Luiz Felipe Pondé > Metafísica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. alexmed

    Preocupar-se com a morte é fútil. Justamente por ser a morte um assunto da maior importância, se a gente se preocupa com ela verdadeiramente, todas as outras preocupações é que se tornarão desimportantes. Logo, preocupar-se com a morte atrasará a resolução de outras preocupações que eventualmente poderão matá-lo antes do tempo.

    Responda
  2. Déjà vu

    Pergunta ao Filósofo Pondé: "Por que Há algo ao invés do Nada"??

    Responda
  3. tempestade

    Todo hoje, todo agora, é semente do amanhã...que se saiba escolher.

    Responda
  4. Pizzaiolo

    Pondé, todo tipo de conhecimento é uma forma do ser-humano se sentir útil e vivo no mundo. Você quis provocar ao comparar a Astrobiologia(ciência que busca formas de vida fora da Terra) com a religião. Porém, quem tem maturidade intelectual não vai se incomodar com essa associação. Acredito que a subjetividade é a maior riqueza do ser-humano. Se não for na religião, que busquemos a subjetividade na Arte ou Filosofia. Não acho que o ultra racionalismo consiga chegar até a felicidade.

    Responda
  5. Pizzaiolo

    Pondé, todo tipo de conhecimento é uma forma de o ser-humano se sentir útil e vivo no mundo. Você quis provocar ao comparar a astrobiologia(ciência que busca formas de vida fora da Terra) com a religião. Porém, quem tem maturidade intelectual não vai se incomodar com essa associação. De qualquer forma, acredito que a subjetividade é fundamental para o ser-humano. Se não for na religião, que seja na Arte. Não acredito que o ultra racionalismo consiga chegar a felicidade.

    Responda
  6. well

    Vamos lembrar que o SETI ( Search For Extraterrestrial Intelligence ) que hoje é um instituto privado, teve seu inicio dentro da própria NASA, no final dos anos 50. No inicio dos anos 80, o Congresso Americano cortou a verba do departamento, e foi Carl Sagan quem interveio para que fosse restaurada. Quando as verbas para pesquisa foram cortadas de vez nos meados dos anos 90, passou a ser patrocinado por gente de peso, entre eles, Bill Gates, Intel, IBM e HP.

    Responda
  7. Chico Brito

    É... parece que o "filósofo" Pondé tá querendo "pegar" mulher.

    Responda
  8. Digosam

    Tenho a impressão que o professor Ponde tem um viés liberal e anárquico. Tratar com ironia temas que para algumas pessoas são crenças aceitáveis parece deboche. No entanto, viva a liberdade de expressão! Afinal, cabe a cada um de nós escolher a leitura de cada dia.

    Responda
  9. sibila

    Duvido que nós humanos(no plural) conseguiríamos conversar com um não terráqueo. A gente tenta entre nós mesmos e falha, falha e falha. A comunicação é isso. Embora existam as flores...

    Responda
  10. Luis Zaneti

    Pondé, hoje você está meio mala, à la Richard Dawkins.

    Responda
  11. svarat

    Ets substituem a esperança trazida pela religião em um mundo tecnológico e materialista. Em vista da situação tão particular da Terra, da interação tão delicada de fatores que permitem a vida aqui, tendo a achar que não existe vida em outro planeta. Por outro lado, o universo é tão imenso com suas inúmeras galáxias, seus bilhões de estrelas que fica impossível afirmar isso. Nessa questão só resta declarar-se agnóstico. Mas a metafísica não é apenas indisposição, está muito além disso.

    Responda
    1. svarat

      O que é matéria? Bem depois de Einstein sabemos que matéria é energia condensada. E o que é energia? Energia é vontade condensada. E o que é vontade? Vontade é consciência condensada. E o que é consciência? Consciência é o que existe, existência pura. No dia em que não houver mais humanos, nem matéria, a consciência continuará aí, una, eterna, imutável, como sempre esteve. Não existe o nada, o nada é uma criação da mente humana. Não existe a não-existência, o que existe é existência.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.