Opinião > Ricardo Semler: Nunca se roubou tão pouco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 5 Próximas

  1. Phill

    O autor cita três números diferentes para a porcentagem do PIB que seria desviada em três momentos diferentes. De onde será que ele tirou este números?

    Responda
  2. Paulo

    Ricardo, fiquei decepcionado com seu artigo. Voce menospresa a inteligencia dos leitores. O governo doPT e autor e executor do maior escandalo de corrupcao desde o descobrimento. Esses seus dados matematicos sao furados. Qual pais no mundo se desenvouveu dando esmolas, em vez de educacao de qualidade? Aposto que no regime militar voce deixaria seu filho frequentar escola publica, e hoje?

    Responda
  3. Marcos A

    Vale lembrar que a delação premiada foi introduzida no Brasil apenas em 1999. Queria ver se não houvesse esse instrumento nos dias de hoje, se alguém seria X9 para entregar parte do esquema e o resto da quadrilha. Essa história de que o ** deixa investigar é a maior balela, pois foram apenas os mecanismos de investigação que melhoraram antes do ** chegar ao poder. O Sr colunista sabia das propinas e porque não guardou evidencias e denunciou o esquema que tinha conhecimento?

    Responda
  4. N O LEIO RESPOSTAS

    Se, segundo o ponto de vista deste sr Semler, todos somos corruptos, pergunto: em qual momento o sr também já corrompeu ou foi corrompido? Se todos somos sujos, (conforme seu texto deixa claro), quais exemplos o sr passou para seus filhos? Ensinou-os também a serem corruptos?

    Responda
    1. htanig

      Como o João Ubaldo disse, a corrupção aqui no Brasil começa em casa quando os pais mandam os filhos fazerem obrigação premiando-os... Este é um pais de jeitinho, em todos os aspectos em pequena coisas do dia/dia estamos cometendo atos ilícitos muitas vezes para não se incomodar ou simplesmente pelo medo de ser prejudicado. O ditado " aquele que nunca pecou, atire a primeira pedra" e certamente não terá nenhuma pedra.

  5. Paulo Ubinha

    Santa ingenuidade tucana, senhor Semler. FHC já facilitou o Lula ao deixar o Serra na estrada e deu no que deu. Agora quer aliviar o PT?

    Responda
  6. Tronnos

    Acreditar que nunca se roubou tão pouco é o mesmo que fazer pedidos sinceros para papai noel. Conformar-se com o POUCO roubo que acontece no país, é assinar a nossa sentença de morte como povo brasileiro. É certo que desconfiávamos de que isso acontecia nos governos anteriores, mas agora temos provas, e não é pelo fato de outros terem iniciado a roubalheira que vamos fazer de conta de que não estamos vendo o que esses que estão ai fazem. O PT subiu ao poder sob a bandeira de combate à corrupção.

    Responda
  7. Theodoro

    Realmente esses políticos roubaram pouco só 3%, mas o que é grave deixaram a porta do cofre aberto para as empreiteiras , vejamos Abreu e Lima, uma refinaria idêntica onde americanos constroem por 2 bi de dólares essa já esta em 20 bi e não esta pronta, então vou fazer uma conta de padeiro: refinaria 2 bi, tropina 1 bi e 17 bi para as empreiteiras (isso que é grave) os burros pegaram uma mixaria e deixaram o cofre aberto, esse 18 bi de dólares representam 47 bi de reais = 6 bi juro/ano.

    Responda
  8. Zê

    Esse texto vai ser mencionado por séculos na história. É a visão mais precisa do Brasil de hoje.

    Responda
  9. Flavia T

    "Cada um de nós"?? Fale por vc, fale o que o senhor quiser, mesmo sem provas, jo ga a la ma em todos pra tentar sa far os po lí ti cos mais cor ru p tos da historia do Bra sil. É por isso que em todas as e lei ções quem recebe verbas mili o ná rias para fazer suas campanhas são os políticos do P.T e seus co li ga dos.

    Responda
  10. Ride

    Será que eles continuam sem saber de nada?

    Responda
  11. Ride

    Kdê a relação dos políticos?

