestão do dinheiro e coisa pública. Se o Aécio for eleito e não fizer um bom governo tiramos ele na próxima eleição. Minha querida, temos que pensar assim e a senhora como professora deveria e poderia ensinar esses fundamento na USP, na sua coluna, etc Nos deveríamos mandar nesse País mais existem, infelizmente, muitas Raqueis.

    Responda
  12. mochiute

    Bom...estou indeciso, mas como poderei escolher, entre Dilma e Aécio? Difícil acreditar em um governo onde aumento de juros no lugar de darmos melhores salários seria a solução, e como acreditar em Dilma, vendo estragos como este da Petrobrás....a verdade é que entra governo e sai governo, e as promessas são as mesmas...todos prometem melhorar a educação, melhorar a saúde, e em todos os governos, a educação é um lixo, a saúde é um lixo...todos prometem e não cumprem!

    Responda
  13. rodrigo

    O que impede a mudança é consolidar você na fo lha!!

    Responda
  14. capanjo

    As propostas neo-liberais do programa de Aécio para presidente ,tentam impedir a marcha da democracia ,desmoralizando as forças progressistas ,negam a divida social que o pais acumulou com o povo ,querem as sequelas da escravidão e de outras modalidades de servidão adotodas pelo Brasil imperio e mantidas por gerações de sucessores.Com os poucos degraus na escada do progresso social .A elite brasileira que apoiaAécio,teme ter que limpar seus proprios banheiros e passar suas proprias roupas!

    Responda
  15. Doc

    Pelo amor de Deus...em política não existe o ideal...mas o melhor...como pode Raquel você apoiar a Dilma...uma política corrupta e populista que está nos levando à beira do abismo ?? ditadura comunista nunca deu certo em lugar nenhum do mundo...me cite um único país onde deu certo...o país precisa de crescimento...de investimento de tecnologia...de oportunidade para que está a fins de trabalhar, de produzir...de respeito as instituições...às leis...francamente!!!

    Responda
  16. nelson lima

    É estarrecedor e tendenciosa a Folha de São Paulo ao convidar petistas de carteirinha a defender ideologicamente uma bandeira e o apoio velado da organização Folha de São Paulo. Não é possível que as pessoas com acesso a informação simplesmente rasgam a ética e a joguem no vaso sanitário. Qual será a estupidez ou a cegueira precoce: a perpetuação de um governo corrupto que sem medir esforços para permanecer no poder, destroem a maior empresa brasileira, a história de pessoas com MENTIRAS.

    Responda
  17. LM

    Noto algo de "João Santana" no texto. Será que apenas o P T tem o monopólio de se preocupar com os mais pobres e executar políticas sociais bem sucedidas? Não há dúvida de que nos últimos anos o país avançou em pontos importantes, inclusive para os mais ricos, assim como não há dúvida de que parou de melhorar e começou a piorar. A atual política econômica dá sinais claros de fadiga. O céu-de-brigadeiro nublou, e o risco de estol sócio-econômico é real. Qualquer aceno de mudança será bem vindo.

    Responda
  18. Tiago

    Folha, sua iniciativa de controlar a forma de compartilhar a notícia é um atraso que contrasta com a melhor plataforma multimídia de notícias do Brasil. Queria pinçar um trecho do texto justamente porque me pareceu chave, mas o Ctl+V retornou lixo, uma bosta!

    Responda
  19. medici

    Olha, eu ia até fazer um comentario mas quando vi que a professora é mais uma esquerdopata que fica doutrinando com a cartilha comunista os aluninhos da usp, desisti. Não se discute com quem é doutrinado. A visão é muito pequena.

    Responda
    1. svarat

      Visão, que visão?

  20. Véio do Sul

    Todos podem ter as opiniões que quiserem ter - afinal de contas - ainda podemos ter opiniões e manifestá-las publicamente. A articulista acredita que essa política econômica permitirá o avanço sonhado, mas ela se engana. O Brasil Professora Raquel não é uma ilha e pelo visto a escolha por governos latinos é um erro grasso.

