Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ro

    O comentarista age com muita ma fé: a Emenda Constitucional e de 2005 !!!!!!!!!!! Naquela época a Dilma estava roubando a Petrobras!!! Ninguém nem pensava que essa mulher seria presidAnta!

    Responda
  2. ro

    O comentarista age com muita ma fé: a Emenda Constitucional e de 2005 !!!!!!!!!!! Naquela época a Dilma estava roubando a Petrobras!!! Ninguém nem pensava que essa mulher seria presidAnta!

    Responda
  3. ro

    O comentarista age com muita ma fé: a Emenda Constitucional e de 2005 !!!!!!!!!!! Naquela época a Dilma estava roubando a Petrobras!!! Ninguém nem pensava que essa mulher seria presidAnta!

    Responda
  4. ro

    O comentarista age com muita ma fé: a Emenda Constitucional e de 2005 !!!!!!!!!!! Naquela época a Dilma estava roubando a Petrobras!!! Ninguém nem pensava que essa mulher seria presidAnta!

    Responda
  5. rick

    tenho certeza que o detentor da pauta nunca entrou em uma faculdade...para estudar.Favorecido pela lei,exerce brilhante profissão sob o mando do governo,beneficiando-se das paginas da folha.

    Responda
  6. ValveMark - SP

    Qualquer governo que tente transformar o B/r/a/s/i/l em uma V/e/n/e/z/u/e/l/a, perecerá de c/â/n/c/e/r assim como H/u/g/o C/h/a/v/e/z. L/u/l/a e D/i/l/m/a já foram diagnosticados, é bom que se cuidem!!

    Responda
  7. Nibiru

    Outra coisa. Não se consegui sair da Pagina de comentario. Dã mensagem de erro. E acaba se saindo da Pagina da Uol tambem. Muito fraco essa parte de informatica aí. !!!!!!!!!

    Responda
  8. Maria Bárbara

    Se alguém quiser equilibrar o número de juízes do STF sem alterar a Constituição Federal, é muito fácil. Facinho mesmo. É só ganhar 4 vezes consecutivas a eleição para Presidente da República.

    Responda
  9. theo

    Gilmar Mendes esta certissimo!!! A se julgar por alguns dos ultimos ministros indicados pelo PT, não precisamos ser genios para perceber que eles(pt) estão muito mais cautelosos para indicar pessoas que sejam "companheiras", que nao contrariem os interesses do partido, se é que me entendem. Eles querem gente como o levanda, o tofa...

    Responda
  10. Nibiru

    Doutorado e Mestrado - 10; Doutorado 8,0, so Mestrado 6,0; experiencia mais de 5 anos, em mais de Uma área (Constitucional, Trabalhista..) - pontuação; experiencia mais de 2 anos como Docente, pontuação. Feito a votação interna, o Decano do Judiciario apresentaria os 10 em condiçoes de concorrerem as 3Vagas. FACILIMO. Até ESCOLA de SAMBA tem CONCEITUAÇÃO. Judiciaro Independente. Impossivel sair um Tenente Coronel - Presidente (Venezuela) ou um Cabo do Exercito- Pte (Hitler - Alemanha)

    Responda
  11. Nibiru

    Não entendo muito de como são essas Indicações. Portanto, usando o BOM SENSO, vou elocubrar. Penso que num País democrático (aí que mora, a indicação do Presidente trata-se de uma mera formalidade (talvez não precisasse existir dado a Independencia de Poderes) . Deverá haver no Poder Judiciario um tipo de Colegiado que venha ao longo de décadas dando conceitos e pontuação, formando um historico da vida profissional do Servidor. Tipo assim: mais de 30anos de Serviço - 10; entre 25 e 30 - 8,0; Com

    Responda
  12. Wasantos

    Lewandowsky será beneficiado pela emenda. Alguém precisa de mais algum argumento para acha-la ruim?? Dois outros beneficiados já foram indicados pela "presidenta". Continuam achando boa? M.A. Mello precisa mesmo se aposentar, mas a emenda o mantém... e apenas Celso Melo seria uma real perda.

    Responda
  13. Nibiru

    Caras acho 65 anos o ideal. Deveria ser Emenda Constitucional para diminuir a idade. Imagina um Garoto, inteligente, que Conclua Direito com 24anos. Faça concurso e passe com 25 anos. Aos 65 anos tera 40 anos de serviço. Acho que esta de bom tamanho. Ja ganhou aposentadoria integral, talvez até cargos acima, 5 anos no maximo no TSJ, lavando a burra (ok, ok, jogador de futebol ganha mais, fazer o quê!).

