Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabio

    Minha cara senhora só se esqueceu de mencionar que espectro foi construído com o dinheiro de nossos impostos, mas sua operação foi entregue a uma empresa americana (!!!!!).

    Responda
  2. Lavits

    Reportagem pouco clara. Não vi o golaço. Espero que explique.

    Responda
  3. Joaquim

    O Porto do Panamá atende o canal do Panamá, que liga os Oceanos Atlântico e Pacífico. Não dá pra entender como um porto em Cuba suprirá essa demanda completamente distinta. Colón (Porto no Panamá, no Atlântico) está distante 1.600 Km de Cuba. Um desinformação dessa ou é má fé ou falta de conhecimento.

    Responda
  4. gustavb

    Eu estou aguardando vc colocar em seu texto a vantagem, pq eu ainda não encontrei ela.

    Responda
  5. praieiro

    Falou, falou, e não disse qual a vantagem. Até parece matéria encomendada...

    Responda
  6. VOZEVEZ

    MENOS, Patrícia! Se quiser, com muito boa vontade,um GOLZINHO! Cuba tem 10 milhões de habitantes.Do ponto de vista de "mercado" ,que foi o enfoque da Patrícia,Cuba tem pouca expressividade.

    Responda
  7. M Mig

    Não adianta negativar com contas falsas, estou te desafiando. Explique!!

    Responda
  8. -

    Mais um golaço do ParTido e da presidente.

    Responda
    1. pagador de Darf

      Com o din-din dos outros mais uma vez igual aos da Petrobras e, o nossos impostos ( não os da Dirmona) e vc v~e vantagem nisso? Vc deve ser uma jeca e tanto hem patricinha?

  9. M Mig

    Célia Vasconcelos, explique onde o Brasil leva vantagem nessa história, te desafio.

    Responda
    1. celiavasconcelos

      Primeiro, já levou com encomendas a indústria brasileira. Se vc soubesse alguma coisa, saberia que normalmente esses empréstimos são casados com compras no país financiador. Ganhará por desenvolver uma relação amistosa com o Cuba que facilitará novos negócios. Empresas brasileiras tem a oportunidade de adquirir expertise e escala de negócios que as tornam aptas a disputas no mercado internacional. Mas entender disso não é com leitura de duas linhas.

    2. gisele

      Esquece... Ela não vai te responder. Apesar de toda a leitura que ela diz ter sobre política externa, não será capaz de elaborar uma só resposta plausível para sua pergunta. Toda essa suposta leitura da Celia me lembra uma frase famosa que gosto muito: quem não lê bons livros, não tem vantagem sobre quem não sabe ler. kkkkk...

  10. FRANNZ

    Alguém pode me ajudar? Nós seremos beneficiados com o que? Vamos cobrar tributos pela movimentação, receita e resultados auferidos no porto? Vamos cobrar a taxa de 3% tão comum pela utilização do porto?

    Responda
    1. M Mig

      Em nada.

  11. FRANNZ

    Desculpe, alguém pode informar para o "ignorantão" aqui o porque seremos beneficiados com este porto? Nós vamos cobrar pela utilização do porto? Vamos tributar a prestação de serviços, a receita e o resultado verificados no porto? Ou de toda a receita pela movimentação gerada vamos cobrar 3% (quem vai receber)?

    Responda
  12. M Mig

    Financiamento do porto de Nariel e mais um punhado de "investimentos" em Cuba são um golaço do Brasil? Foram importantes para quebra de embargo? De que lado essa insana "jornalista está"? Gostaria que ela explicasse essas sandices. O Brasil jogou uma imensa fortuna fora dando (isso mesmo, é doação) dinheiro para Cuba as custas da nossa miséria. Cuba que se lasque com o embargo, isso não é problema nosso. Onde a FSOT anda recrutando jornalistas, num manicômio?

