Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raissa1401

    Eu tava esperando vc citar o Stanley Milgram. Sempre bom ler sua coluna =D

    Responda
  2. alexmed

    Demonstrações de firmeza de convicção, tolices ditas com eloquência e gravidade, também são fontes de autoridade. Não é por acaso que pastores sacripantas põem legiões de ovelhas aos seus pés. A fonte da autoridade não é exatamente a violência, mas o medo. O medo de sofrer decorrente da violência é apenas um dentre várias fontes, mas acho que no mundo contemporâneo o medo da violência física não supera o medo que pessoas supersticiosas têm do... bicho-papão, aka, demônio.

    Responda
    1. cabeludo2004

      O medo é realmente um recurso muito forte. E está relacionado muitas vezes ao engano. Vivemos a era de Loki. "Vocês vão perder o bolsa-família". "Eles têm armas de destruição em massa/armas químicas".

  3. PH Andrade

    Sobre esse tema, recomendo a leitura de "Inimigo do Povo", um clássico e obra-prima de Henrik Ibsen, que traduz com exatidão a questão de se posicionar contra o engano coletivo.

    Responda
  4. PH Andrade

    Por isso é tão importante aprender a ser fiel a si mesmo, com autenticidade, e a aceitar o outro como ele é, para que ele nos aceite como somos. O preço da autenticidade é não se importar em ficar isolado ou sozinho na sua ação ou opinião, mesmo se todos ou quase todos à sua volta agirem ou pensarem o contrário. Isso reforça a sua personalidade e o protege de enganos coletivos, tão comuns na política, na religião, na falta de caráter em situações do cotidiano, ou nos vícios, por exemplo.

    Responda
  5. svarat

    Topamos quase tudo. Alguns até votar no P T.

    Responda
  6. Dewey

    Nada de errada com a autoridade, desde que seja exercida com a razão e compaixão, do contrário se torna despotismo. Muitas pessoas travam física e mentalmente quando não têm alguém para dizer-lhes o que fazer, quando fazer e como fazer. Demonizar a autoridade, como fazem alguns professores universitários moderninhos, é um equivoco, pois dificulta adaptação do jovem no mercado de trabalho, já que a maioria das empresas depende de uma hierarquia estruturada para funcionar.

    Responda
  7. dix-huit

    "...para não ficar contra a corrente, topamos quase tudo..." Aí que mora a contaminação, a falta de limites ...Em suma, o foco dos conflitos...

    Responda
  8. dix-huit

    É redundante. Pais mal educados geram filhos deseducados, sem limites...

    Responda
  9. dix-huit

    Indivíduos bem educados acatam facilmente as autoridades . Falta de limites tem a ver com permissividade .O acesso fácil aos tóxicos torna complicado o ato de educar...Filhos, bem melhor não tê-los...

    Responda