    Responda
  14. André

    Pode-se notar que o perfil das indicações após o mensalão mudou! Ministros mais jóvens e engajados com o PT. Isto está parecendo perigoso!

    Responda
  15. Lala

    Acerca do boca de suvaco, sósia do FH , não se deve perder tempo, pois se trata de uma figura repulsiva que desmerece o supremo, como muito bem dito pelo barbosinha. Quanto à pec da bengala, é um desserviço à magistratura nacional. Por isso, merece ser arquivada.

    Responda
  16. Wasantos

    Se por um lado esta emenda mantém no cargo o muito fraco e imprevisível Marco A. e o excelente Celso Melo, nomeados por outros partidos, mantém Lewandowsky, que todos sabem a quem presta contas. O outros agraciados são Teori Zavacz, um dos poucos da turma que veio do STJ e Rosa Weber, que veio da esfera trabalhista, ambos nomeados já pela atual presidente. Além de politicamente ruim, a medida é tola

    Responda
  17. rodrigo

    Não era exatamente o que esperava ler. Na realidade o que tem que ser feito e criar regras que deixem o poder independente, como a indicação de apenas um terço da corte pelo presidente. O resto seriam juizes de carreira e representantes da sociedade com mandato como acontece na Europa.

    Responda
  18. Sérgio Pombo

    Em vez de PEC da Bengala precisamos da PEC da Fralda para mandar umas crianças para casa.

    Responda
  19. pcr

    Como já foi dito há muito tempo pelo jornalista Diogo Mainardi, o Sr. Elio Gaspari é a fada sininho do petismo.

    Responda
    1. toninho

      que importancia tem diogo mainard?

    2. Will

      Diogo quem???

  20. pcr

    Como já foi dito há muito tempo pelo jornalista Diogo Mainardi, o Sr. Elio Gaspari é a fada sininho do petismo.

    Responda
    1. Wasantos

      Só para justificar a falta de racionalidade desta emenda. Ela mantém Lewandowsky no cargo!!! E mais dois indicados pela atual "presidenta"!!! Mantém Os Melo e Mello, um imprevisível e falador e o outro excelente, decano da corte, mas neutro. Mendes e seu alter ego ( Tofolino) teremos de aguentar por mmmuuuiiitttoo tempo, com ou sem emenda geriátrica alzheimeriana.

  21. Murillo

    Ao ler seu artigo, ainda que respeite sua posição, permita-me perguntar:que país o sr. vive? por um acaso o sr. acredita em papai noel? pelo seu artigo, deduzo que, o mundo em que o sr. vive mais se parece com "alice no país das maravilhas" que o Brasil. Lamentável para uma pessoa na sua idade e com seu elevado nivel profissional.

    Responda
  22. Ronaldo

    Se o PSDB tivesse ganho as 4 últimas eleições presidenciais, os 11 ministros em breve seriam indicados pelo PSDB. Nesse caso eles estariam respeitando a constituição. Mas como o PT ganhou as últimas 4 eleições, eles querem rasgar a constituição. Os peessedebistas deveriam se preparar melhor se quiserem ganhar eleições e não querer mudar a regra do jogo durante o jogo. Aliás, foi isso que o FHC fez aprovando a reeleição para ele mesmo, que estava ocupando mandato. Nenhuma lei pode ser retroativa

    Responda
  23. Bolla

    Q ual é? O col unis ta (que de ing ênu o não tem n a da) tá peg ando l e v e d e m a is com quem -- ao lo n g o dos ú l ti mos 1 2 a n o s -- já d e m o n st r o u à l a r g a do que é c a p a z pra f a zer v a ler s u as vo n t a d e s. Como se para essa t u r m a houvesse alguma b a l i z a é t i c a a ser observada... P e l a m o r d e d e u s !!

    Responda
    1. Wasantos

      Ele e vc não sabem fazer contas... a medida beneficia 3 indicados pela presidenta, um deles é o Lewandowsky!!! Se isto não te convence, convence a mim,,,,,

  24. karamazov

    Prorrogar a idade limite para os atuais ministros do STF impedindo o completo aparelhamento daquela corte talvez não seja mesmo o caminho mais adequado. Importante seria acabar com esse "direito" constitucional que hoje tem o presidente da República. Juízes do STF deveriam ser escolhidos apenas entre juízes dos tribunais superiores, com pelo menos 20 de anos de experiência na magistratura, em eleição direta, pelos demais juízes de todas as instâncias.

    Responda
    1. Ronaldo

      Essa proposta exige uma modificação da constituição, que só poderia valer depois de aprovada.

