Hélio Schwartsman > Privatizar a Petrobras? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tant

    Hélio, passe a escrever menos para dedicar mais tempo ao conteúdo. Fizesse assim não se sairia com esse argumento de bar-da-esquina de que "os empreiteiros presos mostram que privatizar não é tão bom". Sob o aspecto comercial, meu caro, as empresas privadas feriram a ética, mas não a eficiência, e a negociata só existiu porque o outro lado era uma empresa pública. É prudente, Hélio, que filósofos evitem escrever sobre air bag, freios abs, urbanismo, agricultura e economia.

    Responda
  2. Craig

    O debate verdadeira é sobre o conteúdo fixo da natureza humana. A “direita” diz que consiste em qualidades especificas que determinam completamente ou em parte a personalidade humana e a “esquerda” que consiste em sociabilidade que permite que o ser humana se individualize conforme influencias sociais. Logo, a suposta característica humana de “trabalhar melhor quando o faz por razões egoístas” é aprendido do capitalismo que prioriza exatamente os benefícios individuais em detrimento do coletivo

    Responda
  3. Edgar

    Verdade que não existe uma natureza humana fixa, esse é o grande problema. Basta lembrar que tanto a crise de 1929 quanto a de 2008, várias vezes maior que o rombo da Petrobrás, foram perpetradas exclusivamente pelo banqueiros privados e prejudicou vários países mundo afora. Tanto é verdade que a de 2008, duplicou a dívida interna dos EUA. O humano deveria ser educado para ter um equilíbrio entre o querer e a necessidade. Como dizia Epicuro: A prudência é o caminho para a felicidade.

    Responda
  4. Zê

    Muitos funcionários de alto escalão na Petrobrás foram mantidos nos seus cargos assim que o Lu la entrou, embora viessem de indicações do governo anterior. Essa política se deu justamente para evitar desqualificação técnica das equipes. Isso denota que o critério de admissão não foi político. Infelizmente, não foi possível descobrir rapidamente todos graves vícios praticados por funcionários corruptos. Mas caminhamos para isso. Novos processos estão sendo implantados. A Petrobrás é uma potência.

    Responda
  5. Bene

    O Estado e seus governos não deveriam se envolver em atividade empresarial, mas cuidar do bom relacionamento entre os povos e a ordem interna que garantas segurança e progresso. Publico ou privado pouca diferença faz quando a prioridade é aumento de riqueza e poder. Falta uma ética que vise o desenvolvimento e o aprimoramento humano, nesta Terra que é nosso lar na matéria.

    Responda
  6. svarat

    O colunista confunde um pouco as coisas quando diz que a privatização seria ingênua porque os diretores de empreiteiras estão na cadeia, Me parece que no caso eles se corromperam "a favor da empresa", para conseguir mais contratos e mais faturamento. Quem se corrompia "contra" eram os diretores da Petrobras, que pagavam muito mais do que o valor justo pelos serviços que contratava.Numa empresa privada seus donos querem lucro e não permitiriam essa bandalheira, mesmo porque quebrariam rapidinho.

    Responda
    1. svarat

      Mesmo porque, se assim não fosse, não teria sobrevivido como espécie. O mundo não é um parque de diversões, sobreviver aqui depende de luta, e se não fôssemos predadores extremamente eficientes não teríamos dominado o mundo, e se fôssemos puros e bons por natureza provavelmente já estaríamos extintos. Está mais do que na hora de abandonar essa completa idiotice.

    2. svarat

      Já a estatal não quebra porque o Estado põe dinheiro para cobrir o prejuízo. O nosso dinheiro, por sinal. Quanto ao Singer, tem toda a razão, um dos grandes erros do pensamento humano moderno, e mais perniciosos, é essa ideia rousseauniana de que o homem é puro e a sociedade que o corrompe; ou que é tábula rasa e a consciência humana é apenas produto de construção social. Ora, o homem é um animal predador, que tem instintos "a priori" e já vem programado para defender sua vida e seus interesses.

  7. Marco s

    Não tenho uma opinião formada sobre se deve privatizar a Petrobrás,porém o argumento de que as empresas corruptoras eram privadas é muito fraco. Porque uma empresa privada teria uma fiscalizaria com mais rigor os contratos que fizesse. O raciocínio é simples:se sou dono da empresa ou um dos donos ou possuo capital investido fiscalizarei com rigor os gastos, pois se houver desvio o dinheiro sai do meu bolso. Simples assim!

    Responda
  8. Déjà vu

    "Privatizar a Petrobras? - O argumento me parece um pouco Ingênuo. Se estar em mãos de Particulares fosse garantia de não Corrupção, diretores de Grandes Empreiteiras não estariam Hoje na cadeia" - Ora, deixe de ser Ingênuo, os Caras foram em Cana pela 1ª vez em 500 anos de História, se quer foram condenados e fica claro que a PPP [Promiscuidade Pública Privada] é Simbiótica para Perpetuar no Poder o P T ou qq outro Partido Patrimonialista!!!!!!!!!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.