Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Craig

    Optar para um ajuste fiscal só é técnica se ignorar a natureza ideológica das escolhas para determinado tipo de economia e determinado maneira de gerenciá-la. Assim, o argumento do autor se torna ideológico, porque resulta de escolhas ideológicas: ele aceita determinada teoria macroeconômica e não consegue ver que existem alternativas, ou sabe muito bem disso, mas pretende desqualifica-las naturalizando a sua escolha.

    Responda
  2. svarat

    Esses economistas, não tendo mais argumentos técnicos para se apoiar, se apoiam nas costas dos pobres. Qualquer um que os contrarie dizem que é defensor dos ricos e explorador dos pobres. São sujos, usam de manipulações e se escondem atrás de discursos sociais e chantagens emocionais. É comportamento típico de esquerdistas e pet istas. O pet ismo é um pântano moral e daí se pode esperar tudo, todas as sujeiras e deslealdades, a corrupção moral é parte inseparável do pet ismo.

    Responda
  3. Guto

    Parabéns muito lúcido seu artigo

    Responda
  4. Herdf

    Quando o governo toma decisões escolhe quem ganha é quem perde, portanto o debate técnico acaba tendo interesses por trás das decisões. A questão de privilegiar a questão fiscal ouve-se há décadas e o que vemos é que sempre há um topo da pirâmide preservado e os de baixo pagando a conta. Aliás a classe média pagou a conta entre 94 e 2002 e no final os pobres perderam o emprego. A classe média hoje clama pela volta da política que gerou sua situação atual. Terá que sofrer pra aprender?

    Responda
    1. svarat

      Que política que gerou a situação atual imbecil? O P T está no governo há doze anos e você vem falar que a culpa é do governo que já saiu faz mais de uma década? Vão à m.rda seus pulhas, vão comer capim que é o que lhes cabe, criem vergonha na cara.

  5. José Porfiro

    Uma coisa é a teoria econômica, com seus acertos e problemas. Mas, outra totalmente diferente é a situação real e concreta da promiscuidade entre economistas e mercado financeiro, que por mais que Samuel implore que não seja isso, não tem como negar que é isso mesmo.

    Responda
  6. Guriatã

    Um governo terá sempre mais peso em sociedades compostas por cidadãos com melhor educação ,mais tradição,principalmente mais altivez,( orientais sempre foram mais obedientes,mais cordatos),evidente que para o povo de modo geral, melhor uma sociedade parecida com a de países norte -europeus,para os tubarões,sociedades mais próximas das Americanas,sejam do sul ,centro ou norte,aí depende se você é tubarão ou cidadão comum,para fazer sua escolha,com economistas e mídia procurando embaçar.

    Responda