Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. svarat

    E o P T ficará com as calças na mão. Mas você acha que iriam desperdiçar a chance de ter uma fonte fácil e segura para financiar o populismo e assim se eternizar no poder? Se acha, não conhece o P T.

    Responda
  2. carmen rodrigues

    O verme é elemento insidioso, nojento e muito burro!!! Age sorrateiramente, se detectado se esconde e é incapaz de perceber que ao ma tar o ser hospedeiro, ele mor re, também!!! Empreitarias ,corruptos, corruptores ,P T vocês vão mo rrer junto com "nóis"!!!! Mas, espero que vcs sejam descobertos antes e mor ram na cadeia. E nós esperemos viver para testemunhar os seus momentos de penúria e mo rte!!!Matar programa etanol e energia eólica é coisa de verme, é coisa de L U L A (verme)!!!

    Responda
  3. Moreira Matos

    A história do pré-sal virou bandeira de campanha política para o governo do PT. Além disso, não não satisfeitos com o euforismo, fizeram da Petrobras a caixa supridora da volúpia criminosa da corrupção. Hoje, a empresa que outrora orgulhava os brasileiros se tornou a vergonha do Brasil. O pré sal pode até conter uma grande reserva do ouro negro, mas os custos de exploração são maiores que o eufor´smo vendido pelo Lula. Os fatos crescentes apontam para um fracasso da fantasias do Lula e Dilma.

    Responda
  4. Paulo

    Enquanto as saúvas carregam as folhagens do pomar, os sorongas apenas olham admirados. Isto é questão de segurança nacional.

    Responda
  5. arapongas

    Resumo da ópera...mais um estelionato, conto do bilhete premiado. Até hoje as pessoas, algumas de bem, outras nem tanto; caem. Destroçaram a Petrobrás, nossa maior empresa. O que fizeram, é considerado o maior escândalo de corrupção no planeta...E Graça Foster lá, firme como uma rocha...

    Responda
  6. MH

    Há muito foi considerado, não só por cientistas e políticos, em debates de programa da televisão câmara/ senado que o uso desse recurso seria aplicado, prioritariamente, pela petroquímica (processo de destilação) voltada para a indústria, especialmente, de plástico. A aplicação imediata para gerar retornos sociais etc foi muito e, indevidamente, politizada.

    Responda
  7. LuisInacioparaCuritiba

    Os PetroPetistas e PetroPilantras de outros partidos saquearam a PeteBras e a reduziram a uma empresinha de decima categoria ! Alem disto, como disse o colunista o cramlulhão enterrou o pro-alcool e programas de bio-combustiveis ! o Brasil volta a estaca zero na area de energia, alem da mocreia ter feito os desmandas na area de energia eletrica, dando um prejuizo de mais de 100 Biiilhoess !!

    Responda
  8. Edgar

    Nessa história de aquecimento global, é difícil para o leigo escolher alguém para acreditar. Pouco tempo atrás no Canal Livre, cientista brasileiro que participa de um grupo científico, envolvendo Europa e EUA, disse que poluição do ar não tem nada a ver com aquecimento global, causa sim, outros males. E que o aquecimento global é motivado pela conjunção dos oceanos e o sistema solar, que é um ciclo que dura em torno de trinta a quarenta anos. Eles monitoram esse sistema com boias nos oceanos.

    Responda
  9. Rodolfo

    E petróleo não é somente para fins energéticos, existe a petroquímica tb. O petróleo vai continuar como a mais importante fonte de energia e matéria-prima por muitas e muitas décadas. Embora sua participação possa cair se os países fizerem o super atrasado e urgente dever de casa de fazer a transição para um mundo menos carbonizado.

    Responda
  10. Rodolfo

    Tá chorando sobre o Leite derramado. Vamos fazer o seguinte: vou guardar essa sua coluna na minha pasta "Profecias não-realizadas", q é uma pasta que visito 2 anos ou 5 anos depois. Vamos ver no que vai virar... Segundo ponto, em todos os últimos leilões de energia, a eólica ganha em disparada sobre as demais fontes. Que conversa é essa de deixar em segundo plano? No último leilão de reserva, o país negociou 900 MW de solar fotovoltaica a um valor médio dos mais baixos do mundo.

    Responda
  11. Libório

    As estratégias desenvolvimentistas do lulopetismo se mostraram todas frustradas: Pré-sal, biocombustíveis, grandes empresas nacionais alavancadas via BNDES, financiamentos compadres aos bolivarianos, Mercosul falido, PAC empacado... a lista é infindável. O país vai pagar caro pelo amadorismo, voluntarismo e incompetência mesmo dos pe tis tas, que tardiamente (será) parecem voltar a razão nas novas escolhas ministeriais, vamos ver....

    Responda
  12. Mario NF

    A torcida contra o Brasil desse jornalista e' forte mas nao se concretizara. Viva o Brasil.

    Responda
    1. svarat

      Ninguém está torcendo contra o Brasil, o colunista apenas fez uma análise de uma situação concreta, em que há vários indícios de que se está em um momento de transição de uma economia baseada em petróleo. Nisso não há torcida alguma contra o Brasil. Acontece que pet istas têm o mau costume de identificar o país com o governo de seu partido, então, qualquer crítica a alguma política do P T consideram ofensa e torcida contra o país. Ora, vão comer capim, o P T não é o país.

  13. jotaefe

    25% do que os EUA jogavam na atmosfera em 2005 correspondem a que percentual atual de poluição nacional? Até 2025 o “comprometimento” americano ainda será o mesmo considerando que a China só vai pensar no caso em 2030? Dez anos não seria tempo demasiadamente longo para se estipular que o barril de petróleo se mantenha abaixo de 100 dólares? Reportagem superficial e desonesta com claras intenções políticas.

    Responda
  14. VJGC

    Teu comentário é uma tristeza só, se tua vida é um inferno compre um 38!

    Responda