-
tu4321
Não sou especialista, mas acredito firmemente que a influencia direta dos pais serão as diretrizes mais importantes para o filho seguir na vida. Acredito que do zero aos 7 anos a formação da criança se dá em casa, com os pais, e todos os modelos que se seguirão serão baseados nesta fase. Desde a formação do caráter até o timbre da voz é decidido aí. As inúmeras influencias que virão nada mudarão, se existiu educação ou não, se foi boa ou não, serão levadas vida afora.
-
svarat
Diga-me com quem andas que te direi quem és, hehe.
-
Herdf
A classe média erra em não incentivar os filhos a sair de casa mais cedo e aprender a serem independentes. Isso não se aprende na teoria, é da barra da saia para o casamento, não funciona. É comum hoje em dia avós cuidarem dos netos porque os filhos não conseguem, habituaram-se a não ter responsabilidade e querem continuar assim.
-
Herdf
Os pais se forem atuantes podem deixar boas influências que mitigam a influência dos pares. Problema: os pais da nova geração não querem atuar, dá trabalho e por viverem na casa dos pais até os 30 anos entram em crise com a vinda dos filhos. Querem continuar na balada e tem o filho pequeno lá, aí é mais fácil não colocar regras e tentar conciliar filho e balada. A conta não fecha.
-
Cesar Cesarano
...acho que temos de tudo um pouco. De fato a influência externa tem ou pode ter peso maior, já que os filhos passam mais tempo "no mundo" do que em casa. Mas, por outro lado, se os pais forem presentes e preocupados em perceber qualquer mudança negativa nos filhos, as coisas podem pender para o bem.Claro que estes pais precisam ter conteúdo, boa índole, bom sendo, e por aí vai...
-
Dewey
Os estudos de Judith Harris foram importantes, mas falharam em não analisar o assunto do ponto de vista qualitativo. O que as crianças aprendem dos pares são as manifestações externas como a forma de vestir-se, o modo de expressar-se e as escolhas do lazer etc. O que é importante mesmo para a formação do indivíduo é influenciado - ou não-, pelos pais, como o caráter, a disciplina, limites, o respeito pelo próximo e pelo ambiente e acima de tudo os princípios que nortearão a vida.
-
Nem Um
Ótimas informações. Eu já pensava que fosse dessa forma, embora não tivesse comprovação científica, que agora foi apresentada.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.