Opinião > Pedro Dallari: Verdade, memória e reconciliação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Lauro

    Ela está tentando por todos os meios desviar o povo brasileiro do foco dos escândalos e roubalheiras ocorridos na sua administração profissional e governamental. Tenta unir o útil ao agradável, pois enquanto devia o foco, tenta justificar sua pretensa implantação do regime bolivariano representado por dois ditadores, Fidel Castro e Nicolas Maduro, com o beneplácito de Putin. Quer se fortalecer na opinião pública para não correr nenhum risco na sua posse em janeiro. É muito articuladora.

    Responda
  2. Lauro

    Perfeito, Carmem! Essa mulher é ridícula! O mesmo erro que cometeram no passado, agora, de forma sutil e irresponsável, sem que o povo perceba, querem mesmo implantar o comunismo no Brasil, via regime bolivariano. Este fato é a prova contundente de que as Forças Armadas agiram de forma legitimada, defendendo o povo brasileiro, que no momento está novamente ameaçado por esta farsa implantada pela Presidente e pelo seu partido, procurando alternativas para se justificarem e voltar à ação de terror

    Responda
  3. Ernesto Branco

    Pedro Dallari: Verdade, memória e reconciliação. Sr. Dallari, quem quer a verdade investiga os crimes contra o Estado e brasileiros, pelos ter/roristas que hoje nos governam e que recebem indenizações e pensões pagas como mérito por seus crimes. Quem tem memória lembra, por exemplo da mo/rte de Mario Kosel Fº, por uma bom/ba em São Paulo. Ele não é vítima? Seus parentes e amigos não sofrem, como disse chorando a Dª Dilma?

    Responda
    1. Ernesto Branco

      cont - E, para terminar, Sr. Dallari, reconciliação não foi o que promoveu a Lei da Anistia? Reabrir todas estas investigações e fazer estas acusações são na realidade um revanchismo imoral desta Comissão Nacional da Verdade Seletiva e Revanchista.

  4. Paulo

    Não querendo desmerecer os trabalhos feitos pela CNV, direitos que foram violados, o atual regime democrático de longe supera a tudo, responsável por milhares de homicídios que ocorrem diariamente, v´timas de balas perdidas, latrocínios, pessoas que perdem a vida em porta de hospitais, infelizmente todos considerados banais, sem nenhuma representatividade e que só serão meras estatísticas diárias de obtos e que não terão pessoas investigando como no caso da CNV.

    Responda
  5. nunes

    Toda ditadura é ruim, não dá pra entender porque alguns do alto escalão acham legitima a ditadura cubana, por exemplo. Será que ditadura nos lombos dos outros é refresco?

    Responda
  6. Fernando MOtta

    Obrigado Castello, Costa, principalmente Médici, Geisel e Figueiredo fizeram uma nação límpida.

    Responda
  7. Felippe Beto

    centenas de Policiais mortos S.Ó em 2014....a Dona Yousseff não tem nem uma gota de lágrima para isso?

    Responda
  8. Pedro Leon

    E quem vai resgatar a memória dos quase sessenta mil homicídios que ocorrem anualmente no Brasil, muitos deles de forma muito pior e sem nenhum motivo que na época da ditadura?

    Responda
    1. Pedro Leon

      Será que todas essas pessoas são menos importantes que os ditos revolucionários daquela época?

  9. O BRUXO

    Se indenizar alguém, eu sonego. Não pago.

    Responda
  10. HuqqerT

    Verdade quem fala é o Bolsonaro. Esses daí estão reescrevendo a história conforme seu interesses.

    Responda
  11. JUPTERIANO

    Nenhum daqueles que se dizem vitimados pelo regime ditatorial eram na verdade santos, embora com isto não justifique o uso da violência. Querer se tornar mártires ou respingar o ódio nas gerações futuras chama-se vingança perpetuada e ainda pior que os acontecimentos vividos. "Quando falamos de história, temos o costume de nos refugiar no passado. É nele que se pensa encontrar o seu começo e o seu fim. Na realidade, é o inverso: a história começa hoje e continua amanhã." (D. N. Marinotis).