    Responda
  12. Analista MG

    Ricardo, excelente texto. Aproveito, já que é filiado, para desabafar. Tive enorme simpatia pelo PSDB em seus primeiros anos e cheguei, inclusive, a pensar em me filiar. Por que o PSDB não retoma suas origens e recupera a social democracia como meta? Enquanto não repensar, vai perder e perder e perder. O capitalismo é bom, mas o estado precisa intervir para minorar seus desequilíbrios. O PSDB precisa entender isso e se reencontrar. Entregou a social democracia ao PT. Precisa recuperar o ideal.

    Responda
  13. ROCHA

    É sabido q vendedores/compradores tem acertado comissões nos negócios. A diferença está entre comissão (parte do negócio) e propina.Fazendo uma compra, p.ex.com construtor,arquiteto,decorador etc, o preço loja é p/ex.100, e eles conseguem desconto e pagamos 95 (temos ganho). A loja dá uma comissão ao comprador que não me interessa pois eu já tive o lucro no desconto. Propina é diferente: o preço é 100, acerta-se o preço em 110 e a propina é retirada deste valor: quem paga a mais somos nós povo

    Responda
  14. Flávio

    Melhor exposição sobre o assunto impossível. O povo e as instituições nacionais são um mar de hipocrisia. Dia 17/11 encaminhei a carta abaixo aos jornais, infelizmente não publicada. Parabéns ao Sr. Ricardo Semler pela coragem de expor essa vergonheira.

    Responda
  15. Batista

    Sr. Ricardo Semler, Inicialmente, quero lhe parabenizar pelo seu  Best Seller, lançado em1988, "VIRANDO A PRÓPRIA MESA", excelente!!! Quanto a esta matéria, achei DEVASTADORA, principalmente o trecho que menciona a turma elegante que ROUBA AQUI, vão gastar o dinheiro roubado em MIAMI, e ainda por cima insatisfeitozinhos, vivem ESCULHAMBANDO O BRASIL (e os brasileiros humildes, principalmente os d osso Norte/Nordeste). Durante os 2 mandatos de FHC, nunca a midia falou que isso existia...

    Responda
    1. pagador de Darf

      Sr Ricardo, o sr não está querendo agradar o "status quo" para fazer negócios com a máfiiia instalada no poder??? È facil perceber ( quem quer perceber é claro) quando estão dizendo aquilo que alguem adoraria ouvir. Eta empresário esperto hem?

  16. tapiradri

    Outro dia, escrevi que achava que a comissão de três por cento era até moderada. Alguns amigos me censuraram. Está aí, é moderada mesmo. Ela já foi muito maior nos governos passados. Esse Ricardo Semler é nota dez. Gosto de gente honesta. Gente que faz justiça ao adversário! Repito, a oposição tem que ser honesta e respeitosa. Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.

    Responda
  17. lago

    Obvio, os petistas, usarão estes argumentos absurdos e absolutamente incompatíveis com fatos, para justificar a desastrosa administração petista tanto no que tange a corrupção, quanto no que tange à incompetência. Há ainda a tentativa permanente de controlar a mídia, os jornais, para que não se investigue os maiores assaltantes da república. Semler ignora que Collor foi cassado por extraordinariamente menos corrupção e desmandos que os praticados por Lula/Dilma, escandalosamente impunes!

    Responda
    1. lago

      TERMINAL É A facção petista e seus seguidores. Incompetentes, corruptos,autoritários e desequilibrados, negam todos os fatos que contrariam seus interesses, inescrupulosamente. Desvalorizaram e individaram a Petrobrás, ''como nunca antes neste país'', ela é vítima do maior assalto da república brasileira e a maior empresa do Brasil vive nas páginas policiais do Brasil e no exterior. Dilma estoura contas públicas, desrespeita leis fiscais.Está na hora de Lula/Dilma pagar seus desmandos!

    2. Pedro

      Procure se tratar amigo! Vc é um doente e, a meu ver, em estágio terminal.