    Responda
  21. Jorge

    Até que eles escolham um outro cofre público para dilapidar. E com a sua autorização.

    Responda
  22. GUERREIRO44

    Infelizmente Dilma teve o pior governo do PT, isto é pura realidade para nós......

    Responda
  23. GUERREIRO44

    O PT fez coisas boas sim, mas chega de PT, pois também fez coisas horríveis.....parece que se esqueceram da Petrobrás e obras faraônicas da COPA. Melhor mudarmos o governo seja que for que tivemos para mudarmos...infelizmente sobrou o Aécio .....queremos mudanças.......já.

    Responda
  24. Mario NF

    Esse artigo retrata minha visão dos dois candidatos e suas estratégias partidárias. Isso já e' o necessário e suficiente para votar em Dilma, mas se somarmos as biografias dos dois o óbvio torna-se ululante.

    Responda
  25. lapanagio

    Se formos olhar para o panorama geral, não dá para votar na Dilma. Gestão, Política externa, perspectiva de crescimento, educação de qualidade (não quantidade)...nada disso há. Dilma provou ser incompetente, deixa um governo sem marca e escandaloso em termos de corupção.

    Responda
  26. cgarcia

    Mais uma que perdeu a grande oportunidade de fechar a matraca ou cruzar os dedos e não escrever nada! Bobagens...bobagens...bobagens.Deveria se juntar ao Chico. Enquanto ele cantava ela poderia dar aula em Cu/ba,Ve/nez/uela,Bo/li//via.Como uma pessoa com um nível deste , conhecendo o projeto que os Pe/Tra/lhas tem p/ o nosso país , pode estar de acordo com isso???!!!Vaza!!!

    Responda
  27. Cesar Cesarano

    ...mais um colu/nista tent/ando gar/antir o seu /por fora/....a Fo/lha precisa reci/clar estes colu/nistas sem opi/nião defi/nida ou que mud/am ao sa/bor dos ventos...

    Responda
  28. svarat

    A colunista diz que na economia Dilma acredita que o país vai crescer mais se a renda e o poder de consumo da população crescer. Só que o país não está crescendo mais, está crescendo menos, portanto a coisa não está funcionando. Acontece que se a renda aumenta sem que aumente a capacidade de produção do país, o que se distribui é inflação e não consumo. Distribuir dinheiro é fácil, difícil é aumentar a eficiência da economia e da produção para que as pessoas tenham o que comprar com o dinheiro.

    Responda
    1. svarat

      E é isso que o governo do P T não consegue fazer, é só distribuir, distribuir e distribuir, como se os produtos e serviços se materializassem como num passe de mágica, por um simples ato de vontade política.

  29. Nestor

    Na mosca! parabéns pela nota! O que podemos dizer para um cara como Borges que afirma, quando as pesquisas parecem favorecer Dilma: "quantas idiotices e falta de esclarecimentos que esse povo possui"? O que podemos dizer para os grandes especuladores da Bolsa que também mostram seu favoritismo claro pro tuca? Podemos dizer: vocês têm razão, seu candidato é mesmo o tuca, nós não temos absolutamente nada a ver com vocês!!

    Responda
  30. minha opinião

    Votar na Dilma é o mesmo que passar recibo para escândalos e perpetuar uma ignorante no poder. Tentar mudar á positivo.

    Responda
  31. Guriatã

    As razões pelas quais votas em Dilma,são claras e plenamente justificadas,só não as enxergam,os milionários(estes porque isto convém aos seus negócios) e os pouco esclarecidos,quanto a recursos para investir em saúde transporte,educação,etc,,existe mágica sim, é só taxar minimamente as grandes fortunas dos endinheirados brasileiros,que o tal numerário jorrará em bicas.

    Responda
  32. camargo

    Se o comentário não representa a opinião do jornal, porque estão podando quem critica a postura da RR.?

    Responda
  33. camargo

    Os comentarios anteriores que fiz, foram todos podados, será porque?