  25. karamazov

    O que se viu no julgamento do "mensalão" foi o predomínio da visão de que os crimes de colarinho branco, normalmente praticados por quem detem o poder politico, não oferecem riscos à sociedade, sendo passiveis, portanto, de penalizações mínimas. Contribuiu para essa visão predominante, sem dúvida, o fato de metade dos juízes serem "devedores" de seus padrinhos, não por acaso réus ou coniventes com os criminosos. Tem razão o Ministro Gilmar; Organização criminosa sim, crimes de quadrilha não ?

    Responda
  26. Piruá

    Doutora, "tá" bom !!!!!

    Responda
  27. cabeludo2004

    Esse Gaspari é uma graça: nada é garantido nessa vida. Mas isso não impede da gente fazer planos. E Dilma e o PT fazem planos: "vamos indicar esse aqui que já foi do nosso partido" ; "esse aqui tem idéias mais parecidas com as nossas". Mas às vezes o plano dá errado (Joaquim Barbosa). Agora já querem manter os que eles indicaram mais tempo (mudar a idade de aposentadoria). Agora com Lula em 2018, vai ser duro de ganhar mesmo. Por isso acredito que a alternancia de poder é bom para a democracia.

    Responda
  28. Edgar

    Concordo com o colunista, a Corte Suprema tem algo maior que é enxergar com a razão e não com a emoção partidária, própria daqueles que não respeitam a democracia.

    Responda
  29. marbu

    Precisa acabar com essa palhaçada do presidente do país indicar o ministro.Tem que se mudar o critério urgente.Essa escolha tem que ser totalmente imparcial.

    Responda
  30. PH Andrade

    Muito longe de ser um fantasma, o bolivarianismo está cada vez mais presente na sociedade brasileira. Os fatos estão aí. Querem aprovar conselhos populares, usurpando poderes constitucionais do Legislativo (nova proposta será feita em janeiro). Querem cen*surar a mídia, e controlar o seu conteúdo, para banir as opiniões contrárias. E querem, sim, controlar o S*TF, que é um tribunal político, e não técnico. Mas não precisa ser assim pra sempre. O Judiciário precisa escolher os Ministros do S*TF.

    Responda
  31. Rodrigo Brandt

    Mudar a regra porque estou na oposição, manter a regra se sou o poder. Balela de Gilmar Mendes alavancada pela interpretação errônea de Elio Gaspari. Democracia depreende manter regras e respeitar preceitos mesmo que não concordemos com eles. O Brasil não é a Venezuela porque ao contrário da oposição o governo democraticamente eleito não é o de lá. As regras atuais não foram criadas ou aprovadas pelo PT ou Dilma ou pelo Papa Francisco mas muito antes. Respeito a regras é isso que precisamos.

    Responda
  32. junior

    Sou a favor de aposentadoria compulsória aos 70 anos . Começaria por jornalistas tendenciosos.

    Responda
  33. Cassia

    Que novidade; mulher só serve p/ cama e mesa!

    Responda
  34. ZAC

    há, há, há......Gilmar tem toda razão do mundo.

    Responda
  35. Peter J

    NEPOTI SMO: Vai ser publicado na VE JA desse final de semana a riqueza do LUL IN HA. Sócio majoritário dos Frigoríficos JBS, Sócio majoritário da Telefonia O I. Proprietário de 6 fazendas que somadas dão um total de 1.400.000 hectares. Criador de mais de 500.000 cabeças de gado no Esta do do Pa ra. Hoje seu meio de transporte e um Ja to Executivo avaliado em 50.000.000,00 milhões de dólares para quem era funcio nário púb lico cuidador de zoológico.

    Responda
    1. Peter J

      Peço desculpa em nome da censura. Postei ontem, apareceu quase 24 horas depois. Como pode ser visto, comentário cheio de ofensas e linguagem chula.

  36. Teté

    É conveniente assistir à entrevista de Ives Gandra no programa do Jô.

    Responda
  37. Educado

    Então é isso, sr. articulista, a "doutora" tão citada por V.Exª foi eleita, enquanto o seu "doutorzinho" não, mas o senhor tem a sua coluna, sr. "jornalista" para ironizar quem queira por mais quatro anos.

    Responda
  38. Sérgio Pombo

    A "misteriosa" ligação do C'erra ao G Mendes foi para influir que não caísse a necessidade de apresentar o título de eleitor nas votações, pois ensejaria desconhecimento da sessão eleitoral correta e atrasaria o processo. Nenhum ministro foi contra a ponderação do C'erra, demonstrando sua correção e assertividade. Coisas que os petebas não possuem, pois preferem apenas acusar e levantar suspeitas.