  18. Rubens

    O título é bombástico mas vazio de fundamento. Seria ingenuidade confiar em qualquer estatística de algo que só é feito no subterrâneo. Se é ou era 10%, se agora é 3 ou 300%, se roubavam mais ou menos, ninguém sabe e nunca saberá. Pior do que qualquer corrupção, o modelo econômico, a má fé e a incompetência na gestão é o que leva o país à derrocada. Assim como religião, estado e empresa não deveriam se misturar. A corrupção privada se auto-limita e auto-depura; a do estado-empresa se expande.

    Responda
  19. JEduardo

    Muito pelo contrário Sr.Semler. As coisas não melhoraram, elas pioraram. Seu artigo serve como prova. Se roubam menos ou mais, essa nunca foi a questão. Nossa sociedade está no fundo do poço pq temos executivos que generalizam a corrupção, acusam de aqueles que protestam de hipócritas e justificam o crime apontando outros crimes. Somos hipócritas e não podemos protestar pq outros já roubaram mais? A sua própria lógica falha é o alicerce do problema e a prova de nossa decadência.

    Responda
    1. Pedro

      Pelo visto vc acabou de chegar do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e, por isso, não entendeu que o Sr Semler escreveu. Hoje, diferente do que acontecia no tempo em que tínhamos um "Engavetador Geral da República" a imprensa cumpre seu papel de denunciar, a Polícia Federal investiga e o Judiciário julga e condena se necessário. Será que era assim antes? Vc não deve saber isso, assim como não sabe que cometa é esse de onde vc veio. Procure ler e saberá. Use o Google.

  20. Celio

    Partilho da mesma opinião de Ricardo Semler; e tenho certeza, que podemos como ele diz no livro: "Virando a própria mesa", nós podemos ajudar a mudar nosso pais, mas precisamos ter coragem e sermos dignos dessa nação.

    Responda
  21. Sérgio Pombo

    O Ricardo Semler gosta de virar a própria mesa, no bom sentido e sempre com a melhor das intenções. Porém, devo discordar de sua percepção de que a corrupção diminuiu, e agora está sendo denunciada e investigada. Acredito que ela sempre existiu e sempre foi denunciada, seja nos tempos de JK ou na Capemi dos militares, mas agora chegou em um patamar insuportável com um nível de desfaçatez, organização e burocratização inimaginável, e se não houvessem as punições do mensalão, ninguém delataria.

    Responda
  22. praieiro

    Não me parece ser de boa fé a comparação entre o ato de uma pessoa que oferece "uma cervejinha para um guarda" - ou do guarda que aceita essa "cervejinha" - com um escândalo no qual o assessor de um dos corruptos tem US$ 100 milhões a devolver.

    Responda
    1. Pedro

      Entendi! No seu conceito, corrupção é uma questão de preço. Crie seus filhos dessa forma e espere que completam 18 anos pra serem presos ou se elegerem por algum partido. Ou será que vc queria que um "guardinha" fosse propinado com um milhão de reais?

  23. a carneiro

    Texto adulto para adultos, distante da paixão infantil partidária. Esse é o projeto de País. Cada um deve assumir sua responsabilidade. Um País sério não se constrói com a crença na honestidade e liderança de determinados personagens, mas com Leis cumpridas e instituições fortes e sérias. Isso também se aplica à organização das empresas, fragilizadas nos negócios diante de seu gigantismo e vítimas das mesmas manobras..

    Responda
  24. lucabo13

    Ora sem levar em desculpas, basta ir ao evangelho de lucas no novo testamento e ler a parabola do administrador infiel que vai de Lucas 16:1 a 16: 13 e ver que todos os que receberam proprina e mesmo roubam estão seguindo a cristo sem pecado pois foi um mandamento dado por ele. Manda estes homens levarem uma biblia e lerem no plenário.

    Responda
    1. lucabo13

      Cara Teté (602) Li e compreendi algo que para mim era estranho. Obrigada

    2. Teté

      Você leu o final? "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro."

  25. RIZZUTI

    Parabéns, Ricardo! Quanta lucidez!

    Responda
  26. Hermes

    Semler toda a generalização é burra e números são apenas números não encerram a verdade se não forem corretamente contextualizados.