    Responda
  34. camargo

    Onde esta o direito da livre expressão.?????????

    Responda
  35. camargo

    Sou assinante da folha, mas vou cancelar. Estou perplexo, desde ontem algum colunista......... bate no aécio, será porque? Quem será amanhã... Voto 45.... Essa R.........., não enxerga um palmo na frente no nariz.......

    Responda
  36. jimi 7890

    Fico pensando, como uma articulista de um gde jornal não consegue enxergar o projeto que o P T tem para o país?? A Questão de votar no A ecio, não é por ele ser melhor, é por não dar continuidade no que estamos vendo. O nosso futuro com o P T está logo ali: Cuba, Venezuela, Argentina etc. Vale a pena correr o risco??

    Responda
    1. John-John

      Vc está corretíssimo! A questão é mudar, alternância de poder fará bem. Vai arejar, vai promover auditorias e para se manter no poder vão ter que melhorar nas áreas onde não se destacaram no passado. Raquel Rolnik é muito respeitada na área do urbanismo, mas sua opinião política não enxerga a questão macro sobre a necessidade de mudança.

    2. Mario NF

      PSDB igual a apagão com FHC mais falta D'água com Alckmin igual a incompetência na gestão. Voto Dilma.

    3. Lilica

      E comem criancinhas também?

    4. GUERREIRO44

      Ao darmos continuidade ao governo do PT nos transformaremos em sequência: em Argentina, depois Venezuela, depois Bolívia e por último estágio em Cuba.....................................hahahahahah

    5. svarat

      Não é que ela não enxerga, e que ela concorda com ele. Cuba, Venezuela e Argentina são os modelos do que essa gente sonha ver implantado no Brasil.

    6. Roque

      Nunca se sabe o interesse de cada um...

  37. maquiavel

    Mais 4 anos de PT é D+.é o que os brasileiros gostam.já estou acostumando.Moro em uma cidade governada por PT a 12 anos.Gostam muito de fazer jardins e teatro e a saúde pacientes no corredor esperando um leito. Vamos dar oportunidades para os candidatos de outros partidos,porque estes já deram.

    Responda
  38. Fred

    Os números da nossa economia estão aí. Os números que mostram o desastre que acontece com a Petrobrás também estão mostrando que a empresa vale hoje a metade do que valia faz 12 anos. A corrupção está aí, alguém duvida? O crescimento do PIB é ridículo. Portanto, quem vota no PT vota por ideologia ou por receber bolsa disso bolsa daquilo. O PT está nos levando para o buraco do atraso e da intolerância. Portanto, dia 26 Aécio para presidente.

    Responda
  39. ValveMark - SP

    Como uma pessoa com um minimo de cultura e educação consegue votar em um partido que teve como prioridade de governo o s/a/q/u/e aos cofres públicos ? Meu Deus, a saída para este país está no Aeroporto de Cumbica!!

    Responda
    1. gege

      Espero que no próximo dia 26 o Brasil não dê um tiro no ouvido reelegendo a incompetenta.

    2. Nestor

      Aleph, pode preparar as malas sim! A gente fica com Prouni, Pronatec, multiplicação de Universidades e escolas técnicas, Minha casa minha vida, aumento do salário mínimo, novos direitos para as empregadas domésticas, cotas para negos e pobres nas universidades, políticas ativas pro inovação e competitividade, autonomia dos usa e do grande capital, luz verde á pf para investigar corrupção, e por aí vai…..

  40. Edy

    Votar em Dilm é continuar a dar espaço p/ políticas d fisiologismo, é perpetuar a ineficiência do estado em cumprir suas obrigações por causa d seu aparelhamento, loteado entre partidos c/ interesses pouco-povão, mas, sim, em como ganhar +$ c/ corruPTção. Se não tirarmos o atual governo nessas eleições, o país c arrastará nos avanços do projeto Brasil Visão 2030. Será d lamentar e chorar.

    Responda
    1. RICARDO

      O PSdeB de SP e MG só tiveram 3 partidos na oposição. Acorde Edy.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.