Hélio Schwartsman > Autoridade e força Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu tava esperando vc citar o Stanley Milgram. Sempre bom ler sua coluna =D
Demonstrações de firmeza de convicção, tolices ditas com eloquência e gravidade, também são fontes de autoridade. Não é por acaso que pastores sacripantas põem legiões de ovelhas aos seus pés. A fonte da autoridade não é exatamente a violência, mas o medo. O medo de sofrer decorrente da violência é apenas um dentre várias fontes, mas acho que no mundo contemporâneo o medo da violência fÃsica não supera o medo que pessoas supersticiosas têm do... bicho-papão, aka, demônio.
O medo é realmente um recurso muito forte. E está relacionado muitas vezes ao engano. Vivemos a era de Loki. "Vocês vão perder o bolsa-famÃlia". "Eles têm armas de destruição em massa/armas quÃmicas".
Sobre esse tema, recomendo a leitura de "Inimigo do Povo", um clássico e obra-prima de Henrik Ibsen, que traduz com exatidão a questão de se posicionar contra o engano coletivo.
Por isso é tão importante aprender a ser fiel a si mesmo, com autenticidade, e a aceitar o outro como ele é, para que ele nos aceite como somos. O preço da autenticidade é não se importar em ficar isolado ou sozinho na sua ação ou opinião, mesmo se todos ou quase todos à sua volta agirem ou pensarem o contrário. Isso reforça a sua personalidade e o protege de enganos coletivos, tão comuns na polÃtica, na religião, na falta de caráter em situações do cotidiano, ou nos vÃcios, por exemplo.
Topamos quase tudo. Alguns até votar no P T.
Nada de errada com a autoridade, desde que seja exercida com a razão e compaixão, do contrário se torna despotismo. Muitas pessoas travam fÃsica e mentalmente quando não têm alguém para dizer-lhes o que fazer, quando fazer e como fazer. Demonizar a autoridade, como fazem alguns professores universitários moderninhos, é um equivoco, pois dificulta adaptação do jovem no mercado de trabalho, já que a maioria das empresas depende de uma hierarquia estruturada para funcionar.
"...para não ficar contra a corrente, topamos quase tudo..." Aà que mora a contaminação, a falta de limites ...Em suma, o foco dos conflitos...
É redundante. Pais mal educados geram filhos deseducados, sem limites...
IndivÃduos bem educados acatam facilmente as autoridades . Falta de limites tem a ver com permissividade .O acesso fácil aos tóxicos torna complicado o ato de educar...Filhos, bem melhor não tê-los...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Autoridade e força Voltar
Comente este texto