    Responda
    1. Pedro

      Vc é daqueles que ouvem o galo cantar e não sabe onde! Na verdade, verdadeiro papagaio. Não é verdade que toda generalização seja burra e vc não viu isso escrito em lugar nenhum. Quanto a vc afirmar que números não encerram a verdade, se não forem contextualizados, Só me resta perdoá-lo, percebo que vc sequer ouviu o galo cantar! Burra é toda unanimidade e números não precisam de contextualização, são números, são exatos.

  27. Hermes

    Como é fácil escolher os números que lhe convém para defender um ponto de vista, o PIB brasileiro na década de 70 era em média 1% do PIB mundial, na média girava em torno de 100 bilhões de dólares o que dá aproximadamente 5 bilhões de dólares de desvios para a corrupção, atualmente nosso PIB é em média 3% do PIB mundial girando entorno de 2,2 trilhões de dólares o que dá aproximadamente 18 bilhões de dólares de desvio para a corrupção, então em números absolutos a situação piorou....

    Responda
    1. jose

      Nada á ver sr.hermes, pois quando o pib aumenta deveria também aumentar a corrupção na mesma proporção, já que os negócios também aumentaram.

  28. Hermes

    Como é fácil escolher os números que lhe convém para defender um ponto de vista, o PIB brasileiro na década de 70 era em média 1% do PIB mundial, na média girava em torno de 100 bilhões de dólares o que dá aproximadamente 5 bilhões de dólares de desvios para a corrupção, atualmente nosso PIB é em média 3% do PIB mundial girando entorno de 2,2 trilhões de dólares o que dá aproximadamente 18 bilhões de dólares de desvio para a corrupção, então em números absolutos a situação piorou....

    Responda
  29. HoRuS

    Ricardo, eu nao sou tucano, sou petista, mas ca para nos: tudo bem que voce tem interesse em continuar a fornecer para os Correios, mas acho que voce exagerou na defesa do P T..., ficou meio falso.

    Responda
  30. HoRuS

    O fato de estar inscrito em um partido nao siginifica comungar com as ideias deste partido. Pode ser apenas uma camuflagem. Tambem posso me inscrever no PT, só para dizer sou petista e poder escrever o que quiser contra o partido.

    Responda
  31. HoRuS

    Uai! mas se a empresa dele fornece para o Correios, quem mudou? Os Correios?

    Responda
  32. HoRuS

    Para surpresa do autor do texto, afirmo que sim existem milhoes de pessoas que nunca pagaram um medico sem recibo; nunca deram propina a policía e nunca passaram uma escritura por valor inferior. Ate pela simples razao de que nunca se consultaram com um medico particular; somente andam de transporte publico e jamais compraram ou venderam algum imovel. Ah... mas sao apenas exemplos. Claro... todos infelizes.

    Responda
  33. HoRuS

    Esta é a maior concentracao de bobagens por centímetro quadrado que vi na Folha. Nao da nem para comentar. Somente deixo o registro que sim, existem muitas pessoas que nunca pagaram medico sem recibo, nao deu propina para policía ou passou escritura por valor inferior. Somente no meu entorno ha varias.

    Responda
    1. HoRuS

      Romero, entendo que para pessoas como voce deve ser muito difícil acreditar que existem pessoas honestas. Lamento por voces, suas vidas devem ser duras, sem poder confiar nem na propria familia. Tenté lavar o seu dedao, acredite, voce será mais feliz com ele limpo.

    2. Romero

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  34. Ana

    Viva, nunca se roubou tão pouco! Ricardo Semler prega o conformismo e mediocridade, e considera que toda a população brasileira "tem o dedo na lama" e pratica ilícitos, o que não é verdade. Ainda existem muitos pessoas de bem habitando este país, e posso garantir que os mais humildes sequer têm a oportunidade de cometer ilícitos, tamanha são as carências que passam, porque o dinheiro que sobra na corrupção falta na saúde, educação, segurança, transporte, etc. Não vamos nos nivelar por baixo!