    Responda
  12. HuqqerT

    Em 1967, as aulas foram interrompidas no Colégio São Bento no meio da manhã, para que os alunos fossem "fazer um passeio". Fomos conduzidos pela Rua São Bento até uma distância segura, pois a diretoria havia recebido ameaça de bomba no colégio. Muito bem, como eu obtenho uma pensão pelos traumas decorrentes desse transtorno? Tem gente recebendo por ter ido prestar depoimento na delegacia, eu também quero.

    Responda
  13. Felippe Beto

    Dilmagogia...deveria chorar é pela sangria que está lesando a Pátria hoje em dia...Cínica!

    Responda
  14. HuqqerT

    Nenhum dos ilustríssimos se preocupou com a engenheira que perdeu a vida na frente dos pais ontem.

    Responda
  15. Paulo

    Provavelmente, neste instante e até o final do ano terão muito mais vítimas do que em toda época da ditadura. Porém, essas vítimas não terão representatividade, são entendidos como banais e serão apenas estatísticas.

    Responda
  16. Carlito Albuquerque

    É tudo muito paradoxal na república dos tolos. Sou pessoa, sujeito, ser de transcendência, de liberdade e de responsabilidade. No entanto, eu não exerço a cidadania. Tenho claramente direito à saúde, à educação, à segurança? Tudo me é assegurado pela constituição federal. O que sobra e se tem de fato é o neoclientelismo, o patrimonialismo público e privado.

    Responda
  17. reisender

    Bom trabalho o da Comissão da Verdade, apesar da falta de colaboração dos militares. É preciso que os ratos fardados e seus asseclas sejam punidos. A Lei da Autoanistia não tem valor jurídico, pois foi imposta à força pela ditadura.

    Responda
    1. HuqqerT

      risender, vc fala tanto em rato fardado que sugere algum tipo de fetiche.

    2. Libório

      Pior que os ratos fardados são os ratos travestidos de democratas que sonham com o bolivarianismo em terras tupiniquins....

  18. LEGIONÃRIO

    Como que essa comissão pode afirmar que procura a conciliação nacional, se só promoveu ataques a pessoas e entidades do 'outro lado"? Isso é hipocrisia. Nessa questão procuro manter neutralidade mas a comissão não verificou as vitimas das ações das guerrilhas, não foi? Quem matou aquele sentinela do II Exército, por exemplo?

    Responda
    1. reisender

      Os que lutaram contra a ditadura já foram presos, torturados, muitos assassinados e alguns, que ficaram vivos, julgados pela "justiça" militar da época. Não dá para julgar de novo. Agora é a vez dos ratos fardados e seus asseclas. As FFAA deveriam ser as primeiras a denunciá-los, se querem recuperar alguma dignidade.

  19. binho

    Estão querendo desviar o foco da Petrobras, ao invés de averiguar o chefe da quadrilha, estão fazendo entrevistas com ele como se fosse um dos inocentes que foi torturado na ditadura, o cara nunca fez nada na vida, a não ser agitar greve e desviar dinheiro publico

    Responda
  20. alvaro

    Os crimes cometidos pelos petistas roubando o Brasil estão causando muito mais mortes pelo descaso na saúde, pela péssima conservação das estradas e pela desmoralização do Brasil com os escândalos de corrupção na Petrobras, agora sendo processada pelos investidores americanos. Essa turma precisa ir para a cadeia e nunca mais sair. Os militares sabiam disso a muitos anos.

    Responda
  21. Felippe Beto

    Dilma admite que promoveu atentados terroristas?

    Responda
    1. HuqqerT

      Dilma de heróica não teve nada. Nunca passou de uma reles alomoxarife por absoluta falta de competência para outra coisa, como comprovou na lojinha d 1,99, na petrobras e no governo.

    2. reisender

      Dilma foi uma lutadora heroica contra a ditadura. Nunca pegou em armas. É pena que tenha se passado para a direita.

    3. binho

      Não foi só atentado, assalto também a mão armada, se descuidar também vai pedir indenização

  22. Felippe Beto

    ..e as centenas de policiais mortos só em 2014? não é crime contra a humanidade isso?

    Responda
    1. reisender

      Esse é outro problema. Não adianta tergiversar.

  23. O BRUXO

    Quero ser indenizado !! Seus idio........s. !

