Hélio Schwartsman > Exercício da virtude Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Temos de defender a liberdade de expressão e de imprensa com unhas e dentes. Sua base está na pluralidade de opiniões e ideias. Por isso é tão importante termos colunistas de esquerda, de direita e de centro, todo mundo junto e misturado, no mesmo órgão de imprensa. Fundamental ler a todos, até para que possamos fortalecer nossos argumentos diante dos argumentos contrários.
É um paradoxo. Deve-se considerar as opiniões contrárias, mas rejeitar veementemente as opiniões que, caso sejam implementadas, esmaguem qualquer pluralismo de opinião, que não sejam as dominantes.
Virtude moral é o que não existe no P T. O pet ismo é um pântano moral, o sujeito pode até ter boa Ãndole mas se vira pet ista tem que se corromper moralmente porque a corrupção moral é parte integrante e inseparável da natureza do pe tismo.
Quem ousar falar de virtude hoje no Brasil é taxado de careta. O paÃs está dominado por aquilo que Gandhi chamava de inimigos da virtude: riqueza sem trabalho; prazer sem consciência; conhecimento sem caráter e sabedoria; negócio sem ética; ciência sem humanidade; religião sem sacrifÃcio;e polÃtica sem princÃpio. Muitos acreditam que a pessoa adquire cidadania quando desfruta dos seus direitos, porém o mais importante para o cidadão é que saiba cumprir suas obrigações de maneira voluntária.
Nossa! Que lição de moral, altivez, pureza e utilitarismo! Estou com os olhos marejados. Quem escreveu isso? Pode isso, Arnaldo?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Exercício da virtude Voltar
Comente este texto