    Responda
    1. pagador de Darf

      Não. acho que essa jornalistazinha deve ser da cÔOta di CUUba

    2. Fundamental

      Meu Deus! Não sei o que é pior a matéria ou os comentários da Célia! Serão as mesmas pessoas? Só pode!

    3. Tas

      Olha, Célia, desculpe-me a ignorância, mas eu também não entendi qual a vantagem para o Brasil. Se for exportação para os EUA, acho difícil, com a nossa produção estagnada, não por falta de mercado, mas de condições de produção mesmo, como mão de obra qualificada, infraestrutura, etc., coisas com as quais nossa presidente não parece se preocupar.

    4. M Mig

      Falando em manicômio olha ai a céliavasconcelos. Explica ai Célia, onde o Brasil leva vantagem doando essa fortuna para Cuba? Vai dizer o que? Que empresas brasileiras receberam os contratos? Que contrato tem valor igual ao montante de dinheiro brasileiro gasto com Cuba? Diz ai, estou te desafiando?

    5. celiavasconcelos

      De um manicômio estão saindo aos borbotões os comentaristas das matérias. Não deve nunca ter lido um mínimo artigo acadêmico sobre política externa.

  13. Piruá

    Juro por Deus, esse povo está l ouco !!! U$ 800,000,000.00 e a mulher aí acha que foi golaço, só se for contra. Daqui uns 50 anos quando eu já não estiver mais aqui e a colunista estiver com uns 90, não teremos recuperado nem a quinta parte do montante "investido".

    Responda
    1. Ubaldo

      Celia, podia ter ficado sem essa, ô fase!!!

    2. Piruá

      Ainda que não me importe com o que a senhora elocubra em seus comentários a opinião é sua e como tal devo respeita-la e o faço, como faço com todos, entretanto sinto que o preconceito com o meu nome que é esse mesmo com um Antonio na frente, e a sua intolerância em relação à opinião diferente da sua deva lhe fazer muito mal, provavelmente foi sua úlcera a falar. Tenha uma boa noite velha senhora.

    3. celiavasconcelos

      É muito triste , talvez ridículo, quando uma pessoa não entende e se mete a opinar.Não por acaso o nick é piruá.

  14. ZEUS

    O Brasil financia e os americanos desfrutam do porto.Coisas dela e sua má gestão.

    Responda
  15. Fabio

    Você tem certeza que conseguiremos ser competitivos frente os EUA?

    Responda
  16. JOAO

    O Porto Mariel não será útil ao Brasil pra NADA! Nossas exportações para Cuba independem da existência do Porto. Se empresas brasileiras se instalarem no parque industrial anexo ao Porto, vão se utilizar de mão de obra ESCRAVA cubana, roubando empregos no Brasil! O BRASIL MARCOU UM GOL PARA A DITADURA HEREDITÁRIA CUBANA, SEM GANHAR NADA EM TROCA! Sugiro que Patrícia Campos Mello comente gols na seção de esportes.

    Responda
  17. SFB

    Raciocínios extremistas (que predominam nesses comentários) tendem as ser limitadores da capacidade de compreender o contexto econômico. Qual a vantagem? Junto com o porto se tem empresas brasileiras em Cuba, especialmente, na produção de açúcar, que exportam para o mercado americano com menor custo. Qual a vantagem? Pergunte para as multinacionais americanas em território brasileiro.

    Responda
  18. Cassia

    Chupem, mais uma vez coxinhas!

    Responda
    1. Ubaldo

      Coisa feia na boca de uma moça!

    2. tempestade

      Não sabia que vc tinha uma coisa para que chupássemos...é grande?

    3. M Mig

      Chupar o que trouxa, o dinheiro dado a Fidel também é seu. Tonta

  19. germanoottmann

    Mariel foi uma ótima parceria...eles entraram com o pé e o governo peteba com a bundda...e a conta fica para os contribuintes brasileiros.