    Responda
  24. Felippe Beto

    Omissão da Verdade....é a "verdade sob a ótica revolucionária";

    Responda
  25. pivete

    Vamos virar a página, isso aconteceu já faz tempo, tudo isso vale como experiência. Vamos vier o presente e o futuro. Muitos dessa época no final, se deram muito bem POLITICAMENTE. Aqueles menos expertos ainda tentam aparecer no presente. Sinceramente, atualmente temos mais problemas que no passado. O pior dispomos de uma censura fantasma, aonde pequenos grupos estão se dando muito bem. Quando são criticados agem da mesma forma ou pior do que os milicos do passado. Viva a "demagocrácia".

    Responda
  26. HuqqerT

    Com a Nova Escola Militar Sulamericana, capitaneada pelos venezuelanos, fecha-se o cerco bolivariano à sociedade brasileira. Tá tudo dominado pela esquerda latrinoamericana.

    Responda
    1. eliseu

      esta nova escola ja nasceu morta basta o americano resolver dar um chutinho e vai tudoi para o espaço ..isto ai é coisa de indio e macaco mesmo

  27. carmen rodrigues

    Se é p/história por que CNV só é constituída de esquerdistas e não historiadores?Se é p/história é imprescindível constar q guerrilheiros agiam p/ tomada poder pelas ar mas,c/ finalidade de implantar um regime comunista tipo cubano.Afinal,Fidel tomou poder em 1958 e atividades destes grupos começaram em 1962.Guerrilheiros ñ se opuseram ao regime militar, militares lutaram contra eles!!! Pedro,tentativa de mudança da história é velha!! Vi Paulo Betti narrar documentário e intentona 35 sumiu!Pode?

    Responda
    1. Lauro

      Perfeito, Carmem! Essa mulher é ridícula! O mesmo erro que cometeram no passado, agora, de forma sutil e irresponsável, sem que o povo perceba, querem mesmo implantar o comunismo no Brasil, via regime bolivariano. Este fato é a prova contundente de que as Forças Armadas agiram de forma legitimada, defendendo o povo brasileiro, que no momento está novamente ameaçado por esta farsa implantada pela Presidente e pelo seu partido, procurando alternativas para se justificarem e voltar à ação de terror

    2. ltm

      é por causa de comentários luná ticos como este que não dá pra levar a sério a seção de comentários deste jornal. mas continua sendo engraçado, quando não é trágico.

    3. su100

      Violência é você hoje sair de casa pra trabalhar, levar um parente ao medico, levar as crianças para escola...estar num supermercado...num cruzamento esperando o farol abrir, num estacionamento de um shopping...guardando seu carro em casa.... ser assaltado, entregar tudo....e ainda levar um tiro na cabeça....e o pior...saber que o atirador tinha 17 anos e vai ficar impune...E quanto aos direitos dessas pessoas e familiares?

  28. Carcará

    A dita cuja já está fazendo apelação. "Se não, não força".

    Responda
  29. HuqqerT

    As supostas vítimas optaram pela violência e agora vão atrás da pensão. Hipócritas.

    Responda
    1. HuqqerT

      reisender, os movimentos sindicalistas e camponeses já antes da revolução eram ligados ao PCdo B e propunham a tomada de poder pela luta armada.

    2. reisender

      Quem optou por violência foram os milicos que deram o golpe de primeiro de abril. Esses são os hipócritas.

  30. Paulo

    Provavelmente o número de mortos e desaparecidos durante a ditadura, de longe é bem menor do que o números de mortos diariamente nos dias de hoje. Mas, infelizmente esses mortos de hoje tem menos valor, não tem valor histórico, são apenas estatísticas.

    Responda
    1. reisender

      Esse é outro problema. Não adianta tergiversar.

  31. Expresse e Opine

    Devem provar que são homens honrados e divulgação e esclarecer as atitudes tomadas no período. Ou é só a farda e a divisa que ostentam?

    Responda
    1. reisender

      Os milicos que apoiaram a ditadura envergonham a farda do ex-glorioso exército brasileiro.

  32. Mestre d'armas

    A comissão da verdade deveria de ter o mesmo empenho em esclarecer os crimes de hoje pois não vivemos no passado. Quanto aos registros como história acho válido mas essa de querer punir esse ou aquele não vai mudar nada e devemos lembrar que naquela época era a situação lutando contra a implantação do desprezível comunismo e os 2 lados.cometeram erros e assim numa guerra;Temos problemas demais hoje pra ficar alimentando os do passado. A anistia foi ampla geral e irrestrita. FUTURO

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.