-
Nibiru
Pelo que me consta a bronca dos EUA em Cuba foi por Fidel ter "virado casaca". Fidel foi o maior 171 da paróquia. EUA ajudou Fidel a derrubar o antigo Governante e depois mudou pro lada da URSS. Nem o Camarada CHe Guevara, suportou os "desvios de conduta das causas socialistas", do amigo Fidel. Che tratou de se arrancar e deixar Fidel com sua COMUNA PARTICULAR que ele estava criando. Mergulhou o País em 50 anos de "Obscurantismo" nunca vistos!!!!
-
Craig
Bem que o autor poderia tentar responder a sua propria pergunta: 'O que faz com que milhões de pessoas se sujeitem à tirania de uma pequena elite?' em relação ao nosso pais onde, alem do dominio dos empresarios por meio dos seus fantoches no Congresso Nacional, não temos serviços de educação, de saude nem perto de razoaveis.
-
svarat
O motivo principal de as pessoas aceitarem ditaduras e tiranias é o medo, a insegurança sobre a vida. Preferem um regime autoritário que tire sua liberdade mas lhes dê uma sensação de estabilidade; preferem o ruim conhecido mas estável do que a incerteza da liberdade, da mudança e a responsabilidade pelas escolhas e pela própria vida. Os seres humanos, em geral, são bastante fracos e inseguros. Mas os cubanos foram enrolados, achavam que estavam se livrando de uma ditadura...
-
svarat
...e quando se deram conta já tinham caído em outra, muto mais centralizadora, poderosa e controladora, e que tinha controle absoluto sobre a sociedade, com controle de toda a política e economia, e um poderosíssimo aparato de segurança e repressão que tornava impossível qualquer reação. Quanto à qualidade da saúde em Cuba, há muito mito e propaganda. O que Cuba tem é uma mão de obra médica barata, mas uma boa saúde necessita também de medicamentos, insumos, instalações e lá não há nada disso.
-
-
Herdf
No caso cubano o regime que antecedeu ao atual era uma tirania que não dava nem o básico que os cubanos tem, educação e saúde, coisa que aqui ainda não temos. E se evoluiu para onde foi, foi por soberba americana que não admitiu a queda de um ditador aliado. Vejam a biografia de Fidel, não era comunista e só virou porque os americanos só queriam derrubá-lo, nem quiseram negociar, se oferecessem ajuda teria arrumado um aliado.
-
Digosam
Boa coluna. Baseado no último parágrafo, enfatizo a importância da valorização da organização local. Uma democracia participativa deveria começar com o diálogo, proposições, discussões em nível local (ex: condomínio do prédio, clube,escola, etc.) Um governo central digno deveria favorecer e estimular estas ações coletivas micro. Creio que só assim e no decorrer do tempo, poderemos estabelecer uma democracia saudável. Porém, isso depende de nossa vontade, ação e tolerância coletiva e perene.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.