    Responda
  20. edaraujo

    Eh um acinte e desrespeito ao povo brasileiro dizer que investir em porto em Cuba eh um "golaco". O Brasil tem portos que estao entre os piores do mundo, encher um navio no Chile custa 1000% menos do que no Brasil e investivir em Cuba eh golaco? Fala serio!!!???

    Responda
  21. Mane

    ahahahahahah! .... e vc acha que a decisão de levantar o embargo já não estava sendo preparada muito antes e que os EEUU não se prepararam para isso? O seu raciocínio está "capenga". Quanto desse total foi desviado ou superfaturado antes mesmo de chegar no porto e nas outras aplicações? Inocente.... sabe de nada!

    Responda
  22. peroba

    Sra. Patricia volta a ser correspondente de guerra ou vai para Brasilia..... devem estar precisando de vc lá.......

    Responda
  23. eron

    As vezes me da vontade de cancelar a assinatura.

    Responda
    1. Emilia Silva

      Temos mesmo de chorar pelo dinheiro suado do contribuinte indo pelo ralo. Pelas decisões equivocadas como o da Porto de Mariel com o nosso dinheiro, sem consulta ao Congresso, só por capricho de um bando de gestores incompetentes. É para chorar pelo resto da vida.

  24. hamscavalcante

    Choooora, reaçada hahahahahaa

    Responda
    1. hamscavalcante

      O choro a seguir (e esse anterior) é livre para todos os públicos

    2. Fundamental

      Um artigo sem nexo ou orientação, mais desinforma e só satisfaz mentes podres que não sabem o que leem, portanto acham que leram, mas não sabem o que significa. Essa deveria fazer companhia para Raquel Rolnik, Boulos e Ricardo Melo. Me poupem ! E a FSP deixar alguém publicar uma coisa como essa, dá até medo!

  25. Equilíbrio

    Com tantos cursos, mestrado e doutorado, ela devia saber que está correndo demais com o andor. Pessoalmente duvido que os Castros vão permitir um livre comércio com os Estados Unidos com o Brasil mandando no porto. Mais provável é que levará muitos anos para o Brasil ter algum benefício, se tiver, que aliás não sei qual seria. O porto é de Cuba, se for verdadeiro que eles pagaram por ele, coisa que também não acredito.

    Responda
  26. Anfíbio

    Pholha, mais uma articulista para ofender nossa inteligência??? Esse já foi um jornal sério....

    Responda
    1. grego

      há alguma inteligência a ser ofendida no seu caso???

  27. Celso

    Patricinha, numa análise econômica séria, tem-se que mostrar números para convencer o leitor. Você fez um bla-bla-bla rasteiro, ufanista e não justificou o título do seu artigo: Golaço! Por que golaço? O Brasil vai ganhar algum $$$ com o movimento de mercadoria nesse porto? Quanto? Cuba vai pagar o investimento do BNDS neste porto, que por sinal é um segredo de Estado? Você tem que voltar às aulas, estudar as matérias de economia e principalmente de jornalismo para ter credibilidade. Um lixo.

    Responda
  28. Grekaum

    Golaço? Tá de brincation with me! Isso aqui ta parecendo matéria de gaveta, tipo para aquelas personalidades que estão com o pé na cova: "já prepara o obituário pra soltar no minuto seguinte". Você só esqueceu de mencionar que o embargo econômico continua e não explicou claramente como o Brasil irá se beneficiar deste porto. Mas que! O comichão para bajular o governo foi muito maior, beirando uma provocação de torcidas. Isso é jornalismo que preste? Você e seus editores não tem vergonha na cara?

    Responda
  29. Xô bolivarianos

    Levooou um golaço contra!

    Responda
  30. Ranoilson

    São duas ótimas notícias: 1-O fim do bloqueio 2- O Brasil estar presente nesse momento Concordo com a reportagem Obama ganhou ponto!!