    Responda
    1. Ana

      Romero, este é o problema da corrupção. Os seus adeptos entendem que este é o padrão. Não uso e não tenha nada "pirata", tenho outros interesses em viagens que vão muito além do consumo, ou seja, como você não me conhece, não me rebaixe ao seu nível.

    2. Romero

      Você nunca utilizou um software pirata? nunca trouxe mais do exterior do que poderia, e não declarou nada? Você é apenas mais uma hipócrita.

  35. ED

    Assim escreveu um belo texto mas sua analise foi simplista e generica se utilizando mais de uma frase popular que rola na boca do povo e não de uma profunda análise da corrupção no brasil! sugiro refazer o texto e repensar neste grande equivoco pois generalizou nosso povo como se fossemos todos corruptos!! e não é verdade sua afirmação!! não é absoluta e chega a ser ofensiva as pessoas de bem neste brasil tanto as pobres como as ricas!

    Responda
  36. ED

    Mais uma coisa corringindo seu ato falho so para complementar!! a corrupção é estatal não cultural! e claro a pressão vem do mais forte! daquele tipo -sabe com que voce esta falando? fazendo o mais fraco ceder e se acostumar! e embora estes lixos de partidos sejam todos de esquerda não venha querer me enganar pra mim voce poder ser empresário mas é uma aberração e defensor de comunista! este discursinho de corrupção cultural e empirico e bem estilo esquerdista

    Responda
  37. ED

    Nossa que eloqüência heim! perdeu muita grana nesta operação mãos limpas??? então vamos lá primeiro você generaliza tem uma parte dos brasileiros que podem até serem pobres mas não é isto que o senhor afirma, ai o senhor nos chama de hipócritas!um equivoco hipocrita!! O maior corruptor é o governo de esquerda burra que o senhor defende que institucionalizou a corrupção da pobreza,(50 milhões de pobres viciados na corrupção)a qual segundo diz teriamos que nos orgulhar deste ato heroico do estado!

    Responda
  38. pintassilgo

    Infelizamente uma grande parte da população brasileira gosta de jogar pedra ao invés de discutir problemas e soluções;Imagino que falta e sempre faltou investimento maciço em educação p/ que tenhamos aqui pessoas como o sr Ricardo Semler c/ conhecimento de causa pois ai sim saberemos o que e sobre o que estamos realmente falando.Corrupção faz parte da cultura do povo brasileiro sim e quem mais joga pedra na minha opinião são os excluidos da maracutaia.

    Responda
  39. gecejota

    Tanta roupa suja lavada...Nenhuma novidade, afinal o que Ricardo disse todos sabemos, embora muitos não admitam, temos realmente um dedo no lodo. Isso justifica o nosso atraso, emperra o nosso desenvolvimento e propaga em projeção geométrica a cultura da impunidade e da falta de ética.

    Responda
    1. gecejota

      O estado não dá o exemplo por ser o reflexo do povo, assim como os três poderes, judiciário, legislativo e executivo. O que precisamos é aproveitar essa oportunidade para mudar o Brasil, livrando-o da corrupção

    2. ED

      não caia nesta somos sim um povo que tem la baixa qualidade de educação mas releve e veja de quem é a responsabilidade e de quem é a responsabilidade pela banalização da corrupção!! concluira que é la de cima do estado! fosse o estado um exemplo ja seria um bom motivo educativo para o restante da população

  40. rachid

    Você afirmar que todas as pessoas já sujaram os dedos na lama! Ora, meu caro, só se foi a sua mãe a sujar os dedos dela. Existem pessoas que não são adeptas à corrupção, ativa ou passiva). Existem pessoas que se orgulhar da honradez. Vá dar sua opinião sobre sujar dedos e pagar cervejinhas para a sua mãe.

    Responda
  41. Cimberley Cáspio

    A próxima instituição publica que precisa receber a visita da Polícia Federal,é o Judiciário. Pra onde vão as multas? Pra onde vai o dinheiro da fiança? E por que tantos processos,demoram tempos desnecessários? Demora que em nada justifica. Por que a Lei Orgânica da Magistratura pode atropelar a Constituição do Brasil? Infelizmente o Brasil acabou e a sua fragmentação em novos países menores, é extremamente necessária e urgente. Tirem a bandeira do mastro e guardem-na de lembrança.

