Opinião > Renato Janine Ribeiro: Inclusão social vai melhor com Dilma Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Historiador Cinéfilo

    Bom dia ! Apesar do enorme respeito que tenho pelo Prof. Renato Janine Ribeiro, discordo de sua opinião de que o PT é o partido melhor capacitado para promover a inclusão social ! Não ! O que o PT faz, e um homem com a inteligência que ele tem já devia ter percebido é -- o que é chamado por eles de inclusão social não passa de um esquema gigante de compra de votos, através do Bolsa Família ! Nada mais ! Não há inclusão social, há embromação !

    Responda
  2. Donda

    Competente para consumar a inclusão social, dissociado das condições econômicas? Da boa performance no crescimento, geração de emprego (de qualidade) e renda, execução e elevação dos investimentos (que caíram a 16,5% do PIB) comparados a 21% quando recebeu do Lula (ja aquém dos 25% para gerar crescimento sustentável?) Infelizmente, o PT e incompetente ate para evitar que a maior empresa brasileira seja saqueada (na verdade eles realizaram o ataque ao butim). Ficar no populismo barato e fácil

    Responda
  3. MANOELITO

    O artigo não faz justiça ao PSDB. O Plano Real não foi apenas um plano de estabilização da moeda, mas também um plano de inclusão, pois fez mais de 20 milhões de pessoas ascenderem de patamar na pirâmide social. Também não faz justiça, ao não reconhecer que o governo de FHC foi o introdutor de programas de inclusão social, como o Bolsa Escola, o Bolsa Gás e outros. É inadmissível que um professor, escritor de livro sobre ética na política, escreva defendendo um governo sem ética.

    Responda
    1. svarat

      E desde quando pet ista tem ética, seja professor ou não?

  4. j.monte

    Janine-Ribeiro, boa tarde, ...mas será que os fins justificam os meios? Não era essa sua posição algum tempo atrás! Uma vez você, nesta "folha", escreveu que deve-se ter cuidado com os meio utilizado para alcançar objetivos que visem o bem comum, pois se torpes contaminam esse fim. Foi onde chegamos neste governo. Observo que você perdeu a capacidade de se indignar e de buscar novas alternativas.

    Responda
    1. Donda

      Concordo com J.Monte, os meios justificando os fins. Abandona-se a plataforma moral (e adere-se ao inescrupuloso assalto ao Estado para fins partidários e pessoais) e a pretendida "inclusão" via bolsa esmola lulista (e outros programas que deveriam ser políticas de Estado) torna-se meio para a manutenção e perpetuação no poder do Partido e seus asseclas.

  5. Felippe Beto

    Inclusão Social começou tudo na Era F.H.C....com criação do S.U.A.S, todas as Leis e Diretrizes que comandam a Assistência Social hoje foram elaboradas pelo Governo F.H.C....mas não é conveniente dizer isso, não é militantes??

    Responda
  6. Renato

    É impressionante a equipe de defesa de comentários e das redes sociais que o Pe/Te sustenta... Tá cheio deles aqui! Quanto ao artigo, este tipo de inclusão social através do Bolsa Famí/lia é es/mo la e não vai levar a nenhum lugar pois alimenta a va/ga/bun/ da/gem. O Pe/Te dos últimos 8 anos não tem nada a ver com o passado: é especialista em sa/ quear co/ fres públicos e montar qua /dri/lhas. A ordem do dia agora é "Tchau Pe/te".

    Responda
    1. Lili

      O seu candidato vai manter o bolsa família ...

  7. Prof Rogério Lustosa

    Eu concordo com o Prof. Janine, neste momento, a Dilma ainda é a melhor candidata para o aprimoramento da democracia para todos (todos...), bem como para o desenvolvimento econômico e a difícil, mas não impossível inclusão social. Podemos até discordar e ter críticas ao PT, mas não reconhecer tal fato seria o mesmo que adotar a política da avestruz: esta nega a existência do sol e diz q. ele não existe, apenas por esconder sua cabeça sob a terra...

    Responda
  8. Mineirinho

    Inclusão social e econômica é o remédio para minimizar a desigualdade é bom para todas classes,movimenta a economia,gera empregos e impostos,ser contra e retroceder,esta politica tem que ser apoiada para um país mais justo e democrático.

