Opinião > Ricardo Semler: Nunca se roubou tão pouco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5

  1. Bráulio

    Sr. Ricardo: simplesmente espetacular!! até que enfim um "cabra macho" e com "aquilo roxo" para dizer umas verdades que todos precisamos ler e/ou ouvir. Sensacional! Parabéns.

    Responda
    1. lwt

      Não falou nada que todos sabem. Ter um meio de comunicação para escrever que nunca entrou na Petrobras porque pediam propina é se declarar cúmplice por ver o crime e não denunciá-lo. Fazer denúncias em vão, sem dar nomes e datas é o mesmo que falar da vida alheia sem provas ... vulgo ... fofoca. Já tive casos de perder contratos para uma empresa mais cara que a minha ... posso desconfiar ... mas se não tenho provas ... melhor se calar, do que passar por mau perdedor, mesmo vendo a fumaça.

  2. Jopa

    Ok, comece dando nome aos bois, Sr. Ricardo Semler!

    Responda
  3. Nautico-PE

    Algo dessa ordem escrito por Semler tem um peso considerável. Estamos em um momento histórico no país, mas com tantas farsas e blefes, como acreditar que as ações em pauta pela Polícia federal, não passa de uma grande armação, para tentar livrar os verdadeiros corruptos e subtratores dos nossos recursos, de uma investigação mais profunda? Como acreditar que o que até agora foi evidenciado, não acabará sem os que, de fato, deveriam ser punidos, livres para continuar praticando crimes?

    Responda
  4. Jopa

    "Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor? Deixemos de cinismo". Fale por você, bobão!

    Responda
  5. Juca

    Parabéns ao Ricardo Semler pelo texto claro, corajoso e ético. Infelizmente, a julgar por alguns comentários infelizes e equivocados, muitos só entendem aquilo que lhes interessa, seja por estultície, seja por apego aos preconceitos, o que dá no mesmo.

    Responda
  6. Brisolla

    Perfeita a análise. Mas, há idiotas (que não viveram sob o maldito regime militar) que acreditam que àquela época não havia corrupção. Que os militares, a elite e a classe média eram sinceros devotos da Madre Teresa e que atendiam em sua totalidade os dez mandamentos, inclusive o "não roubarás". Tontos equivocados. Roubou-se muito. A diferença é que a mídia ou a justiça não podiam apontar os erros e os culpados. Principalmente, se usassem farda e quepe verde-oliva.

    Responda
  7. moradia para todos

    Parabéns pelo artigo. Finalmente alguém com memória e cultura para falar destes casos que aterrorizam os esquecidos e fazem surgir tantos santos para julgar. Nosso país nunca foi tão transparente e democrático como agora. Chega de hipocrisia e cinismo. Vamos trabalhar para ajudar o Brasil quando ele precisa e não agir como oportunistas e se mandar para outros lugares quando não interessa mais. Vamos trabalhar.

    Responda
  8. Felippe Beto

    esse papo de "somos todos corruptos" é justamente a fala do corrupto. N.Ã.O, você N.Ã.O vai me convencer que "todo roubo é igual", uma infração, ou um pequeno delito N.Ã.O é igual ao roubo de B.I.L.H.O.E.S do Erário para enriquecimento próprio e do Partido!....mas que papinho cínico! papinho de ladrão!

    Responda
    1. kiko

      Bebeto. Vc não tem argumentos contra o depoimento e os fatos relatos pelo Semler e quer desviar o assunto. O importante que ele diz é que as maracutais já foram maiores e nunca foram investigadas ou punidas, principalmente porque a polícia federal não era independente. E vem vc tentar ofender o Semler?Isso é grotesco. E o que ele diz é uma questão de princípio moral, Bebeto. Quem comete só uma pequena infração seria capaz de cometer uma maior se tivesse chance. Vc não entende de principios?

    2. Marco

      Crime é crime independente do grau.

    3. Grassa

      Febeto, Não concordo integralmente com o autor, mas penso que vc está enganado; o roubo no Brasil é proporcional à oportunidade (se fosse diferente, o Congresso, que muda quase a metade todo ano, teria atuação diferente. O brasileiro padrão é gente de má índole, chegada a um encosto, uma folga às custas, ou em prejuízo, do semelhante (aliás, a palavra semelhante é desconhecida do brasileiro que pensa no singular e só se agrupa em mal feitos).