    Responda
  31. FCA

    D. Jornalista, Parabéns por sua vasta experiência e formação, realmente admiráveis. Sugiro que, com a mesma disposição, visite os portos brasileiros e reflita sobre quem precisa de que. Um porto construído com meu, seu, nosso dinheiro, que não trás qualquer benefício para nossas empresas, e te conto mais, com alto risco de não recebermos de volta o que lá foi gasto. Ou achas que Los Fideles vão quitar a conta?

    Responda
  32. neco

    O Brasil vai receber alguma porcentagem sobre o movimento do porto! A colunista deve ser Petista. VC. acredita que o Brasil vai receber o dinheiro do BNDS de volta com juros, duvido.

    Responda
  33. Santista

    Apressadinha essa Patricia, não? Afinal, pode estar começando um processo de abertura, mas a suspensão do bloqueio econômico ainda não está nem à vista!!!!

    Responda
  34. Xô bolivarianos

    O nosso país LEVOU um golaço!

    Responda
  35. Zeca Dourado

    ô, Patrícia: aproveita e explica o motivo do contrato ter que ficar em sigilo pelos próximos 25 anos, vai...

    Responda
  36. Zeca Dourado

    ô, Patrícia: aproveita e explica o motivo do contrato ter que ficar em sigilo pelos próximos 25 anos, vai...

    Responda
  37. Barbas

    Esse texto que não explica o golaço é o mais vergonhoso que eu já li na falha de são paulo desde que eu nasci. Vergonhoso... Como assinante do jornal, estou no aguardo de explicações.

    Responda
  38. Ubaldo

    Foi, foi bom pra nós, mui especificamente para os pe//tra//lhas, porque seguramente correu algum por fora!

    Responda
  39. FABIOSP2002

    Essa chama a Dilma de... Presidenta!

    Responda
  40. Pedro Leon

    Quanto você recebeu para escrever esta porcaria? Legal, vamos carregar num porto brasileiro, descarregar em Cuba para depois carregar novamente para os EUA. Legal.

    Responda
  41. cesarh

    As olavetes e reinaldinhas vão passar mal o mês inteiro!! Hhahahaha Golaaaaaço!!

    Responda
  42. Fr

    Não consigo enxergar qual seria este grande negócio! Quantos milhões em lucros? E A pergunta: este dinheiro chegará algum dia aos cofres brasileiros? Quem vai administrar o porto? Seria o Garotinho?

    Responda
  43. Oswaldo

    Quanto nos custa esse financiamento? Mui provavelmente superfaturado ; que matéria ignóbil

    Responda
  44. Sergio

    A Senhora já teve oportunidade de visitar os principais portos no Brasil ? Pelo seu comentário, acredito que não. A Senhora saberia dizer o quanto temos de perda de competitividade de nossas empresas exportadoras em nível internacional por conta de nossa estrutura logística ? É lamentável que esta visão míope do que é oportunidade esteja presente numa boa parte de nós brasileiros...a necessária "decisão acertada" faz falta aqui e não em Cuba , com todo o respeito ao sofrido povo Cubano.

    Responda
  45. Ceara forte

    Parece brincadeira a ignorancia dessa senhora.agora as mercadorias do mundo todo vao ignorar nossos portos e passar a operar em Cuba.FIcaremos a margem.

    Responda
  46. Ceara forte

    Financiamos um concorrente,minha senhora.Esse porto e cubano e não brasileiro,apesar de ter sido construido com nosso dinheiro.A senhora equivocou-se.

    Responda
  47. tineto

    A Patrícia podia ir pra Cuba esperar a abertura na fila da sorveteria!

    Responda
  48. tineto

    A jornalista é vermelha. Não fica também vermelha ao falar uma bobagem dessa. Não vejo importância alguma. Banana e charuto. Açúcar também.

    Responda
  49. Ubaldo

    Por favor, lembrem aos incautos que o porto é de Cuba, não é nadica nosso. Nós apenas o demos a eles...

    Responda
  50. verdi

    Ao invés de buscarem cidadania italiana, deveriam buscar cidadania cubana.

    Responda