    Responda
  9. Sérgio Pombo

    Se o colunista acredita que a valorização do salário mínimo e a distribuição de bolsa sem critério continuarão em dias de crise econômica, baixo crescimento, baixa arrecadação e inflação elevada eu não tenho nada a lhe dizer. Mas se o colunista acredita que o governo do desperdício e da corrupção carrega em si o germe que vai consumir-lhe e precisa corrigir rumos, convido-o para conversar.

    Responda
    1. svarat

      Bem observado.

  10. Marcelo

    O mercado financeiro acabou de ter acesso às medições internas realizadas pelo empresariado e por partidos políticos que mostram, em média, Dilma com 55% e Aécio com 45% dos votos válidos. Prova: Bovespa em baixa hoje. O crescimento da candidata aconteceu em dois grupos mais específicos: jovens e mulheres. Pegou muito mal para Aécio a agressividade no debate, a crise hídrica de sp e a recusa ao teste do bafômetro - lembrem-se dos inúmeros acidentes c/ vítimas causados por embriagados ao volante.

    Responda
  11. Lili

    "Deixou a ética ser apropriada pela oposição, em que pese o telhado frágil dela." "Essas falhas são mais dos Estados e Municípios que da União, mas a propaganda soube colar o descontentamento de 2013 na conta petista, não na dos governadores de oposição". O colunista colocou no texto tais pensamentos que sempre nortearam a minha defesa para votar de novo em Dilma. E não venham me dizer que ele recebe bolsa, alienado ou mal informado, ou sem cultura, ou pobre...

    Responda
    1. Luis Zaneti

      Pois é, se não posso dizer nada disso, só sobrou mesmo má-fé.

  12. svarat

    O colunista faz uso de prática diversionista quando diz que o grande imperativo ético é o resgate da miséria. Ética tem a ver com modos políticos mais do que conteúdos de políticas. Se é o P T ou o PS DB que tem mais capacidade de reduzir a miséria é uma questão em aberto, todos querem isso, a diferença são os modos com que se pretende atingir esse objetivo. O colunista troca as bolas para confundir e defender seu partido da total falta de ética que demonstra em sua prática política.

    Responda
    1. svarat

      Ira da oposição? Ora, vá ver os discursos absurdos e raivosos do Lu la, xingando, mentindo descaradamente, agredindo; a campanha da Dilma, a mais suja que já se viu. Olhem-se no espelho antes de acusar os outros das vilanias, que vocês mesmo cometem, do ódio de classe que promovem. Li com imparcialidade sim. E não gostei e não concordei. É isso.

    2. Lili

      Você está contaminado pela ira da oposição e não está conseguindo ler com imparcialidade...

  13. adilson

    No mundo moderno os paises ditos desenvolvidos, e aqueles que querem realmente se desenvolver, tem uma visão bem clara da participação da sociedade como um todo nesse processo. A miséria é ruim para todos não só pelo lado humano, mas devido as consequencias economicas decorrentes dela. Da mesma forma uma classe empresarial competitiva é essencial nesse contexto, como beneficio à toda sociedade. E o governo moderno deve se restringir a controlar todos esses aspectos. Nesse ponto o P#T perde.

    Responda
  14. alicate

    sei...

    Responda
  15. LuisInacioparaCuritiba

    O estado minimo eh uma otima opcao para o Brasil pois diminue o saque nas empresas estatais como o PeTe faz hoje que saqueou a Petebras, BB, CEF, Eletrobras, etc...

    Responda
  16. svarat

    o P T não é dono nem o único capaz de conduzir políticas de inclusão social, isso é uma grande falácia. O P T não deixou a ética ser apropriada pela oposição, o P T jogou a ética no lixo e agora seus adeptos defendem a corrupção. O P T está destruindo a estabilidade da economia e deixando a inflação correr solta, e sem estabilidade econômica e com inflação alta não há política de inclusão social que funcione.

    Responda
    1. svarat

      A parcialidade está obstruindo a sua.

    2. Lili

      A parcialidade está obstruindo a sua lucidez...

    3. adilson

      Concordo plenamente. Inclusive a visão populista simplista do partido é muito prejudicial. Enquanto a India vem investindo maciçamente em educação para sair da miseria, nós praticamos politica de subsistencia.

  17. Mario NF

    Professor Janine Ribeiro, sou seu leitor assíduo no Valor Econômico por sua isenção e clareza com que emite suas opiniões. O Brasil agradece.

    Responda
    1. Lili

      Concordo plenamente e fico aliviada por ver que alguém finalmente opina sem parcialidade também.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.