    Responda
  39. Sérgio Pombo

    Não existe dominação à ser evitada, o desgoverno já coordena as decisões do STF. Bastaria observar o julgamento dos Embargos Infringentes, as autorizações de prisão domiciliar aos mensaleiros, o não julgamento do mensalão tuk ano para não inocentar "inimigos", a pressa do ministro Teori em soltar os acusados da Lava Jato e as declarações que apontam para um possível arquivamento do caso. Qual seria a intenção, então, prolongar o poder dos atuais ministros para encaminharem todos os seus entes?

    Responda
  40. Antonio Catigeró Oliveira

    Percebe-se a justa preocupação do jornalista com nossa incipiente Democracia.

    Responda
  41. Bear

    Perfeito. A declaração do ministro é que parece ser partidaria.

    Responda
  42. Zé Campos

    G/i/l/m/a/r M/e/n/d/e/s: um ja/gun/ço a serviço dos tu/ca/nos no S/T/F.

    Responda
  43. Peter J

    Gaspari continua insistindo em chamar Dilma de "doutora". Será gozação?

    Responda
  44. Waner

    Desta vez concordo plenamente. Parabéns!

    Responda
  45. Teté

    Parece que o jornalista já se prepara para a censura da mídia, apoiando, elogiando o governo e criticando os adversários para poder continuar em evidência.

    Responda
  46. svarat

    Se, como diz o Gaspari, não existe risco de bolivarianismo aqui, porque é que o governo do P T apoia incondicionalmente o governo de Maduro que destruiu a economia venezuelana e é politicamente violento, repressivo e autoritário? Os atos e palavras contam, quem apoia incondicionalmente ditaduras humana e economicamente falidas como Cuba e Venezuela é porque admira e respeita essas tiranias economicamente fracassadas. Ou não?

    Responda
    1. CarlosSP

      Svarat, vc não sabe o que está falando. O Brasil é o país que conseguiu, com a sua liderança, evitar que a Venezuela esteja hoje em guerra civil. Com a diplomacia sem estridências conseguiu os acordos necessários entre oposição e governo no momento que a violência estava a ponto de explodir. O Brasil defende que na Venezuela se respeite a constituição, vc goste ou não dela, porque foi votada pelos venezuelanos, e não golpes de estado como quer os EUA,que apoiou o de 2002.

    2. reisender

      Cuba e Venezuela são mais democráticas que os EUA. O governo de Maduro foi eleito democraticamente, assim como o de Cuba, que é um parlamentarismo. E pode comparar o IDH de Cuba e Venezuela com o do Brasil e vai ver qual é mais "humanamente falido".

    3. PH Andrade

      Svarat, não só admiram, como idolatram. Há vídeos reveladores no YouTube - LaLu discursando no Foro de SP, ou para o Foro, e Dilmentirosa discursando efusiva e entusiasmada em Havana, em cerimônia cheia de foices e martelos, na festa de 50 anos da Revolução Cu*bana (2009) quando era Ministra de LaLu... Cego é quem não quer ver...

  47. lalazico

    Não entendo o esforço, o malabarismo e até o ridículo de comparar alhos com bugalhos para defender o indefensável e desqualificar tudo que se atreve a criticar o governo. Não deveria ser esta a atitude de um jornalista ou de qualquer que tem por obrigação informar. Quem lê o que escreve o Partido dos Trabalhadores e presta atenção no que fala e fazem seus lideres e seus seguidores, sabe, com absoluta precisão, que as observações de Gilmar Mendes procedem e foram até comedidas.

    Responda
  48. celiavasconcelos

    Gaspari, mais uma vez irretocável.

    Responda
  49. jotaefe

    O PeTe atua dentro das regras do jogo democrático. Quem costuma escorregar em sua postura ante a Constituição é a elite minoritária e reacionária que não admite a perda do poder político e econômico. Exige mudanças em benefício próprio, mesmo derrotados e como vitoriosos na emenda constitucional da reeleição de FHC. A sugestão da extensão da emenda a todo funcionalismo seria para dar ares legais à imoralidade tal como na reeleição de FHC quando governadores e prefeitos foram beneficiados.

    Responda
  50. jotaefe

    O PeTe atua dentro das regras do jogo democrático. Quem costuma escorregar em sua postura ante a Constituição é a elite minoritária e reacionária que não admite a perda do poder político e econômico. Exige mudanças em benefício próprio, mesmo derrotados e como vitoriosos na emenda constitucional da reeleição de FHC. A sugestão da extensão da emenda a todo funcionalismo seria para dar ares legais à imoralidade tal como na reeleição de FHC quando governadores e prefeitos foram beneficiados.

    Responda