Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. R04

    O grande culpado pela duração desta ditadura é o próprio embargo americano, deram munição para os Castro se perpetuarem no poder!!!!! Os americanos servem de bode expiatório para o mundo todo (entenda-se gente incompetente) É simples, por que todos os jovens, com raras exceções, se quedam para tudo que é americano? é por que é bem feito, bem mostrado, bem desenhado e na maioria das vezes é feito por gente COMPETENTE !!!

    Responda
  2. Haydn

    Magnoli, você é um dos meus gurus na imprensa hoje, mas discordo de você neste ponto. Não acredito que Fidel não quisesse a reaproximação com os EUA. Isto só não aconteceu pela permanente burrice americana que, em grande parte, não entendeu o que havia por trás da Östepolitik de Wlli Brandt. A máxima "amais a seus inimigos" vai muito além de uma proposição meramente piegas. Quem é mais forte e se dispõe a um gesto de boa vontade diz muito mais do que um aliado fraco. Fidel sabe bem disto!

    Responda
  3. Haydn

    Cuba é o exemplo mais nítido da burrice americana. Houvesse este gesto inteligente de Obama sido feito antes, já teríamos visto este socialismo decrépito cair há muito tempo; de resto, sem dar vez ao risível e trágico, ao mesmo tempo, da Venezuela e América Latina bolivariana.

    Responda
  4. Déjà vu

    Resumo da Ópera: Cuba só está tentando sair do século XX, ou seria Visitada apenas por Arqueologistas!!!!!! Rarrarrrrrrrrrá!!!!!!!

    Responda
  5. Magnolia2

    Caro Demétrio, ninguém é bonzinho nesta história, pois nem Cuba, nem os Estados Unidos sairão de mãos dadas “pela estrada afora”, nem os personagens Disney invadirão a Ilha. Porém, devido aos interesses de ambas as partes, já estava na hora de acabar com esta situação que já dura mais de cinquenta anos e não ajuda a nenhum dos dois lados. Ainda falta, é verdade, mas já é um começo. Resta saber como ambos reagirão à nova situação.

    Responda
  6. Anfíbio

    Demétrio, parabéns pela lucidez, clareza e amplitude do texto. É cada vez mais raro ver uma análise tão rica no cenário jornalístico atual. Quando o conheci na USP nos anos 80, aquele cabeludo da Geografia tão participante em todas as Assembleias do movimento estudantil, não tinha ideia do cérebro que existia.

    Responda
  7. Bene

    A concessão dos EUA vem no oportunismo de bloquear avanços Russia-China. Brasil que se cuide. Não dá para se associar a esses matreiros. Com os EUA poucos benefícios obtivemos. O governo independte do Brasil tem de estabelecer parcerias comerciais, tecnológicas, educacionais e ficar atento à imposta dominaçao financeira e cultural. Os diferentes povos existem para evoluir um ao lado do outro, não abaixo, dominados sem livre resolução. Os povos precisam da paz e solidariedd para evoluir em paz .

    Responda
    1. R04

      Bene, são belas palavras, porém bastante utópicas! Os EUA dominam por que vão à frente e é lógico os outros que se cuidem! Veja, o Brasil tinha tudo para ser independente, é grande, tem enormes espaço de terras cultiváveis, tem minério - tem praticamente tudo a seu favor, porém um povo que ama o retrógrado. Sou do tempo dos festivais de música...ai do artista que cantasse um suingue, uma música com guitarras (Mutantes) ou outra coisa que não fosse um lá-lá-ia !

  8. CALÃ

    Dez vezes parabéns Demétrio Magnoli pelo excelente texto. Muito claro seu entendimento da situação e certamente no futuro próximo veremos se concretizar essa quase profecia.

    Responda
  9. Biotherm Homme

    Venezuela cai, Cuba cai. "O socialismo só dura até acabar o dinheiro dos outros".

    Responda
  10. nunes

    A democracia precisa chegar logo aos cubanos, o tempo urge, chega de sofrimentos impostos pela ditadura comunista, o mundo não suporta mais ditadores, a humanidade não pode ter donos em seus povos, pessoas não são propriedades de ditadores comunistas.

    Responda
  11. NERES

    O melhor texto que li na imprensa e nos sites brasileiros sobre a questão do acordo entre cuba e EUA. Parabéns, Demétrio.

    Responda
  12. Luccas

    Este belíssimo artigo sintetiza o pensamento daqueles que se opõem ao bolivarianismo inconsequente. Parabéns Demétrio.

    Responda
  13. Alberto

    E aquele pseudo-termo que estavam usando aqui deixa de ser usado. Até me esqueci desse pseudo-termo: é o cubismo? Como se esse país do Caribe apitassem algo fora de suas fronteiras...

    Responda