    4. Chico

      Não vejo a menor diferença entre enfiar dólares na cueca na surdina do anonimato e jogar um papelzinho no meio da rua... Nos dois casos o que importa é o umbigo do infrator. Nessa terra de malandros sempre funcionou assim: 'Se está bom pra mim, está bom para o mundo'. Sua tese é bastante furada. Aliás, aí vai uma elucidação para governo geral: Os políticos de Brasília são o reflexo perfeito de cada um de nós. Se há picaretas por lá é por que não faltam picaretas a cada uma de nossas esquinas

  9. OABurros

    Agora Senhor dono da verdade, comprada aos petrodolares, me diga qual parente de Militar ficou rico no Brasil.

    Responda
  10. OABurros

    Parabens Senhor advogado do capeta, desse jeito parece que está de olho no cargo vago daquele que foi se reunir com seu antigo patrão aqui na terra.Que o Senhor demonio trate bem o defensor dos piores assassinos do brasil.e que reserve um bom lugar para o Senhor, Direita no poder, e já!

    Responda
  11. garcota

    Um cometário como esse, merece repulsa, por parte do povo brasileiro, você falou que isso existe desde da década 70, então porque você não veio a público e denuciou essa corrupção, vem agora fazer apologia das manifestações. v ocê demonstrou nessa sua matéria que a sujeira deve continuar imperando.

    Responda
  12. JP

    Quando se gosta de aparecer, como é o caso do autor do texto, tudo vale!......até escrever bobagens para causar e chocar as pessoas.........Para tentar sair do ostracismo que vive ha mais de 20 anos vale tudo!

    Responda
  13. Felippe Beto

    Só o S.T.F conseguirá responder se o Governo atual "corta na própria carne" mesmo....vejamos, 90% da composição atual dos Ministros do S.T.F já é composta por indicados do Governo do P.T....veremos qual será o "nível de Justiça" ....

    Responda
    1. xasper

      Mas nós já vimos, não está lembrado, férias de 1 ano no resort em Brasilia com tudo pago pela população???

  14. Juan

    Até que em fim aparece alguém que não compactua com a hipocrisia comum nestas paragens, e coloca os pontos nos i. Após a passagem do Dr Marcio Thomas Bastos, e a continuidade dada por José Eduardo Martins Cardozo, a Policia Federal passou a funcionar como se espera. Vale lembrar quando em governos anteriores enterraram a CPI das empreiteiras e não permitiram investigação nenhuma. Agora não se esconde nada, doa a quem doer. É bom reflexionar um pouco a culpa de cada um nessa historia de corrupção

    Responda
  15. Bê

    O pensamento de Semler é o pensamento do povo, que não acredita no monopólio da corrupção pelo PT. O diferencial que se firma é a performance inédita de seu combate pelas instituições. Seria ótimo que a sonegação fiscal (a grande corrupção das corrupções) fosse somente no percentual de 3% das comissões dos políticos e partidos sobre a Petrobrás, mas ela atinge 30% do Pib. Quanto dos indignados com a corrupção na Petrobrás não são sonegadores de impostos?

    Responda
  16. Ricardo

    O texto realmente é um pouco confuso. Para mim está claro que em termos de autoritarismo e intervencionismo o governo atual nada deve à ditadura dos militares. A questão central é: devemos ter empresas estatais, sejam chefiadas por quem for? No caso citado de corrupção das montadoras é muito simples. Num ambiente de competição as montadoras mais eficientes sobrevivem e duvido que as que tem compradores que recebem propina sejam as mais eficientes. Mas num monopólio não há competição.

    Responda
  17. AntonioJosé

    Parabéns ao Ricardo Semler pela ousadia e sinceridade. Não é fácil, principalmente nos dias de hoje, contrariar os "coxinhas" perdidos por este mundo virtual afora...

    Responda
    1. NickRon

      E é lamentável muitos se vangloriarem de serem pe tralhas, passando às futuras gerações uma mentalidade que quem rouba se dá bem.

  18. LOUIS BLÉRIOT

    Veja que a corrupção diminuiu na mesma proporção da redução do controle do Estado na economia. Ou seja, quanto maior o Estado, maior a corrupção. Assim, precisamos privatizar mais e manter o Estado somente naquilo que realmente interessa.

    Responda
    1. César

      Para os inocentes que acreditam que empresas privadas são imunes a corrupção: https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g

    2. imacedo

      Não acredito nessa teoria, acredito que atualmente o Estado é melhor gerido por fatores tecnológicos e melhores condições de trabalho (melhores salários, trouxeram prof. mais qualif.), além do aumento do efetivo de servidores públicos (PF, CGU, MP etc ), maior poder de execução desses e redução de comissionados. O estado era mau gerido por não ter interesse político para se administrar e no período neoliberal o interesse era privatizar, ou seja passar as empresas pub. para os parceiros corrupto

    3. Gilsolemar

      Já eram todos ricos.