    Responda
  42. Célia L H

    Ricardo está equivocado. Nunca se roubou tanto e de forma tão institucionalizada. A ganância dos pethistas foi tão grande que o vaso transbordou. E mais. O intuito deste roubo é manter este partido no poder, um crime contra democracia. Não se esqueça também, Ricardo, que a petrobras está quebrada, façanha única na história da empresa. Por fim, não é mérito do governo a empresa ser investigada por países estrangeiros como EUA e Holanda.

    Responda
  43. Gilsolemar

    Tenho um genro que votou no Aécio para ver se acaba essa roubalheira no país e, para deputado, votou no Maluf. Pode ???

    Responda
  44. Zé Ninguém

    Só falta agora a gente legalizar a corrupção já que ela é endêmica e cultural.Taí a prova que currículo não quer dizer absolutamente nada: seu Ricardo pode até ser um excelente profissional, porém, fraquíssimo no quesito cidadania.

    Responda
  45. Zé Ninguém

    Fiquei com uma ligeira impressão que o texto é uma espécie de apologia ao crime de corrupção/suborno/propina.Tipo, sempre foi assim, inclusive na iniciativa privada.

    Responda
  46. Gilsolemar

    Quem está refutando essas declarações é porque não se conforma que outras pessoas estejam roubando o que, a seu ver, é um direito apenas do seu grupo.

    Responda
  47. Spina

    "Cada um de nós tem o dedão na lama." Lamentável a comparação que você fez Ricardo. Declarar a venda de um imóvel pelo valor venal, não é a mesma coisa de levar milhões de dólares para casa, via esquemas de corrupção.

    Responda
  48. Norcreed

    Fi/nal/m/ente depois da n/eg/at/iv/a de terem criado o B/o/ls/a Fa/m/íl/ia os p/s/db/istas podem fe/stej/ar que tiveram de fato uma iniciativa, o P/et/rolã/o! Porque segundo o M/P/F o e/sq/ue/m/a existe no mínimo desde 1999, no meio do segundo mandato do t/u/ca/no.Aquele f/h/c , o mesmo que disse que os n/ord/es/ti/nos eram "m/al informados" em votarem na D/ilm/a! O p/sd/b "pai do pe/tr/ol/ão"!!R/ind/o muito da c/a/ra dos t/u/cas, passaram a campanha inteira falando m/a/l da própria c/r/ia!!

    Responda
  49. Norcreed

    O e/sq/uem/a de c/orr/up/ção re/pas/sou R$ 160,7 milhões aos principais p/art/id/os de o/p/osi/ção ao governo f/ed/eral. Do total, R$ 129,34 milhões foram destinados ao P/S D/B.As d/o/ações contribuíram para el/eg/er candidatos t/uc/an/os co/mo os governadores G/er/al/do A/lc/k/m/in (S/P) e os senadores J/o/sé S/er/ra (S/P).Também financiou candidaturas t/uc/an/as der/ro/tadas à Presidência e governos estaduais do senador mineiro A/éci/o N/eves e Pi/men/ta da Veiga

    Responda
    1. Norcreed

      Portanto, um "beijo no ombro" para os eleitores que votaram no p/s/d/b como reserva ética,e que investiram no Aético, pois embarcaram em campanha financiada com dinheiro sujo."Beijinho no ombro oposição "pão com ovo"!

  50. bel

    Enfim, concordo q a mentalidade deve mudar, q a corrupção não seja criação do PT, q só um idiota culpa alguém q passava fome por se sentir feliz quando passa a comer e q estamos diante de uma oportunidade histórica, mas me ofende a facilidade c/ q o Semler diz q todo mundo corrompe guardas,compactua c/ sonegação e sonega.Ele q fale por si.Soa como surto de consciência pesada, problema pessoal dele.Saturei da banalização e da socialização da calhordice e do papo de q brasileiro não presta.

    Responda

1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.