Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dewey

    Não somos conhecidos pela acuidade no uso da palavra. Lá atrás alguém traduziu "forecast" do inglês por "previsão", quando o correto seria "prognóstico". Economistas não são pagos para fazer previsão, mas predição. Predição é o ato de predizer, que significa "dizer antecipadamente"; previsão é o ato de prever, que significa "ver antecipadamente". Por que governos, organizações e empresas estão dispostas a pagar pelos prognósticos dos economistas? Porque é melhor do que as alternativas.

    Responda
  2. Flávio

    (2) O patrimonialismo que toma conta da vida político-institucional do Brasil, associado às artimanhas da modernidade pós-liberal não permitem sequer a discussão sobre a epistemologia a que você se refere, a não ser em alguns círculos acadêmicos, que por sua vez, preferem se encastelar nos castelos universitários.

    Responda
  3. Flávio

    (1) O que seria discussão epistemológica da economia, quando a atual hegemonia na economia - ou econometria? - apropriou-se do pensamento cartesiano e elevou a ciência canônica à condição de 'única chance'?. Sua formação acadêmica, Hélio, não consegue alcançar as pirotecnias matemáticas que nutrem as 'escolas' que você chama de ortodoxa. Além disso, a política econômica do atual governo não tem primazia do que você chama de heterodoxia,

    Responda
  4. jose

    Fino humor:intelectual de esquerda.O que a esquerda pátria tem são crentes no stalinismo.E isto é religião.

    Responda
  5. Antonio Catigeró Oliveira

    Existe burguesia ortodoxa no Brasil? -Montadoras? -Agronegócio? Bancos? Imprensa? Emissoras de TV? Na primeira tropicada, pulam no colo do Papai Estado...

    Responda
  6. Déjà vu

    Os Socialistas/Comunistas Tupiniquins são Heterodoxos, capitularam ao Laissez-Faire, em outras palavras, entregam os Anéis para Preservar os Dedos!!!! Vida Breve à Esquerda Cartão Corporativo!!!!!!!!!!!

    Responda
  7. Boca II

    "intelectuais de esquerda" ..que será que é isso.?...Hiii hi hi

    Responda
  8. Herdf

    A julgar pelas opiniões de 90% da imprensa e que são seguidas no meio político, o capitalismo hoje só tem um tipo de política econômica a seguir e é a ortodoxa, mas não a ortodoxa comum, é a do tipo neoliberal com total liberdade para o capital fazer o que quiser.

    Responda
  9. Racional

    Intelectual de esquerda é um oxímoro, por definição.

    Responda
  10. svarat

    Esses malucos heteredoxos acreditam mesmo que com "vontade política" podem subverter a matemática. Serão desautorizados pela realidade quantas vezes tentarem.

    Responda
  11. Digosam

    Economista no Brasil, salvo raras exceções, não possuem a mesma disciplina dos contadores, não são pragmáticos como administradores, não possuem a criatividade dos publicitários e não acertam previsões e não servem como cartomantes. Para que eles servem? Brincar com os números e realizarem previsões de acordo com o pedido do cliente. Caso o economista seja eloquente e colecionador de diplomas, conseguirá até espaço na mídia para desenhar o futuro, ao qual foi pautado a descrever. Que pena!

    Responda