    4. Peter

      Hoje em dia é muito mais difícil furar o controle do governo do que no setor privado. O governo obriga a ter concorrência e comprovações de gasto, uma burocracia quase insana, mas um é controle existente. No setor privado você vê a toda hora o pessoal de compras enriquecer e os gestores não fazerem nada, quando muito mandam o sujeito embora sem alarde. Nunca vi acontecer absolutamente nada com ninguém, nem corruptos nem corruptores. Já mudei de ramo 3 vezes e ainda me deparo com isso.

    5. Marco

      Leia novamente o texto.

    6. Marcos Antônio

      Louis,a Rodovia dos Bandeirantes é administrada pela Camargo Correa e a D. Pedro pelaOdebrecht.

  19. Medeiros

    Completando a minha opinião, tucanos e petistas deveriam, quando externam as opiniões, ser menos apaixonados pelos partidos e mais inteligentes, como o magnífico artigo de Ricardo Semler.

    Responda
  20. Medeiros

    Parabéns, RICARDO SEMLER! Brilhante o o seu artigo, jamais li na imprensa brasileira algo sobre política desta magnitude. O meu único porém quanto a sua opinião é o fato de que não acredito que a corrupção, um dia, diminuirá. Sempre existiu e existirá, independente de quem governe. De outro lado, vê-se como são desprovidos de inteligência os, movidos por paixões partidárias, eleitores que opinam sobre matérias dos jornais, bem como outros articulistas,que escrevem nos periódico.

    Responda
  21. zeetore

    Enfim, a verdade dita sem paixão ideológica ou partidária, mas, principalmente, sem hipocrisia. O ideal seria situação e oposição compartilharem o esforço de construção da moralidade que falta a todos os partidos políticos.

    Responda
  22. Batista

    Desvio ilícito nas empresas estatais chamam de corrupção e nas privadas má gestão.

    Responda
  23. Schultz

    Gosto muito de Formula 1, e constantemente faço algum comentário me referindo às viuvas (não aceitam outro piloto brasileiro, só serve o Senna). Pelo que tenho observado, elas estão aqui também na politica, não aceitam a derrota, e já estão se atacando.

    Responda
  24. Marcant

    É isso que eu não gosto no Brasil: quando a coisa tá pegando fogo, vem um e senta e começa a filosofar. Amigos, não sejamos cínicos. Amigos, não sejamos hipócritas.Me lembra o cara da piada: Senta, gente! Senta que o leão é manso!

    Responda
  25. Marcant

    Duvido que você tenha votado contra o PT. Duvidamos todos.

    Responda
    1. Mari Lopes

      Fale por você.

  26. Fernando

    O penúltimo parágrafo exprime bem a ideia. Quando via a zelite bradando aos quatro cantos impropérios contra o P t, dizendo que nunca na história houve uma corrupção tão grande, vislumbrava as seguintes explicações: ou se trata de uma tremenda hipocrisia de "gersons" reclamando do próprio jeitinho brasileiro, ignorância pura em simplesmente não entender o Brasil ou, o que é mais grave, uma intenção velada de politizar a questão. Simples.

    Responda
  27. SFB

    O pior não é a pessoa que tem dificuldades de entender o período atual do país, mas aquela que não quer entender e apenas apenas reproduzir opiniões (ou ofensas) que ela considera como "fatos irrefutáveis". Infelizmente, muitos estão nesse grupo. O artigo é ótimo por tentar ir contra essa corrente de "verdades absolutas" e esclarecer um pouco o contexto atual.

    Responda
  28. AA

    Será que o autor poderia explicar por que nesses anos que roubavam muito a Petrobras continuava forte e bem conceituada no mercado e agora que estão "roubando pouco" a Petrobras está praticamente falida e em baixa no mercado?

    Responda
    1. NickRon

      Deixa eu desenhar pro romero. Empresa que durante muitas décadas estava entre a dez maiores do mundo e hoje tá pra lá de 140. Explica isso, ainda mais com a tão difamada crise mundial que o governo insiste em dizer que o primeiro mundo vive.

    2. Juan

      É simples, pela hipocrisia existente quando a aparência valia mais que a moral.

    3. Romero

      Só em impostos a Petrobras pagou 100 bilhões ao Governo em 2013. Falida essa empresa né?

  29. Romero

    Melhor Coluna já escrita neste Jornal.É tão bom ouvi ruma opnião verdadeira sem paixões ridiculas.

    Responda
  30. NAILA

    Parabéns Ricardo Semler! Cheguei a ficar com lágrimas nos olhos. Seu texto é objetivo e claro indo direto a ferida mais profunda do Brasil.

