Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. verdi

    Queria ver marcar golaço para beneficiar o povo brasileiro e não com o dinheiro do povo brasileiro.

    Responda
  2. Ubaldo

    Que cuba ganhe escala com turismo, comércio etc. isso é bom pra cuba. Me digam no que é bom para o Brasil? Fora o fato de termos proporcionado tanta filantropia que seria bom para alguns egos, o que para nós resolve materialmente que cuba saia deste inferno?

    Responda
  3. Marco s

    Golaço? Qual o País que a colunista vive? Serà que não percebeu que o financiamento foi mais uma maneira de desviar dinheiro?

    Responda
  4. Celito Medeiros

    Se não está ou não esteve politicamente correto tal financiamento, sem autorização do Congresso, Comercialmente tem outra conotação. Haja vista a oferta da Rússia e dos EUA pelo Porto e seus negócios, que espero o Brasil tenha acertado antes, pois para construir tal PORTO, seria necessário garantias de que havia a Abertura de Comércio, e tudo isto faz sentido. - Então o Governo poderia alegar que precisava de 'segredo estratégico' e agora poder colocar tudo em pratos limpos, sim.

    Responda
  5. wandeco16

    não é uma simples analise superficial que se chega a uma conclusão de um assunto tãocomplexo há necessidade de vários fatores que em conjunto determimiará se foi ou não um bom negócio para o Brasil

    Responda
  6. WASHINGTON

    Foi a primeira vez que eu li alguma coisa dessa tal de Patricia Campos Mello e acho que ela deve ter fumado um cigarrinho do capeta antes de escrever isso...é a única explicação.

    Responda
    1. Mestre d'armas

      Só posso concordar com esse comentário e género numero e grau. Bem escrito.

  7. Pedro

    Um porto no meio do nada....em um país que é um nada....com dinheiro vindo do nada...(nós brasileiros)....deve ser para desembarcar $$$$ da Petro.bras e a repórter esta a ser.viço do P.T

    Responda
    1. Pedro Leon

      Joni (english), vamos embarcar mercadoria no Brasil. Desembarcar em Cuba (pagando serviços superfaturados), depois embarcar novamente para os EUA, por exemplo. Para transportes marítimos Cuba fica tão perto que não vale a pena para nada

    2. Ubaldo

      senhor joni, não é a toa que tem este numero aí na alcunha, mas tenha santa paciência e me diga o que o Brasil ganha com alguma coisa que não é nossa? ainda mais agora que o mundo tomará conhecimento de que nós esbanjamos divisas e somos realmente "ricos"!!!!

    3. Pedro

      exportar o quê!!!!! abobrinha vc está falando.....e foi pago com o meu $$$$ de 55 anos de trabalho!!!

    4. Luciana

      acho que vc deveria se informar um pouco mais antes de falar tanta a bo bri nha. A começar por geografia, né? Dá uma olhada no mapa e vê onde está Mariel e onde está os Estados Unidos, só pra começar.

  8. observador

    Vantagem pra quem mesmo?

    Responda
  9. Ubaldo

    A moça freelancer correu pra dar a boa notícia. Quem dera, nesse mar revolto uma coisa deste tipo me guinda aos "favores eternos"!!!

    Responda
  10. Coimbra

    Por mais que possa valer à pena, antes deveriam destinar estes Milhões, na reforma e adequação dos portos nacionais, e em infra-estrutura dentro do país. É absurda a construção deste porto e detrimento de ações para dar eficiência às exportações brasileiras e na busca de se baixar o caríssimo custo-Brasil. Esta inversão de prioridades é absurda, e deveria passar por um sério escrutino por parte de empresas de auditoria, com certeza tem sujeira embaixo do tapete.

    Responda
  11. HuqqerT

    O Granma tem muito que aprender com a foi_a em matéria de texto chapa branca.

    Responda
  12. Avante

    Quem ganha ? Gol de quem e para quem ? Tem empreiteira do Lava Jato ai..coisa boa não é!

    Responda
  13. Lauro

    É por termos jornalistas vendidos que a Odebrecht continua roubando o dinheiro dos brasileiros para realizar grandes lucros com os governos corruptos da África, América do Sul e Caribe. Claro que a Odebrecht terá enormes ganhos com o Porto de Ariel. O que Sra. Patrícia não diz é qual será a vantagem do provo brasileiro.

    Responda
    1. Ubaldo

      Sim Lauro, a pergunta chave é esta: O que o povo brasileiro vai ganhar com isso?

  14. pivete

    Me desculpe, dá para desenhar, sou muito burro para entender a vantagem !!!!!

    Responda
  15. Alexandre

    Sem dúvida, e não podemos esquecer do aeroporto de Havana. Não sei as condições, mas a CNO vai reformar também.

