Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. doc lucasm

    Uma boa referência ao tema é a coluna de Vladimir Safatle, nesta mesma Folha, de 26/02/2013. Vejam lá. ab.

    Responda
  2. TFC

    E essa tortura psicológica a que estamos a sofrer diante desse mar de lamas no poder central? Nos sentimos impotentes diante dessa corrupção desenfreada e descarada. Isso também é tortura.

    Responda
  3. Marco s

    O colunista iniciou bem o artigo porém terminou de forma lacônica,sem se posicionar. Sabemos que a CIA e outros órgãos de defesa Americano, Ingles, Israelenses praticaram e praticam a tortura. E a questão que fica é: quantos atentados não foram impedidos de ocorrer? Quantas vidas não foram salvas? Sou contra a tortura e toda forma de violência gratuita. Porém devemos,sempre,ponderar os dois lados da questão. O argumento da "criança Hitler" é risível.

    Responda
  4. svarat

    O negócio é o seguinte: o instinto de sobrevivência é a maior força da psique humana, e quando um grupo ou uma comunidade está, ou se sente, realmente ameaçado em sua sobrevivência por um outro, o instinto de sobrevivência falará mais alto que outras considerações como regras, moral, religião... e esse grupo fará tudo que estiver a seu alcance para se defender, inclusive tortura. E aqui não vai nenhuma defesa da tortura que é algo realmente abominável.

    Responda
  5. Digosam

    O colunista é um utilitarista convicto. Porém, como disse no corpo do texto, princípios abstratos não valem para ele, a regra de ouro cristã é conversa furada. Logo, podemos concluir que o autor é a favor da tortura. No entanto, tenho a impressão que caminhamos para novos tempos sem o utilitarismo.Porque, como seres subjetivos que somos e tendo situações imprecisas, como podemos julgar adequadamente? Quem sofre e quem ganha com isto? Sem cometer nova injustiça. Moral estranha a do colunista!

    Responda
  6. Déjà vu

    Imagine a mesma situação, só que agora se trata de 200 Banqueiros e Ricos Empresários que detém 99% da riqueza do mundo, enquanto Bilhões vivem apenas para subsistir. O você torturaria o Terrorista?????

    Responda
  7. Déjà vu

    Imagine a mesma situação, só que os ameaçados seriam Menores Infratores Homicidas. Qual seria sua conduta???

    Responda