    Responda
  31. Biotherm Homme

    Pura relativização da realidade. Nojento (para não falar dos inúmeros erros de português).

    Responda
  32. Biotherm Homme

    Artigo bobo e infantil. Só senso comum e ignorância da realidade político-econômica do país do título ao ponto final. Típico de empresário que mama nas tetas do Estado.

    Responda
    1. Milton

      É VERDADE, CALB... E OS PETISTAS FICAM TODOS BABANDO COMO SE O TEXTO FOSSE A VERDADE... NUNCA SE ROUBOU TANTO NESSE PAÃS DE PIB "ZERO"... PIB COMO REFERÊNCIA DA ROUBALHEIRA É INFANTILIDADE !!!!

    2. PerguntarNãoOfende

      Só que não, Calb. Tome o seu calmante e vá ler e estudar um pouco.

    3. Romero

      Se não obedece a cartilha da Veja e o Globo, então é infantil. Você não vê que você que é infantil de não conseguir aceitar uma opinião diferente da sua?

  33. Antonio Catigeró Oliveira

    Este artigo é de um empresário militante do PeSDeB que preza a República do Brasil, e não o seu partido, ou o ódio ao PeTe.

    Responda
  34. Bene

    A chamada lei de Gerson acabou superando todas as demais, acabando com a ética e a moral.

    Responda
  35. Peter J

    Faz tempo que Ricardo Semler não aparecia. E ele gosta de aparecer. Gostaria de saber que "turma global" e com que meios estimou que "apenas" 0,8% do PIB brasileiro são desviados. Artigo interessante, mas deve ser lido com o devido cuidado. Sem falar que durante os anos mencionados o PIB cresceu vertiginosamente. É um argumento perigoso insinuar que o Brasil evoluiu moralmente porque se rouba percentualmente menos do PIB.

    Responda
  36. Spina

    No Brasil, o Estado sempre conviveu com os desvios institucionais, (patronagem, clientelismo, patrimonialismo, corrupção, nepotismo, coronelismo, pastorelismo) não é apenas a corrupção que deve dar cadeia, mas qualquer desvio que meta a mão no dinheiro público.

    Responda
  37. svarat

    Cara de pet ista, pinta de pet ista, roupa de pet ista... É verdade que sempre houve corrupção, mas a prova de que a corrupção e a má gestão nunca foram tão grandes quanto no governo do P T é o estado lamentável em que se encontra a Petrobras, a empresa mais endividada do mundo e que não pode nem publicar seu balanço.

    Responda
    1. NickRon

      E ele esquecer de falar quanto valia a Petrobrás ao longo da história. Hoje, com pré sal e tudo, vale muito menos. Aquela que já foi uma das maiores do mundo, atualmente amarga o fim de uma lista pra lá de cem.

    2. yaki

      O problema não tem necessariamente a um erro justificar o outro , o que ocorre são duvidas sobre caso fosse um partido ligado a direita ,ligado ao lado mais conservador da sociedade brasileira ,ligado aos mais ricos , será que se estaria dando tanta enfase assim ao caso da Petrobras? Será que a mídia conservadora usaria a mesma ferocidade que agora usa ?e se depois voltar um governo bem aliado a direita e quase todo mundo ficar calado como sempre foi ?

    3. yaki

      O problema não tem necessariamente a um erro justificar o outro , o que ocorre são duvidas sobre caso fosse um partido ligado a direita ,ligado ao lado mais conservador da sociedade brasileira ,ligado aos mais ricos , será que se estaria dando tanta enfase assim ao caso da Petrobras? Será que a mídia conservadora usaria a mesma ferocidade que agora usa ?e se depois voltar um governo bem aliado a direita e quase todo mundo ficar calado como sempre foi ?

    4. Filgueira

      Enfim, um artigo em que prevalecem a sensatez, a inteligência e a imparcialidade. Quanto aos comentários aqui feitos, tenho a dizer que os autores precisam de mais formação e informação para serem capazes de entender o contexto político e histórico brasileiro. Tenho pena dos que se engajam nessa cegueira coletiva com o mote da corrupção, do ódio regional e do partidário, semelhante à causada pelo nazifascismo, cujo resultado até hoje lamentamos.

  38. JeanValjean7

    Parabéns pelo artigo, principalmente pela observação em que muitos fomos taxados de ignorantes e subservientes ao populismo: "Garantir renda para quem sempre foi preterido no subdesenvolvimento deveria ser motivo de princípio e de orgulho para um bom brasileiro. Tanto faz o partido."

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.