    Responda
  16. Luccas

    Marcou um "golaço"? A favor de quem? Do Brasil não foi, até porque o muro do bloqueio está ruindo e os líderes de Cuba que vivem em Miami já estão ensaiando a volta. Eles não serão simpáticos aos bolivarianos a afins e vice-versa. Quem quiser sentir como um povo tão bom conseguiu sobreviver sem liberdade e sem perder a simpatia, viaje logo para Havana. O Day After está cada vez mais próximo.

    Responda
  17. Asdrubal trouxe o trombone

    Golaco para a Odebrecht, o governo de Cuba, e os companheiros que devem ter mordido os famosos 3%..... nos pagamos a conta cara palida!

    Responda
    1. Avante

      Se fosse só 3% !

  18. Emilia Silva

    Patricia, O porto não é no Panamá, é em Cuba, entendeu? Tô surpresa com suas análises macroeconômicas e posições políticas equivocadas, com sua experiência, esperava mais...

    Responda
    1. Luccas

      Quem falou que o porto está no Pamamá? A jornalista escreveu de um modo tão pueril que chegou a confundir quem leu o artigo. Pareceu missa encomendada.

  19. Jorge

    Que relato sem pé nem cabeça. O que tem a ver navio brasileiro com a distância de Cuba para a Flórida?

    Responda
  20. marioalx

    putz, bem doida essa Patricia. ta viajando!!!

    Responda
  21. Prioritário

    Parabéns à jornalista pela lucidez. Mariel foi sim um golaço do Brasil. Quem fala isso ou está entorpecido pelo discurso da oposição ou não sabe o valor estratégico da iniciativa.

    Responda
    1. Barbas

      Você poderia explicar o golaço? Que diferença faz para quem emprestou dinheiro para empreiteira o porto dar certo ou não? Se não der tomaremos calote? É isso? Essa é a confiabilidade dos créditos conferidos pelo bndes?

    2. Barbas

      Então, se você entendeu, explique qual foi o golaço por gentileza? Os juros pagos ao Brasil pelo empréstimo vão aumentar caso o porto dê certo? Explique, por gentileza. Ah, e lembre-se que o contrato de empréstimo foi rotulado como sigiloso pelo BNDES por razões de segurança nacional, então é bem possível que eventual explicação não tenha qualquer fundamento.

    3. Avante

      mais um golaço para o caixa ....dos p e t r a l h a s ....se continuar assim logo vão abandonar a Petrobrás...

  22. HuqqerT

    Lá vem escândalo.

    Responda
  23. PerfidiaBras

    É isso Patrícia, mas sempre tem os do contra. Aqueles que acham que aqui só se erra. O famoso complexo de viralatas....

    Responda
    1. Fundamental

      Já dizia meu pai: pior cego é o que não quer ver!

  24. Barbas

    Peraí. Mas nós só emprestamos dinheiro. E de acordo com a presidente nos debates, para empresas brasileiras. Sendo assim, se o porto cubano fizer sucesso ou não, que diferença faz? Vão pagar mais pelo empréstimo se o porto der certo? Não faz o menor sentido...

    Responda
  25. Assis

    Para esta ai 2 mais 2 são 5.

    Responda
  26. ele

    Excelente Patricia!

    Responda
  27. ele

    Excelente Patricia!

    Responda
    1. Luccas

      Excelente Patrícia! Não seria Excelente, Patrícia? Faltou explicar melhor a quem foi dirigido o elogio. Para mim, excelente foi para a Odebrecht e para Cuba, principalmente levando em conta que a fraternocracia Castro está prestes a acabar e aqui já poderemos estar na era pós-impeachment ou, ainda melhor, o pTê já estiver proscrito da política brasileira atendendo às recomendações da Saúde Pública.

  28. Biotherm Homme

    Ai que preguiça. Golaço para quem? Para os oligarcas, com certeza. Para o resto dos brasileiros? Zero.

    Responda
    1. Avante

      Para os p e t r a l h a s ...ora pois

  29. xicocesar

    O Brasil vai se beneficiar do que? As exportações brasileiras vão fazer "pedágio" neste porto antes de entrarem nos EUA?

    Responda
  30. Silva

    Se Raul Castro ofereceu em junho as instalações do porto para ser operado pelos americanos, como poder ser um golaço do Brasil ? Golaço seria se o governo brasileiro tivesse realizado a drenagem no porto de Santos e as ferrovias do Centro-Oeste já estivem em pleno operação neste porto ! Quem está marcando o gol mais uma vez são os americanos !!!!

    Responda
  31. xicocesar

    Daí, o navio sai da Europa, ou dos Estados Unidos, e vai parar no lindo porto de Mariel, que fica a apenas 200km da costa americana, para quê? Descarregar propina?

    Responda
  32. von kaio

    Vantagem apenas para os parceiros ocultos da construtora...

    Responda
  33. xicocesar

    Se o Brasil conseguir alguma coisa com esse porto, vai ser no máximo receber o empréstimo (improvável).

    Responda
  34. flat

    O pseudônimo do Gilberto Carvalho é Patrícia Campos Mello? Só Isso para entender essa coluna...

    Responda
  35. não tenho

    o brasil não tem um porto deste....quando cuba e usa entrarem em acordo bybby brasil......vai levar nas costas como toma da venezuela, bolivia, equador, paraguai e argentina

    Responda
  36. omurça

    Essa reporter deve ser sobrinha,prima ou ter outro grau de parentesco com a PresidenTe dilma!!

    Responda
  37. Mabi

    O Brasil financiou a construção do Porto. Mas onde está firmado que é o Brasil quem vai administrar o porto? Pelo menos, esta pobre matéria não traz nenhum dado concreto de que isso irá acontecer.

    Responda
  38. caioadded

    Ah sim, realmente... Inclusive, porque nunca foi sugerido para construir um porto na Eritréia? A região vai ser a próxima China...

    Responda
  39. CPSP

    E quanto ao superfaturamento e propinas?? Acha mesmo que uma ditadura decadente e sem dinheiro vai pagar o financiamento??? Quem sofreu o golaço somos nós...mais um 7X1. Parece piada: para defender a esquerda corru pta, fala-se qualquer coisa.

    Responda
  40. não tenho

    quanta besteira kkkkkkkkk qual a vantagem??? 200 km???? a folha/uol perdem credibilidade dia a dia

    Responda
  41. Tato

    PaTricia, PaTricia, que coisa, hein?!

    Responda
  42. visitante-sc

    Reportagem furada a sua querida. A administracao do porto não é brasileira. Sequer somos sócios ! Está fazendo propaganda para ba n di dos ?

    Responda
  43. TFC

    Gol contra?

    Responda
    1. rick

      vc foi no ao instituto lilla e recebeu uns vinteins...acertei???

    2. B

      Boa! Como que o Brasil se beneficia disso? Só vi vantagens para Cuba

  44. gordo18

    Cê tá de brincadeira?

    Responda
    1. Alexandre

      E qual o benefício do Brasil? O porto nos pertence, ou pertence a Cuba? O que muda pro Brasil se tiver muito ou pouco movimento no porto, se o porto não é nosso, apenas foi construído com financiamento do nosso bolso? Cadê o golaço?

    2. Rubo

      Quá, quá, quá... Quantos neurônios devem ter gastado para elaborar uma rfesposta dessas? É a mesma coisa que dizer "Esquece a NOSSA educação, vamos construir escolas na Namíbia, pois se um dia eles resolverem se educar, nós já estaremos lá...". Se os NOSSOS portos fossem de primeiro mundo, ainda vá lá... Mas com a porcaria que temos aqui, porque não "competirmos" aqui mesmo? Que ridícula essa resposta, só para livrar a pele dos incompetentes...

  45. O BRUXO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ubaldo

      Quais negócios, munos, quais. Lembre que aquilo ainda é um país comunista. Qual empresa em sã consciência montaria ali um entreposto qualquer por uma questão de logística que seja tendo como regras ditadas por uma administração daquele nível?

    2. Murilo

      Negócios, energúmeno, negócios.

    3. Emilia Silva

      Ela quis dizer que o gol, na verdade, foi do papa, que ajudou a costurar o acordo EUA - Cuba. Um católico dobrou o comunismo, mostrou quem é o sujeito da história e marcou um golaço, mas, na hora ela se atrapalhou

    4. JH

      A vantagem é que a verba do "financiamento de Mariel" não passou por controle algum, vez que é investimento no exterior (Constitucional). Não teve TCU, não teve CGU. Teve só PT. Já sabemos o destino.

    5. B

      Vantagem pra Cuba só se for!

    6. João da Silva

      você esta se fazendo de bhhhhurrhho ou é assim mesmo???

    7. jorge

      á vantagem com certeza vai estar com os EUA, mas os manos, com certeza embolsaram alguns, que ninguem é de ferro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    8. d j klein

      E pensar que neste ano comprei uma Rifa da UOPECAN - - que constrói um hospital em Umuarama e não tem dinheiro; precisa fazer rifa... é ódio ao povo que tem necessidades? E o HU da Unioeste precisa de 2,4 milhões pra construir uma Ala para Tratamento de Queimdados, que precisam ir a Londrina.... isso tudo é gol contra!

    9. HN1606

      Os vermelhos irão todos pra lá...para o Brasil, bananas.....!!!